Defeitos em soldaduras de componentes para a indústria automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14502 |
Resumo: | Este estágio curricular foi realizado na empresa metalomecânica Epedal – Indústria de Componentes Metálicos S.A., sediada na zona industrial de Bicarenho, (Sangalhos), cujos principais produtos são componentes metálicos para a indústria automóvel. O trabalho teve como objetivo solucionar uma falha de soldadura por resistência entre uma peça estampada e porcas de soldadura acopladas. O problema em si residiu num conjunto (peça estampada/porcas) que com condições de processo e materiais nominalmente iguais deixaram de soldar (ficando as porcas apenas coladas). O aço da chapa é um aço-carbono de baixa liga de elevada resistência (high strength low alloy, HSLA) com posterior zincagem. Para a resolução do problema estudou-se o efeito da microestrutura de aços, dos parâmetros e da geometria das porcas na qualidade da soldadura. Concluiu-se que a causa da má soldadura se relacionava com a um problema de geometria das protuberâncias da porca e não a falha de parâmetros ou composição dos materiais envolvidos. Protuberâncias ou anéis de soldadura de geometria não adequada, ao fundirem e penetrarem na chapa de aço, originam rápida dissipação de calor que é suficiente para criar martensite e fragilizar a soldadura. Torneando-se o anel de contacto das porcas, diminuindo a área de contacto e aumentando a densidade de corrente, obteve-se uma soldura conforme, cuja microestrutura passou a ser do tipo ferrite-perlite menos frágil. Foi então possível recomendar à empresa que procurasse um alternativo desenho de porcas onde fosse assegurado pelo fornecedor a geometria e ângulo dos anéis de contacto adequados a uma boa soldadura. |
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Defeitos em soldaduras de componentes para a indústria automóvelEngenharia de materiaisIndústria automóvel - ComponentesAçoSoldaduraEste estágio curricular foi realizado na empresa metalomecânica Epedal – Indústria de Componentes Metálicos S.A., sediada na zona industrial de Bicarenho, (Sangalhos), cujos principais produtos são componentes metálicos para a indústria automóvel. O trabalho teve como objetivo solucionar uma falha de soldadura por resistência entre uma peça estampada e porcas de soldadura acopladas. O problema em si residiu num conjunto (peça estampada/porcas) que com condições de processo e materiais nominalmente iguais deixaram de soldar (ficando as porcas apenas coladas). O aço da chapa é um aço-carbono de baixa liga de elevada resistência (high strength low alloy, HSLA) com posterior zincagem. Para a resolução do problema estudou-se o efeito da microestrutura de aços, dos parâmetros e da geometria das porcas na qualidade da soldadura. Concluiu-se que a causa da má soldadura se relacionava com a um problema de geometria das protuberâncias da porca e não a falha de parâmetros ou composição dos materiais envolvidos. Protuberâncias ou anéis de soldadura de geometria não adequada, ao fundirem e penetrarem na chapa de aço, originam rápida dissipação de calor que é suficiente para criar martensite e fragilizar a soldadura. Torneando-se o anel de contacto das porcas, diminuindo a área de contacto e aumentando a densidade de corrente, obteve-se uma soldura conforme, cuja microestrutura passou a ser do tipo ferrite-perlite menos frágil. Foi então possível recomendar à empresa que procurasse um alternativo desenho de porcas onde fosse assegurado pelo fornecedor a geometria e ângulo dos anéis de contacto adequados a uma boa soldadura.This internship was performed in a metalworking company named Epedal – Indústria de Componentes Metálicos SA, with headquarters in the Industrial Park of Bicarenho (Sangalhos) and whose main products are metal components for the automotive industry. The study aimed to solve a resistance welding failure of welding nuts attached to a stamped piece. At some point in time, with the same process conditions and materials the welding became ineffective. The steel sheet is made of a galvanized high strength and low alloy (HSLA) carbon steel. For solving the problem, variables such as the microstructures of the steel sheet and forged nuts, the geometry of the nuts and the welding parameters were investigated. It was concluded that the cause of the bad welding was related to geometry of the contact area between the nut and the stamped part and not to faulty parameters nor to the composition of the base materials. Welding rings or protuberances with incorrect geometry in the welding nuts would cause rapid dissipation of heat which would create martensite-rich regions that weakened the weld. By sharpening the contact ring, the contact area was reduced and the current density increased, leading to a correct welding with a microstructure consisting of ferrite-perlite, less brittle than the martensitic one. It was then possible to recommend Epedal to use this alternative design of the nuts, a recommendation that was well-received and implemented, being the new nuts currently under production at their suppliers.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:50Z2014-06-01T00:00:00Z2014-062016-05-25T14:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14502TID:201579855porVilarinho, João Luís Ribauinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:31Zoai:ria.ua.pt:10773/14502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:05.173026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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