As artes visuais na educação: das habilidades às estratégias de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Francisco Baptista
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15485
Resumo: Neste texto propõem-se uma reflexão sobre a educação artística, mais concretamente da expressão plástica e visual e algum dos seus principais problemas a nível teórico e prático. Começando por analisar o percurso do ensino e aprendizagem ao longo da história, questionamos hoje, as suas práticas, entre o ensino tradicional e a necessidade de encontrar caminhos alternativos, adequados a um mundo em permanente mudança. Tenta-se perceber a conceção de arte, de onde partimos e a sua importância nas práticas educativas, bem como a influência da conceção filosófica do ser humano por parte dos professores e educadores, em relação à forma como abordam as propostas educativas que desenvolvem.
id RCAP_c8a06ebe5a9a1a3fba0e5d90396c5789
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As artes visuais na educação: das habilidades às estratégias de conhecimentoArtes visuaisEducação artísticaExpressão plástica e visualModelos de ensino-aprendizagemNeste texto propõem-se uma reflexão sobre a educação artística, mais concretamente da expressão plástica e visual e algum dos seus principais problemas a nível teórico e prático. Começando por analisar o percurso do ensino e aprendizagem ao longo da história, questionamos hoje, as suas práticas, entre o ensino tradicional e a necessidade de encontrar caminhos alternativos, adequados a um mundo em permanente mudança. Tenta-se perceber a conceção de arte, de onde partimos e a sua importância nas práticas educativas, bem como a influência da conceção filosófica do ser humano por parte dos professores e educadores, em relação à forma como abordam as propostas educativas que desenvolvem.SapientiaGil, Francisco Baptista2021-05-17T11:37:16Z2021-052021-05-15T11:18:27Z2021-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15485por2184-5492cv-prod-253479910.23882/DI2156info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:54Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:20.839618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As artes visuais na educação: das habilidades às estratégias de conhecimento
title As artes visuais na educação: das habilidades às estratégias de conhecimento
spellingShingle As artes visuais na educação: das habilidades às estratégias de conhecimento
Gil, Francisco Baptista
Artes visuais
Educação artística
Expressão plástica e visual
Modelos de ensino-aprendizagem
title_short As artes visuais na educação: das habilidades às estratégias de conhecimento
title_full As artes visuais na educação: das habilidades às estratégias de conhecimento
title_fullStr As artes visuais na educação: das habilidades às estratégias de conhecimento
title_full_unstemmed As artes visuais na educação: das habilidades às estratégias de conhecimento
title_sort As artes visuais na educação: das habilidades às estratégias de conhecimento
author Gil, Francisco Baptista
author_facet Gil, Francisco Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Francisco Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Educação artística
Expressão plástica e visual
Modelos de ensino-aprendizagem
topic Artes visuais
Educação artística
Expressão plástica e visual
Modelos de ensino-aprendizagem
description Neste texto propõem-se uma reflexão sobre a educação artística, mais concretamente da expressão plástica e visual e algum dos seus principais problemas a nível teórico e prático. Começando por analisar o percurso do ensino e aprendizagem ao longo da história, questionamos hoje, as suas práticas, entre o ensino tradicional e a necessidade de encontrar caminhos alternativos, adequados a um mundo em permanente mudança. Tenta-se perceber a conceção de arte, de onde partimos e a sua importância nas práticas educativas, bem como a influência da conceção filosófica do ser humano por parte dos professores e educadores, em relação à forma como abordam as propostas educativas que desenvolvem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-17T11:37:16Z
2021-05
2021-05-15T11:18:27Z
2021-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/15485
url http://hdl.handle.net/10400.1/15485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-5492
cv-prod-2534799
10.23882/DI2156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133304741429248