ANÁLISE DAS SEMELHANÇAS METODOLÓGICAS ENTRE DESIGNERS E ARTESÃOS. EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL COLABORATIVO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colaço, Paulo Sérgio de Barros
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1879
Resumo: O homem cria artefatos com os mais diversos propósitos desde tempos imemoriais. Refinou técnicas e elaborou tecnologias para transformar, inicialmente materiais e depois matérias-primas, e criou até máquinas que o substituíssem na realização dessas tarefas. Foi este o facto que provocou alterações radicais na produção, passou a ser predominantemente industrializada, e que instituiu a divisão entre a conceção e o fabrico de artefatos. Por sua vez esta divisão gerou um movimento antagónico que, por um lado, contaminou o conceito de artesanato e, por outro, criou as bases para o desenvolvimento do design. A complexidade da abordagem ao artesanato começa nas inúmeras conceções do mesmo, continua nas distintas interpretações culturais e chega a uma reduzida produção de conhecimento teórico significativo. Analisou-se a oposição entre o resultado do trabalho predominantemente manual, ou artesanal, e do predominantemente automatizado, ou industrial, o que permitiu aferir a importância e riqueza sensorial do trabalho artesanal, bem como a relevância do conhecimento que utiliza. Permitiu ainda verificar que a qualidade do resultado do trabalho artesanal pode ser avaliada segundo vários critérios. Durante o séc. XX o design evoluiu no sentido da melhoria do serviço prestado à indústria englobando a ciência, crescendo a perceção da sua relevância estratégica. No séc. XXI a inovação é o objetivo de qualquer actividade económica e o design está preparado para dar resposta através dos seus métodos criativos de pesquisa de soluções. Analisa-se a capacidade de geração de inovação do design thinking e conclui-se que a inovação radical depende da implementação de nova tecnologia ou da geração de novos significados, resultantes da interpretação baseada na investigação. Conclui-se ainda que o papel do design na inovação é preponderante, tarefa que cabe aos designers, que podem desenvolver também no âmbito artesanal. Analisa-se o potencial colaborativo de designers e artesãos com base nas semelhanças da forma como tipicamente pensam e trabalham. Como resultado propõe-se uma metodologia co-criativa que possa servir de base à estruturação da colaboração entre ambos.
id RCAP_c87a7020816e4e8281bb98331df7aba7
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ANÁLISE DAS SEMELHANÇAS METODOLÓGICAS ENTRE DESIGNERS E ARTESÃOS. EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL COLABORATIVO.Artesanato, DesignDesign de produtoDesign para a inovação socialDesign ThinkingO homem cria artefatos com os mais diversos propósitos desde tempos imemoriais. Refinou técnicas e elaborou tecnologias para transformar, inicialmente materiais e depois matérias-primas, e criou até máquinas que o substituíssem na realização dessas tarefas. Foi este o facto que provocou alterações radicais na produção, passou a ser predominantemente industrializada, e que instituiu a divisão entre a conceção e o fabrico de artefatos. Por sua vez esta divisão gerou um movimento antagónico que, por um lado, contaminou o conceito de artesanato e, por outro, criou as bases para o desenvolvimento do design. A complexidade da abordagem ao artesanato começa nas inúmeras conceções do mesmo, continua nas distintas interpretações culturais e chega a uma reduzida produção de conhecimento teórico significativo. Analisou-se a oposição entre o resultado do trabalho predominantemente manual, ou artesanal, e do predominantemente automatizado, ou industrial, o que permitiu aferir a importância e riqueza sensorial do trabalho artesanal, bem como a relevância do conhecimento que utiliza. Permitiu ainda verificar que a qualidade do resultado do trabalho artesanal pode ser avaliada segundo vários critérios. Durante o séc. XX o design evoluiu no sentido da melhoria do serviço prestado à indústria englobando a ciência, crescendo a perceção da sua relevância estratégica. No séc. XXI a inovação é o objetivo de qualquer actividade económica e o design está preparado para dar resposta através dos seus métodos criativos de pesquisa de soluções. Analisa-se a capacidade de geração de inovação do design thinking e conclui-se que a inovação radical depende da implementação de nova tecnologia ou da geração de novos significados, resultantes da interpretação baseada na investigação. Conclui-se ainda que o papel do design na inovação é preponderante, tarefa que cabe aos designers, que podem desenvolver também no âmbito artesanal. Analisa-se o potencial colaborativo de designers e artesãos com base nas semelhanças da forma como tipicamente pensam e trabalham. Como resultado propõe-se uma metodologia co-criativa que possa servir de base à estruturação da colaboração entre ambos.2020-03-12T11:30:13Z2020-03-12T11:30:13Z2020-03-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1879oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1879porhttp://hdl.handle.net/11110/1879202454908Colaço, Paulo Sérgio de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:12Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:10.654979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS SEMELHANÇAS METODOLÓGICAS ENTRE DESIGNERS E ARTESÃOS. EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL COLABORATIVO.
