Client analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Jim Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53717
Resumo: Trabalho de Projeto de Mestrado, Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
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spelling Client analysisPortal Web2PyPortal PentahoFerramentas analíticasVisualização analíticaTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaTrabalho de Projeto de Mestrado, Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de CiênciasData visualization existed long before all modern data visualization tools were invented, initially used on maps that feature markers of land, cities, roads, and features. As time went on, the need for more accurate physical mappings and measurements grew, data visualization also had to grow accordingly, continuing to enhance the latest existing data visualization solution. However, creating a visualization is not as simple as throwing the "information" element of an infographic on top of a graphic to make it look nicer. A careful balancing act between form and function is necessary for effective data display. The most basic graphic may be too uninteresting to look at or may send a strong message; the most impressive representation may completely fail to convey the proper idea, or it may say too much. Information and images must complement each other, and combining strong analysis with good storytelling is an art. To summarize, the purpose of data visualization tools is to make sense of data, and how well that data is integrated into the visuals depends drastically on the tool used and the person using the tool. Every company must incorporate at least one data visualization tool to make significant gains in its crucial areas of operations. Client analysis in correlation with behavioral analysis is one of the key aspects in companies. Analyzing clients may be one of the most important business topics inside every company due to this being a critical part of their business model and their marketing plan. Giving a deeper insight into the trends and patterns that occur in one of their key products, helps the company adapt and take into consideration their clients’ needs in more detail and further improve their IP services. In particular, the company, on which this work is based, considers their clients also as partners, they need to be able to have some access to a huge diversity of data regarding the trademarks that they have and are being taken care of. Examples would be: knowing the applied fees, the payment and instruction dates, the best country law modeling available in the market, trends, etc. This thesis provides insight on how the work carried out during the project brings updates to the department, improving existing tools such as the Pentaho portal and the Web2Py portal. In addition, a merged implementation of the portals facilitates the maintenance of users of both portals, facilitating the life of the department through the automation of some procedures. Finally, the study of data visualization tools was done so that some of the main implementations were presented and discussed among the relevant people in the department. This thesis focuses on the trademark department and allowed me to acquire a lot of knowledge about how to work as a team, individually, manage my time, set priorities, direct relevant people and be critical in matters related to the project.A visualização de dados já existia muito antes de todas as ferramentas modernas de visualização de dados serem inventadas, inicialmente usadas em mapas que apresentam marcadores de terras, cidades, estradas e recursos. Com o passar do tempo, a necessidade de mapeamentos e medições físicas mais precisas cresceu, a visualização de dados também teve que crescer de acordo, continuando a aprimorar a solução de visualização de dados mais recente existente. Agora no mercado, há uma variedade de ferramentas de visualização de dados de código aberto, parcialmente aberto e pago com uma variedade de recursos disponíveis para extrair e exibir todos os tipos de dados fechado. Além disso, todas as recentes e poderosas ferramentas de visualização de dados disponíveis, permitem a ligação a diferentes fontes de dados, como bancos de dados SQL, Excel, Json, CSV, entre muitos outros. As suas visualizações poderosas e reativas são uma grande atualização em termos de análise em muitas grandes empresas. Aliás, o uso de ferramentas de visualização de dados mais poderosas e recentes beneficia os analistas para identificar padrões, representando dados complicados de uma forma muito legível, e torna os usuários mais cientes em certas partes dos dados que requerem atenção para fazer seus negócios avançarem tomando melhores decisões de negócios. Encontrar erros também é uma vantagem, pois permite que os usuários encontrem visualmente os erros de dados, identificando as áreas que indicam os sinais de alerta. A tomada de decisão por meio da análise de visualizações é melhor, pois humanos são capazes de processar visuais muito melhor do que formulários tabulares de relatórios de dados, o que também permite o crescimento da empresa. À medida que a "era do Big Data" se acelera, a visualização está se tornando uma ferramenta cada vez mais importante para compreender os bilhões de linhas de dados criados no dia à dia. Como humanos estamos programados para nos envolvermos com histórias. Na forma mais básica, os dados são tudo, menos uma história - na verdade, dados na sua forma mais básica são exatamente o oposto. A visualização de dados ajuda a contar histórias, transformando os dados em um formato mais compreensível mostrando padrões. Uma boa visualização conta uma narrativa reduzindo o ruído dos dados e enfatizando os fatos mais importantes. A criação de visuais é fácil e muito interativa na maioria dos casos, não necessitando de nenhuma ou quase nenhuma experiência de programação. A visualização de dados amplifica o efeito de suas mensagens para seu público-alvo e oferece resultados de análise de dados da maneira mais atraente possível. No entanto, não é tão simples quanto jogar o elemento "informação" de um infográfico no topo de um gráfico para torná-lo mais agradável. Um ato de equilíbrio cuidadoso entre a forma e a função é necessário para a exibição de dados eficaz. O gráfico mais básico pode ser muito desinteressante para ser visto ou pode enviar uma mensagem forte; a representação mais impressionante pode falhar completamente em transmitir a ideia apropriada, ou pode dizer muito. As informações e as