As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/7330 |
Resumo: | Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas |
id |
RCAP_c86ed517979d3e5b544e7ec52a47cc18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7330 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desportoDesportoEstratégiaGestãoMarketingTénisMestrado em Gestão do Desporto - Organizações DesportivasEm Portugal a evolução do ténis registou-se apenas em 1966 devido à criação de uma escola de iniciação de ténis no Estádio do Jamor. Atualmente, Portugal tem vindo a atrair cada vez mais praticantes. Neste sentido, é importante inovar e preparar o mercado a uma realidade maior. Entretanto, devido à crise vivida no país atualmente, o ténis português tem vindo a ser afetado, e os clubes têm perdido um número significativo de alunos e sócios. É preciso assim que os clubes reinventarem um novo modelo de gestão para combaterem as suas dificuldades. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo: identificar se as estratégias organizacionais dos clubes de ténis em Portugal são estruturadas a partir de um Modelo de Gestão do Marketing do Desporto, e identificar se os gestores dos clubes de ténis em Portugal utilizam a pesquisa e análise de mercado, como subsídio teórico, para desenvolver as suas estratégias organizacionais e qual a importância dada a cada uma das etapas da pesquisa e análise de mercado. O modelo de referência foi: Modelo de Gestão de Marketing Desportivo – MGMD (Pitts e Stotlar, 2002). A metodologia deste estudo é um estudo de caso do tipo exploratório com a utilização de um questionário com carácter quantitativo e qualitativo. Neste estudo foi extraída uma amostra de 33 clubes de ténis em Portugal, sendo que para a construção deste foi utilizado o programa Survio. Os respondentes deste questionário são os responsáveis pela gestão de cada clube. Na apresentação dos resultados, procura-se dar respostas aos nossos objetivo, para tal, este capítulo foi dividido em cinco subcapítulos, e em cada um é feita a análise quantitativa, qualitativa e discussão dos resultados com referência à bibliografia. Por fim, nas considerações finais pretendemos retomar os dois objetivos principais deste estudo numa perspetiva crítica e reflexiva.Colaço, Carlos Jorge PinheiroRepositório da Universidade de LisboaSoares, Mafalda Filipa Gaspar2014-10-16T08:50:57Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7330porSoares, Mafalda (2014) - As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:31.920390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
title |
As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
spellingShingle |
As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto Soares, Mafalda Filipa Gaspar Desporto Estratégia Gestão Marketing Ténis |
title_short |
As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
title_full |
As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
title_fullStr |
As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
title_full_unstemmed |
As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
title_sort |
As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
author |
Soares, Mafalda Filipa Gaspar |
author_facet |
Soares, Mafalda Filipa Gaspar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Colaço, Carlos Jorge Pinheiro Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Mafalda Filipa Gaspar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desporto Estratégia Gestão Marketing Ténis |
topic |
Desporto Estratégia Gestão Marketing Ténis |
description |
Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-16T08:50:57Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/7330 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/7330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Soares, Mafalda (2014) - As estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131021880328192 |