Ensino e aprendizagem na intervenção de designers em grupos de artesãos no Rio Grande do Sul

Bibliographic Details
Main Author: Johann, Diane Meri Weiller
Publication Date: 2017
Other Authors: Roldo, Liane
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/223196
Summary: O design encontra no artesanato um meio de inserção que vem sendo bem aceito por grupos de artesãos de modo a agregar valores estéticos, formais e sensoriais aos produtos. O saber empírico do artesão, ligado ao conhecimento técnico do designer, resulta na expressão apurada do trabalho artesanal. Esse trabalho objetiva verificar se ocorre ensino e aprendizagem após a intervenção de designers em grupos de artesãos do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa qualitativa aconteceu através de entrevistas e questionários semiestruturados, observações e coleta de dados, foi realizada com seis grupos de artesãos que tiveram e não tiveram intervenção de designers. Os resultados indicam, principalmente, que os grupos carecem do conhecimento técnico e, que a atuação conjunta de designers e artesãos favorece o segmento através da otimização do uso de materiais e técnicas melhorando, assim, a qualidade dos produtos e características estético-formais do artesanato. Assim, juntando design e artesanato observou-se que as intervenções estreitaram a conexão dos integrantes dos grupos, agiram como objeto ordenador social, de geração de renda e de autoestima.
id UFRGS-2_75196cb97df9f5c7f06dec8cef3dc7b2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223196
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Johann, Diane Meri WeillerRoldo, Liane2021-07-06T04:45:44Z20172177-4870http://hdl.handle.net/10183/223196001024824O design encontra no artesanato um meio de inserção que vem sendo bem aceito por grupos de artesãos de modo a agregar valores estéticos, formais e sensoriais aos produtos. O saber empírico do artesão, ligado ao conhecimento técnico do designer, resulta na expressão apurada do trabalho artesanal. Esse trabalho objetiva verificar se ocorre ensino e aprendizagem após a intervenção de designers em grupos de artesãos do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa qualitativa aconteceu através de entrevistas e questionários semiestruturados, observações e coleta de dados, foi realizada com seis grupos de artesãos que tiveram e não tiveram intervenção de designers. Os resultados indicam, principalmente, que os grupos carecem do conhecimento técnico e, que a atuação conjunta de designers e artesãos favorece o segmento através da otimização do uso de materiais e técnicas melhorando, assim, a qualidade dos produtos e características estético-formais do artesanato. Assim, juntando design e artesanato observou-se que as intervenções estreitaram a conexão dos integrantes dos grupos, agiram como objeto ordenador social, de geração de renda e de autoestima.The design finds in the crafts a vehicle of insertion that has been well accepted by groups of craftsmen in order to add aesthetic, formal and sensorial values to the products. The empirical knowledge of the artisans, linked to the technical knowledge of the designers, results in the accurate expression of artisanal work. This article aims to verify the existence of teaching and learning after the intervention of designers in groups of artisans of Rio Grande do Sul. The methodology of qualitative research, happened through interviews and semi-structured questionnaires, observations and data collection. It was carried out with six groups of craftsmen who had and who had no intervention from designers. The results indicate that the groups lack in terms of technical knowledge and that the joint action by designers and craftsmen favors the segment through the optimization of the use of materials and techniques, improving the quality of the products and aesthetic-formal characteristics of the crafts. In this way, it was observed that the combination of design interventions in craftwork, narrowed the connections among members of the groups, acted as an object of social coordination, generated income and self-esteem for artisans.application/pdfporRevista D : design, educação, sociedade e sustentabilidade [recurso eletrônico]. [Porto Alegre]. Vol. 9, n. 1 (2017), p. 23-39ArtesanatoDesignerEnsino e aprendizagemDesignCraftInterventionLearning processEnsino e aprendizagem na intervenção de designers em grupos de artesãos no Rio Grande do SulTeaching and learning in the designers interventions in artisans groups of Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001024824.pdf.txt001024824.pdf.txtExtracted Texttext/plain31218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223196/2/001024824.pdf.txta332d2e2da77bc2b80e91ba09a0ff7d4MD52ORIGINAL001024824.pdfTexto completoapplication/pdf367544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223196/1/001024824.pdf3690ad4626c4258590a0ec7bf3ee838eMD5110183/2231962023-08-09 03:47:54.921258oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223196Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-09T06:47:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino e aprendizagem na intervenção de designers em grupos de artesãos no Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching and learning in the designers interventions in artisans groups of Rio Grande do Sul
title Ensino e aprendizagem na intervenção de designers em grupos de artesãos no Rio Grande do Sul
spellingShingle Ensino e aprendizagem na intervenção de designers em grupos de artesãos no Rio Grande do Sul
Johann, Diane Meri Weiller
Artesanato
Designer
Ensino e aprendizagem
Design
Craft
Intervention
Learning process
title_short Ensino e aprendizagem na intervenção de designers em grupos de artesãos no Rio Grande do Sul
title_full Ensino e aprendizagem na intervenção de designers em grupos de artesãos no Rio Grande do Sul
title_fullStr Ensino e aprendizagem na intervenção de designers em grupos de artesãos no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem na intervenção de designers em grupos de artesãos no Rio Grande do Sul
title_sort Ensino e aprendizagem na intervenção de designers em grupos de artesãos no Rio Grande do Sul
author Johann, Diane Meri Weiller
author_facet Johann, Diane Meri Weiller
Roldo, Liane
author_role author
author2 Roldo, Liane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Johann, Diane Meri Weiller
Roldo, Liane
dc.subject.por.fl_str_mv Artesanato
Designer
Ensino e aprendizagem
topic Artesanato
Designer
Ensino e aprendizagem
Design
Craft
Intervention
Learning process
dc.subject.eng.fl_str_mv Design
Craft
Intervention
Learning process
description O design encontra no artesanato um meio de inserção que vem sendo bem aceito por grupos de artesãos de modo a agregar valores estéticos, formais e sensoriais aos produtos. O saber empírico do artesão, ligado ao conhecimento técnico do designer, resulta na expressão apurada do trabalho artesanal. Esse trabalho objetiva verificar se ocorre ensino e aprendizagem após a intervenção de designers em grupos de artesãos do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa qualitativa aconteceu através de entrevistas e questionários semiestruturados, observações e coleta de dados, foi realizada com seis grupos de artesãos que tiveram e não tiveram intervenção de designers. Os resultados indicam, principalmente, que os grupos carecem do conhecimento técnico e, que a atuação conjunta de designers e artesãos favorece o segmento através da otimização do uso de materiais e técnicas melhorando, assim, a qualidade dos produtos e características estético-formais do artesanato. Assim, juntando design e artesanato observou-se que as intervenções estreitaram a conexão dos integrantes dos grupos, agiram como objeto ordenador social, de geração de renda e de autoestima.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-06T04:45:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223196
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-4870
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001024824
identifier_str_mv 2177-4870
001024824
url http://hdl.handle.net/10183/223196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista D : design, educação, sociedade e sustentabilidade [recurso eletrônico]. [Porto Alegre]. Vol. 9, n. 1 (2017), p. 23-39
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223196/2/001024824.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223196/1/001024824.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a332d2e2da77bc2b80e91ba09a0ff7d4
3690ad4626c4258590a0ec7bf3ee838e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487474470649856