As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Mafalda Filipa Gaspar
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7330
Resumo: Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
id RCAP_c86ed517979d3e5b544e7ec52a47cc18
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desportoDesportoEstratégiaGestãoMarketingTénisMestrado em Gestão do Desporto - Organizações DesportivasEm Portugal a evolução do ténis registou-se apenas em 1966 devido à criação de uma escola de iniciação de ténis no Estádio do Jamor. Atualmente, Portugal tem vindo a atrair cada vez mais praticantes. Neste sentido, é importante inovar e preparar o mercado a uma realidade maior. Entretanto, devido à crise vivida no país atualmente, o ténis português tem vindo a ser afetado, e os clubes têm perdido um número significativo de alunos e sócios. É preciso assim que os clubes reinventarem um novo modelo de gestão para combaterem as suas dificuldades. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo: identificar se as estratégias organizacionais dos clubes de ténis em Portugal são estruturadas a partir de um Modelo de Gestão do Marketing do Desporto, e identificar se os gestores dos clubes de ténis em Portugal utilizam a pesquisa e análise de mercado, como subsídio teórico, para desenvolver as suas estratégias organizacionais e qual a importância dada a cada uma das etapas da pesquisa e análise de mercado. O modelo de referência foi: Modelo de Gestão de Marketing Desportivo – MGMD (Pitts e Stotlar, 2002). A metodologia deste estudo é um estudo de caso do tipo exploratório com a utilização de um questionário com carácter quantitativo e qualitativo. Neste estudo foi extraída uma amostra de 33 clubes de ténis em Portugal, sendo que para a construção deste foi utilizado o programa Survio. Os respondentes deste questionário são os responsáveis pela gestão de cada clube. Na apresentação dos resultados, procura-se dar respostas aos nossos objetivo, para tal, este capítulo foi dividido em cinco subcapítulos, e em cada um é feita a análise quantitativa, qualitativa e discussão dos resultados com referência à bibliografia. Por fim, nas considerações finais pretendemos retomar os dois objetivos principais deste estudo numa perspetiva crítica e reflexiva.Colaço, Carlos Jorge PinheiroRepositório da Universidade de LisboaSoares, Mafalda Filipa Gaspar2014-10-16T08:50:57Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7330porSoares, Mafalda (2014) - As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:31.920390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
title As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
spellingShingle As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
Soares, Mafalda Filipa Gaspar
Desporto
Estratégia
Gestão
Marketing
Ténis
title_short As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
title_full As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
title_fullStr As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
title_full_unstemmed As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
title_sort As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
author Soares, Mafalda Filipa Gaspar
author_facet Soares, Mafalda Filipa Gaspar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colaço, Carlos Jorge Pinheiro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Mafalda Filipa Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto
Estratégia
Gestão
Marketing
Ténis
topic Desporto
Estratégia
Gestão
Marketing
Ténis
description Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16T08:50:57Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7330
url http://hdl.handle.net/10400.5/7330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Soares, Mafalda (2014) - As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131021880328192