A beleza do eco-label: preferência dos consumidores face a vegetais e frutas ecológicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21526 |
Resumo: | Nestes últimos anos, as pessoas tornaram-se cada vez mais atentas às questões éticas e sociais que advém do consumo, no entanto num período de um ano cada 1/3 dos alimentos no mundo perde-se ou é desperdiçado devido aos padrões de qualidade existentes no mesmo. No ato da compra os consumidores definem as suas preferências através das características do produto. Características estas que influenciam o seu consumo, fazendo com que os consumidores tenham vontade de comprá-lo. Surge o termo "green halo" que consiste num tipo de efeito de halo onde existe uma preferência por produtos cujo rótulo indica que são biológicos. Assim, os consumidores acreditam que este tipo de produtos são a melhor alternativa de consumo, visto que este rótulo tende a melhorar a sua avaliação sensorial. A presente investigação pretende então analisar a preferência dos consumidores por frutas e legumes feios e bonitos, verificando se esta é influenciada pela existência de um rótulo biológico. Procedeu-se à realização de um questionário e o mesmo foi aplicado a 201 participantes, entre os 18 e os 65 anos, que foram aleatoriamente distribuídos por 4 condições experimentais: alimento bonitos sem rótulo, alimentos feios sem rótulo, alimentos bonitos com rótulo e alimentos feios com rótulo. Os resultados demonstraram que aparência não condiciona o consumo dos alimentos, no entanto na presença do rótulo estes são percecionados como mais saborosos e como uma melhor alternativa. Concluiu-se assim que a utilização do rótulo biológico se torna vantajosa para o consumo de alimentos considerados "feios". |
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A beleza do eco-label: preferência dos consumidores face a vegetais e frutas ecológicosDesperdício alimentarAspeto dos alimentosRótulo biológicoFruta bonitaFruta feiaFood wasteFood appearanceOrganic labelBeautiful fruitUgly fruitNestes últimos anos, as pessoas tornaram-se cada vez mais atentas às questões éticas e sociais que advém do consumo, no entanto num período de um ano cada 1/3 dos alimentos no mundo perde-se ou é desperdiçado devido aos padrões de qualidade existentes no mesmo. No ato da compra os consumidores definem as suas preferências através das características do produto. Características estas que influenciam o seu consumo, fazendo com que os consumidores tenham vontade de comprá-lo. Surge o termo "green halo" que consiste num tipo de efeito de halo onde existe uma preferência por produtos cujo rótulo indica que são biológicos. Assim, os consumidores acreditam que este tipo de produtos são a melhor alternativa de consumo, visto que este rótulo tende a melhorar a sua avaliação sensorial. A presente investigação pretende então analisar a preferência dos consumidores por frutas e legumes feios e bonitos, verificando se esta é influenciada pela existência de um rótulo biológico. Procedeu-se à realização de um questionário e o mesmo foi aplicado a 201 participantes, entre os 18 e os 65 anos, que foram aleatoriamente distribuídos por 4 condições experimentais: alimento bonitos sem rótulo, alimentos feios sem rótulo, alimentos bonitos com rótulo e alimentos feios com rótulo. Os resultados demonstraram que aparência não condiciona o consumo dos alimentos, no entanto na presença do rótulo estes são percecionados como mais saborosos e como uma melhor alternativa. Concluiu-se assim que a utilização do rótulo biológico se torna vantajosa para o consumo de alimentos considerados "feios".In recent years, people have become increasingly aware of the ethical and social issues that arise from consumption, however over a period of one year every 1/3 of the food in the world is lost or wasted due to existing quality standards the same. At the time of purchase, consumers define their preferences through the characteristics of the product. These characteristics influence their consumption, making consumers want to buy it. The term "green halo" appears, which consists of a halo effect where there is a preference for products whose label indicates that they are organic. Thus, consumers believe that this type of product is the best alternative for consumption, since this label tends to improve their sensory evaluation. The present investigation intends to analyze the consumers' preference for ugly and beautiful fruits and vegetables, checking if it is influenced by the existence of an eco-label. A questionnaire was carried out and it was applied to 201 participants, between 18 and 65 years old, who were randomly assigned to 4 experimental conditions: beautiful food without a label, ugly food without a label, beautiful food with an eco-label and ugly food with an eco-label. The results showed that appearance doesn’t affect food consumption, however, in the presence of the label, it is perceived as tastier and as a better alternative. It was concluded that the use of the eco-label becomes an advantage for the consumption of foods considered "ugly".2021-01-25T19:24:52Z2020-12-28T00:00:00Z2020-12-282020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21526TID:202572455porMendes, Margarida Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:53:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:45.050546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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