Valores associados ao trabalho : Um estudo com a população residente na Covilhã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3212 |
Resumo: | O trabalho é um dos principais elementos estruturador da sociabilidade e é um fator organizador fundamental da vida e identidade dos indivíduos. É através dos valores associados ao trabalho que o indivíduo atribui um sentido e que interpreta as experiências relacionadas com o mesmo. Este estudo tem como objetivo analisar os valores associados ao trabalho de 172 sujeitos que se encontram no ativo. Foram utilizados dois instrumentos, o Questionário Sociodemográfico e o Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.). Os resultados do estudo indicam a existência de diferenças dos valores de trabalho relacionadas com o género, idade, grau de escolaridade, situação profissional atual, anos de trabalho e número de pessoas dependentes economicamente do sujeito respondente. Os resultados sugerem a importância do estudo e análise dos valores associados ao trabalho para a compreensão e intervenção psicológica, social e organizacional no contexto do trabalho. |
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Valores associados ao trabalho : Um estudo com a população residente na CovilhãTrabalhoValores associados ao trabalhoWorkWork related valuesO trabalho é um dos principais elementos estruturador da sociabilidade e é um fator organizador fundamental da vida e identidade dos indivíduos. É através dos valores associados ao trabalho que o indivíduo atribui um sentido e que interpreta as experiências relacionadas com o mesmo. Este estudo tem como objetivo analisar os valores associados ao trabalho de 172 sujeitos que se encontram no ativo. Foram utilizados dois instrumentos, o Questionário Sociodemográfico e o Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.). Os resultados do estudo indicam a existência de diferenças dos valores de trabalho relacionadas com o género, idade, grau de escolaridade, situação profissional atual, anos de trabalho e número de pessoas dependentes economicamente do sujeito respondente. Os resultados sugerem a importância do estudo e análise dos valores associados ao trabalho para a compreensão e intervenção psicológica, social e organizacional no contexto do trabalho.ABSTRACT: Work is a major structuring element of sociability and is a key organizing factor of life and identity of individuals. It is through the values associated to work that individuals assign meaning and interpret the experiences related to it. This study aims to analyze the values related to work of 172 subjects who are employed. Two instruments were utilized, the Socio-demographic Questionnaire and the Work Related Values Questionnaire (WRVQ). The results of this study indicate that there are differences in work related values depending on gender, age, education level, current employment status, years of work and number of people who are economically dependent of respondent. The results suggest the importance of the study and analysis of the work related values for a better understanding of psychological, social and organizational intervention in the workplace.ISPA - Instituto UniversitárioRepositório do ISPASoares, CátiaAfonso, Rosa Marina2014-11-20T18:46:50Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3212porAnálise Psicológica, 32, 91-1030870-823110.14417/ap.838info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:06Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:07.038211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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