imagens devem se complementar, e combinar análise marcante com boa narrativa é uma arte. Para resumir, o objetivo das ferramentas de visualização de dados é dar sentido aos dados, e quão bem esses dados são integrados aos visuais depende drasticamente da ferramenta usada e, da pessoa, que usa a ferramenta. Cada empresa deve incorporar pelo menos uma ferramenta de visualização de dados para obter ganhos significativos em suas áreas cruciais de operações. A análise do cliente em correlação com a análise comportamental é um dos aspetos-chave nas empresas. Analisar clientes é um dos tópicos de negócios mais importantes dentro de qualquer empresa, por ser uma parte crítica de seu modelo de negócios e plano de marketing. Dar uma visão mais profunda das tendências e padrões que ocorrem em um de seus principais produtos ajuda a empresa a se adaptar e levar em consideração as necessidades de seus clientes com mais detalhes e melhorar ainda mais seus serviços de IP. Em particular, a empresa na qual se baseia este trabalho considera os seus clientes também como parceiros, estes precisam de poder ter algum acesso a uma grande diversidade de dados sobre as marcas que possuem e estão a ser geridas. Os exemplos seriam; conhecer as taxas aplicadas, estudar instruções tardias, as datas de pagamento e instrução, a melhor modelagem de legislação do país disponível no mercado, tendências, etc. A unidade de inteligência do cliente (CIU) começou recentemente a analisar extensivamente os dados disponíveis para oferecer melhores produtos aos seus clientes. No entanto, embora tenham realizado um trabalho extensivo em algumas áreas (especialmente nos seus principais produtos mais vendidos), não podem negligenciar os seus outros serviços. Em particular, depois de examinar que áreas poderiam ser melhoradas, chegámos à conclusão de nos concentrarmos no departamento de Renovação de Marcas produzindo meios analíticos para os utilizadores a fim de me familiarizar com as tecnologias utilizadas. Conhecer o comportamento e os desejos dos clientes é crucial para a qualidade do negócio, não só para lhes prestar um melhor serviço, mas também para poder adaptar-se a um cenário global em constante mudança que se tornou ainda mais desafiante com a pandemia de 2020. Outra questão importante que foi detetada foi que, devido à complexidade e flexibilidade da unidade, o departamento estava a apoiar dois portais para fins analíticos. Portanto, os utilizadores deviam ligar-se a dois portais a fim de aceder a todas as funcionalidades, em vez de terem todas as funcionalidades/módulos analíticos num único portal. Como seria de esperar, isto vem com a questão comum de ter uma forma não harmonizada no tratamento da segurança e na criação de relatórios. Além disso, os desenhos, estrutura de codificação, módulos e controlo de versões diferem entre os dois portais, não há consistência no desenho e em como utilizar os módulos para a parte analítica. Ambos os portais, usando tecnologias diferentes, não tornam este problema mais fácil de resolver. Encontrar uma maneira de fusionar os dois portais e facilitar a criação de funções, criação de contas e ter uma interface onde só é necessário de fazer o login uma vez para poder explorar todas as ferramentas analíticas, é o objetivo da terceira parte do projeto. Como ponto final, no que se refere à visualização analítica, a unidade está na realidade a codificá-la usando bibliotecas Python ou utilizando o leque limitado de possibilidades, que o Pentaho oferece. Fornecer aos utilizadores uma análise sobre os benefícios e como integrar um software de visualização de dados mais complexo e sofisticado ajudá-los-ia sem dúvida a planear um futuro com uma gama mais ampla de ferramentas para melhorar a eficiência dos relatórios e das visualizações. Consequentemente, três ferramentas de visualização de dados poderosas e muito usadas foram testadas e comparadas, Power BI, Alteryx e Qlik. Essas ferramentas foram avaliadas definindo primeiro uma lista de funcionalidades essenciais e, em seguida, pesquisando e testando parcialmente se as ferramentas oferecem suporte a essas funcionalidades. Além disso, foram feitas várias demonstrações das aplicabilidades requeridas das ferramentas à equipa da CIU, apoiando se mais no Power BI, sendo essa a ferramenta para a qual já está a ser paga uma licença PRO para cada utilizador. Resumindo, esta tese fornece uma visão sobre como criar módulos analíticos em Web2Py e Pentaho para analisar clientes e o seus comportamentos, sendo elas duas tecnologias open source. A parte analítica da tese gira em torno dos clientes de marcas, uma vez que é a parte menos desenvolvida analiticamente da empresa. Além de uma descrição clara dos módulos analíticos criados, ela também contém uma visão clara sobre como 2 portais existentes usando tecnologias diferentes são unidos em um, unindo as suas ‘interfaces’ para fazer parecer ao utilizador que está só a navegar num único portal, na pesquisa dos seus módulos analíticos. Um usa a tecnologia Web2Py programado em Python e baseado no MVC e o outro sendo o Pentaho programado em Java, que usa JS para os seus módulos analíticos e está ligado à ‘software’ de relatórios B.I.R.T. Por fim, a tese termina com um estudo sobre diferentes ferramentas de visualização poderosas para substituir módulos e gráficos existentes e sobre como eles poderão ser integrados na interface fundida. O trabalho realizado durante o projeto traz atualizações para o departamento, aprimorando as ferramentas existentes como o portal Pentaho e o portal Web2Py. Além disso, uma implementação fundida dos portais facilita a manutenção dos usuários de ambos os portais, facilitando a vida do departamento por meio da automação de alguns procedimentos. Por fim, o estudo sobre ferramentas de visualização de dados foi feito de forma que algumas das principais implementações foram apresentadas e discutidas entre as pessoas relevantes do departamento. Esta tese gira em torno do departamento de marcas e permitiu-me adquirir muitos conhecimentos sobre como trabalhar em equipa, individualmente, administrar meu tempo, definir prioridades, direcionar pessoas relevantes e ser franco nos assuntos relacionados ao projeto.Moniz, Luís Manuel Ferreira FernandesRepositório da Universidade de LisboaDuarte, Jim Marques2022-07-07T16:21:57Z202220212022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53717enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:39.151083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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