title ANÁLISE DAS SEMELHANÇAS METODOLÓGICAS ENTRE DESIGNERS E ARTESÃOS. EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL COLABORATIVO.
spellingShingle ANÁLISE DAS SEMELHANÇAS METODOLÓGICAS ENTRE DESIGNERS E ARTESÃOS. EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL COLABORATIVO.
Colaço, Paulo Sérgio de Barros
Artesanato, Design
Design de produto
Design para a inovação social
Design Thinking
title_short ANÁLISE DAS SEMELHANÇAS METODOLÓGICAS ENTRE DESIGNERS E ARTESÃOS. EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL COLABORATIVO.
title_full ANÁLISE DAS SEMELHANÇAS METODOLÓGICAS ENTRE DESIGNERS E ARTESÃOS. EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL COLABORATIVO.
title_fullStr ANÁLISE DAS SEMELHANÇAS METODOLÓGICAS ENTRE DESIGNERS E ARTESÃOS. EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL COLABORATIVO.
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS SEMELHANÇAS METODOLÓGICAS ENTRE DESIGNERS E ARTESÃOS. EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL COLABORATIVO.
title_sort ANÁLISE DAS SEMELHANÇAS METODOLÓGICAS ENTRE DESIGNERS E ARTESÃOS. EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL COLABORATIVO.
author Colaço, Paulo Sérgio de Barros
author_facet Colaço, Paulo Sérgio de Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colaço, Paulo Sérgio de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Artesanato, Design
Design de produto
Design para a inovação social
Design Thinking
topic Artesanato, Design
Design de produto
Design para a inovação social
Design Thinking
description O homem cria artefatos com os mais diversos propósitos desde tempos imemoriais. Refinou técnicas e elaborou tecnologias para transformar, inicialmente materiais e depois matérias-primas, e criou até máquinas que o substituíssem na realização dessas tarefas. Foi este o facto que provocou alterações radicais na produção, passou a ser predominantemente industrializada, e que instituiu a divisão entre a conceção e o fabrico de artefatos. Por sua vez esta divisão gerou um movimento antagónico que, por um lado, contaminou o conceito de artesanato e, por outro, criou as bases para o desenvolvimento do design. A complexidade da abordagem ao artesanato começa nas inúmeras conceções do mesmo, continua nas distintas interpretações culturais e chega a uma reduzida produção de conhecimento teórico significativo. Analisou-se a oposição entre o resultado do trabalho predominantemente manual, ou artesanal, e do predominantemente automatizado, ou industrial, o que permitiu aferir a importância e riqueza sensorial do trabalho artesanal, bem como a relevância do conhecimento que utiliza. Permitiu ainda verificar que a qualidade do resultado do trabalho artesanal pode ser avaliada segundo vários critérios. Durante o séc. XX o design evoluiu no sentido da melhoria do serviço prestado à indústria englobando a ciência, crescendo a perceção da sua relevância estratégica. No séc. XXI a inovação é o objetivo de qualquer actividade económica e o design está preparado para dar resposta através dos seus métodos criativos de pesquisa de soluções. Analisa-se a capacidade de geração de inovação do design thinking e conclui-se que a inovação radical depende da implementação de nova tecnologia ou da geração de novos significados, resultantes da interpretação baseada na investigação. Conclui-se ainda que o papel do design na inovação é preponderante, tarefa que cabe aos designers, que podem desenvolver também no âmbito artesanal. Analisa-se o potencial colaborativo de designers e artesãos com base nas semelhanças da forma como tipicamente pensam e trabalham. Como resultado propõe-se uma metodologia co-criativa que possa servir de base à estruturação da colaboração entre ambos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-12T11:30:13Z
2020-03-12T11:30:13Z
2020-03-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1879
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1879
url http://hdl.handle.net/11110/1879
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1879
202454908
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129892258840576