Visualização do fluxo de estudantes no sistema de ensino Português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/59362 |
Resumo: | Trabalho de Projeto de Mestrado, Engenharia Informática (Interação e Conhecimento), 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências |
id |
RCAP_f5044c903bec9be6e12a4311a30d11b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/59362 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Visualização do fluxo de estudantes no sistema de ensino PortuguêsVisualizaçãoSankeyEnsinoCiência de dadosWebTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaTrabalho de Projeto de Mestrado, Engenharia Informática (Interação e Conhecimento), 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de CiênciasA Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) tem armazenado uma vasta quantidade de dados sobre os alunos que frequentaram o sistema de ensino Português através de inquéritos preenchidos pelos alunos e colecionados a partir das instituições de ensino. O objetivo deste projeto foi produzir visualizações que permitam estudar o fluxo dos estudantes que frequentaram o sistema de ensino nacional nos últimos anos. Este trabalho está integrado no projeto ModEst (Modelação do fluxo de estudantes no sistema de ensino Português), que tem como objetivo minerar os dados da DGEEC de modo a obter modelos setoriais do sistema educacional bem como um modelo global que seja útil para a definição de políticas organizativas do sistema de educação e para tomar medidas específicas corretivas. Desenvolveu-se uma aplicação web que oferece um conjunto de visualizações interativas que permitem a exploração dos dados agregados do fluxo da população estudantil, fornecidos pela DGEEC. Foi dada uma importância acrescida ao uso de tecnologias open-source para o desenvolvimento desta aplicação. Neste trabalho apresentam-se as várias abordagens à visualização de dados de fluxos e tecnologias dentro do ecossistema das ferramentas, frameworks e bibliotecas open-source para a criação de visualizações interativas para a web. Também se relata o desenvolvimento da aplicação web que servirá para explorar interativamente os dados trabalhados do ModEst, nomeadamente as escolhas das tecnologias e os desafios encontrados durante o desenvolvimento. A aplicação desenvolvida foi testada por peritos da DGEEC para avaliar a usabilidade da solução final.DGEEC (the National Office of Education and Science Statistics) has gathered a vast amount of data about students who attend the national education system through surveys and forms that are handed to students and schools. This project’s goal was to create visualizations that aid the study of the flow of students that frequented the national education system in the last years. This work was part of the ModEst project (Portuguese Education System Student Flow Modeling), whose goal was to mine DGEEC data in order to obtain sectorial models of the educational system, as well as to generate a global model that is useful for the government to define organizational policies and to take specific corrective measures. A web app was developed. This web app offers a set of interactive visualizations that allow the exploration of segmented data about the flow of the student population, provided by DGEEC. There was a heightened importance in the choice of open-source technology for the development of this app. This work presents some approaches to visualizing flow data and technologies within the open-source ecosystem, frameworks and libraries for creating interactive visualizations for the web. Also reported is the development of the web application that will serve to interactively explore the data provided by ModEst, namely the choice of technology and the challenges encountered during development. The final application was tested by DGEEC experts to evaluate its usability.Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira doClaúdio, Ana Paula BolerRepositório da Universidade de LisboaMarques, Diogo Tito Vítor2023-09-18T16:59:28Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:08:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:18.075632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visualização do fluxo de estudantes no sistema de ensino Português |
title |
Visualização do fluxo de estudantes no sistema de ensino Português |
spellingShingle |
Visualização do fluxo de estudantes no sistema de ensino Português Marques, Diogo Tito Vítor Visualização Sankey Ensino Ciência de dados Web Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Visualização do fluxo de estudantes no sistema de ensino Português |
title_full |
Visualização do fluxo de estudantes no sistema de ensino Português |
title_fullStr |
Visualização do fluxo de estudantes no sistema de ensino Português |
title_full_unstemmed |
Visualização do fluxo de estudantes no sistema de ensino Português |
title_sort |
Visualização do fluxo de estudantes no sistema de ensino Português |
author |
Marques, Diogo Tito Vítor |
author_facet |
Marques, Diogo Tito Vítor |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do Claúdio, Ana Paula Boler Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Diogo Tito Vítor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visualização Sankey Ensino Ciência de dados Web Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Visualização Sankey Ensino Ciência de dados Web Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Trabalho de Projeto de Mestrado, Engenharia Informática (Interação e Conhecimento), 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-09-18T16:59:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/59362 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/59362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134648783077376 |