Abordagens à escrita e desenvolvimento comunicacional na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Margarida Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5040
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 07 de dezembro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_c896b19484a9bab6a4319988c913f785
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5040
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagens à escrita e desenvolvimento comunicacional na infânciaAprendizagem EscritaCompetência ComunicacionalEducação Pré-escolarEnsino Básico (1º Ciclo)Escrita ProcessualLeituraLinguagem EscritaPrática EducativaPreschool EducationPrimary SchoolWriting LearningProcedural WritingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 07 de dezembro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).O presente relatório pretende expor as práticas pedagógicas por nós desenvolvidas em contexto de Estágio a nível da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, analisando o desenvolvimento de competências comunicacionais das crianças aquando da realização de atividades de abordagem à escrita nas diferentes áreas curriculares. Na realização deste relatório, recuperamos as perspetivas de diversos autores sobre a abordagem à escrita na infância, antes de darmos conta das nossas práticas didáticas neste domínio, bem como da nossa reflexão e investigação sobre essas práticas, numa abordagem qualitativa. No estágio em Educação Pré-escolar, as atividades desenvolvidas incidiram mais frequentemente na área de Expressão e Comunicação, incluindo todos os domínios e subdomínios que a integram, mas tendo uma especial atenção às atividades promovidas no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita; nesta, a principal metodologia utilizada foi a de exploração de várias tipologias textuais, como o texto narrativo e expositivo, visando o desenvolvimento de competências comunicacionais e a exploração de diferentes estratégias de familiarização com a linguagem escrita na Educação Pré-Escolar. Em contexto de 1.º Ciclo, as atividades promotoras da escrita e da leitura, envolvendo o texto narrativo, dramático e expositivo, tiveram maior destaque relativamente ao desenvolvimento das competências comunicacionais escritas e orais, visando dinamizar a produção de textos com intencionalidades comunicativas diversas. Ambas as vertentes de estágio pretendiam promover práticas de escrita criativa e colaborativa com as crianças. Através da análise das atividades e dos resultados obtidos, concluímos que as estratégias adotadas pelos educadores influenciam a forma como as crianças encaram a escrita, e que é necessário promover a sua abordagem desde cedo, de modo a potenciar o desenvolvimento de boas capacidades comunicacionais na infância, sejam elas escritas ou orais, pois estas serão essenciais para o futuro.ABSTRACT: This report aims to expose the pedagogical practices developed by us in the context of training in Preschool and Primary school, by analyzing the development of communicative skills in children through writing approach activities in different curricular areas. In this report, we recovered the perspectives of various authors about the writing approach in childhood, before talking of our teaching practices in this area, as well as our reflection and research on these practices, in a qualitative research. On Preschool Education, the carried out activities focused oftenly in the area of expression and communication, including all domains and subdomains that comprise, but focusing a special attention in activities in the field of Oral Language and writing approach; in this, the main methodology used was the exploration of several textual typologies, like the narrative and expositive text, aiming at the development of communicative skills and the exploration of different strategies of familiarization with the written language in Preschool Education. In context of Primary school, the promotion of writing and reading activities using the dramatic narrative, and expository text, had greater prominence involving the development of written and oral communication skills, in order to boost the production of texts with communicative intentions. Both aspects of training intended to promote creative and collaborative writing practices with children. Through the analysis of the activities and the results obtained, we conclude that the strategies adopted by educators influence how children face writing, and it is necessary to promote their approach early on, in order to enhance the development of good communication skills in childhood, whether written or oral, as these will be essential for the future.Leal, Susana da Conceição Miranda Silva MiraRepositório da Universidade dos AçoresGonçalves, Ana Margarida Rodrigues2019-03-20T16:33:21Z2018-12-072018-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5040202136868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:18Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:20.002900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens à escrita e desenvolvimento comunicacional na infância
title Abordagens à escrita e desenvolvimento comunicacional na infância
spellingShingle Abordagens à escrita e desenvolvimento comunicacional na infância
Gonçalves, Ana Margarida Rodrigues
Aprendizagem Escrita
Competência Comunicacional
Educação Pré-escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Escrita Processual
Leitura
Linguagem Escrita
Prática Educativa
Preschool Education
Primary School
Writing Learning
Procedural Writing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Abordagens à escrita e desenvolvimento comunicacional na infância
title_full Abordagens à escrita e desenvolvimento comunicacional na infância
title_fullStr Abordagens à escrita e desenvolvimento comunicacional na infância
title_full_unstemmed Abordagens à escrita e desenvolvimento comunicacional na infância
title_sort Abordagens à escrita e desenvolvimento comunicacional na infância
author Gonçalves, Ana Margarida Rodrigues
author_facet Gonçalves, Ana Margarida Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Susana da Conceição Miranda Silva Mira
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Margarida Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Escrita
Competência Comunicacional
Educação Pré-escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Escrita Processual
Leitura
Linguagem Escrita
Prática Educativa
Preschool Education
Primary School
Writing Learning
Procedural Writing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem Escrita
Competência Comunicacional
Educação Pré-escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Escrita Processual
Leitura
Linguagem Escrita
Prática Educativa
Preschool Education
Primary School
Writing Learning
Procedural Writing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 07 de dezembro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
2018-12-07T00:00:00Z
2019-03-20T16:33:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5040
202136868
url http://hdl.handle.net/10400.3/5040
identifier_str_mv 202136868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130728287436800