Do lixo à obra de arte: reutilização como recurso em artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varandas, Paula Sofia dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1591
Resumo: “Do lixo à Obra de Arte” é o nome que dá título ao relatório de estágio, que surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Apresenta-se dividido em duas partes, tendo a primeira por objetivo abordar a utilização de reciclagem e materiais reutilizáveis nas disciplinas de artes visuais, realçando também a importância social e educativa que tem vindo a ocupar no processo de ensino/aprendizagem. O envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem, através de atividades que proporcionem a criação de algo novo a partir do “descartável”, pode combater a falta de interesse e a consequente desvalorização das disciplinas de artes. Estas atividades lúdicas e práticas quando bem utilizadas podem transformar-se em estratégias que facilitam o trabalho pedagógico e contribuam para a construção do conhecimento. Aliar a utilização de objectos e materiais de uso quotidiano com técnicas dominantes na área das artes, incentiva o aluno a empregar comportamentos positivos visando a preservação do ambiente e a valorização da arte de re-criar. A segunda parte refere-se a todas as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, na Escola Secundário c/ 3º Ciclo do Fundão, no ano letivo 2012/2013, em disciplinas integrantes de dois ciclos de ensino. A disciplina de Educação Visual numa turma de 8º ano e Desenho A numa turma de 12º ano no curso cientifico-humanístico de Artes Visuais. Anexos e Apêndices encontram-se em CD na contracapa deste documento. Em apêndices, importante complemento, estão todos os documentos desenvolvidos pela autora deste relatório, nomeadamente, planificações (a longo, medio e curto prazo), aulas preparadas, fotografias dos trabalhos dos alunos, atividades extracurriculares, entre outros mencionados ao longo do texto.
id RCAP_3dd8fff87a0057cafdf2750d6469fe21
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1591
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do lixo à obra de arte: reutilização como recurso em artes visuaisPrática de ensino supervisionada: educação visual, 8º ano, desenho A, 12º anoArtes visuais - Estágio pedagógicoArtes visuais - Prática de ensino supervisionadoArtes visuais - Ensino - Reciclagem de materiaisEducação artística - Reutilização de materiaisEducação visualEducação artística“Do lixo à Obra de Arte” é o nome que dá título ao relatório de estágio, que surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Apresenta-se dividido em duas partes, tendo a primeira por objetivo abordar a utilização de reciclagem e materiais reutilizáveis nas disciplinas de artes visuais, realçando também a importância social e educativa que tem vindo a ocupar no processo de ensino/aprendizagem. O envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem, através de atividades que proporcionem a criação de algo novo a partir do “descartável”, pode combater a falta de interesse e a consequente desvalorização das disciplinas de artes. Estas atividades lúdicas e práticas quando bem utilizadas podem transformar-se em estratégias que facilitam o trabalho pedagógico e contribuam para a construção do conhecimento. Aliar a utilização de objectos e materiais de uso quotidiano com técnicas dominantes na área das artes, incentiva o aluno a empregar comportamentos positivos visando a preservação do ambiente e a valorização da arte de re-criar. A segunda parte refere-se a todas as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, na Escola Secundário c/ 3º Ciclo do Fundão, no ano letivo 2012/2013, em disciplinas integrantes de dois ciclos de ensino. A disciplina de Educação Visual numa turma de 8º ano e Desenho A numa turma de 12º ano no curso cientifico-humanístico de Artes Visuais. Anexos e Apêndices encontram-se em CD na contracapa deste documento. Em apêndices, importante complemento, estão todos os documentos desenvolvidos pela autora deste relatório, nomeadamente, planificações (a longo, medio e curto prazo), aulas preparadas, fotografias dos trabalhos dos alunos, atividades extracurriculares, entre outros mencionados ao longo do texto.“"From Garbage to Artwork" is the name that gives title to the pedagogical report, which comes as part of the Master´s degree in Teaching Visual Arts in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. It is presented in two parts, with the first part it is intended to address the use of recycling and recyclable materials in the visual arts subjects, emphasizing the social and educational importance that has come to occupy in the process of teaching/learning. The involvement of students in the learning process through activities that enable the creation of something new through the “disposable”, can combat the lack of interest and the consequent devaluation of arts subjects. These recreational and practical subjects when used properly can turn into strategies that help the pedagogical work and contribute to the construction of knowledge. Combining the use of everyday objects with dominant techniques in the arts area encourage students to use positive behavior aimed at preserving the environment and the appreciation of the art of re-creation. The second part of this work refers to all activities made during the Supervised Teaching Practice in Fundão Secondary School /3rd Cycle, in the academic year 2012/2013, in both cycles of teaching: the subjects of Visual Education (8th grade) and Drawing (12th grade) in the scientific-humanistic Visual Arts course. At appendixes (all stored in a CD, in the inside folder of this report) will be all activities planning’s, work sheets, evaluation accounts, photographic registration of ongoing classes and work done by students in the classroom and extracurricular activities accompanied by the author of this report.Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraBranco, Luís António de MatosuBibliorumVarandas, Paula Sofia dos Santos2014-02-05T10:25:26Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:14Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:23.443117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do lixo à obra de arte: reutilização como recurso em artes visuais
Prática de ensino supervisionada: educação visual, 8º ano, desenho A, 12º ano
title Do lixo à obra de arte: reutilização como recurso em artes visuais
spellingShingle Do lixo à obra de arte: reutilização como recurso em artes visuais
Varandas, Paula Sofia dos Santos
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de ensino supervisionado
Artes visuais - Ensino - Reciclagem de materiais
Educação artística - Reutilização de materiais
Educação visual
Educação artística
title_short Do lixo à obra de arte: reutilização como recurso em artes visuais
title_full Do lixo à obra de arte: reutilização como recurso em artes visuais
title_fullStr Do lixo à obra de arte: reutilização como recurso em artes visuais
title_full_unstemmed Do lixo à obra de arte: reutilização como recurso em artes visuais
title_sort Do lixo à obra de arte: reutilização como recurso em artes visuais
author Varandas, Paula Sofia dos Santos
author_facet Varandas, Paula Sofia dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira
Branco, Luís António de Matos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Varandas, Paula Sofia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de ensino supervisionado
Artes visuais - Ensino - Reciclagem de materiais
Educação artística - Reutilização de materiais
Educação visual
Educação artística
topic Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de ensino supervisionado
Artes visuais - Ensino - Reciclagem de materiais
Educação artística - Reutilização de materiais
Educação visual
Educação artística
description “Do lixo à Obra de Arte” é o nome que dá título ao relatório de estágio, que surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Apresenta-se dividido em duas partes, tendo a primeira por objetivo abordar a utilização de reciclagem e materiais reutilizáveis nas disciplinas de artes visuais, realçando também a importância social e educativa que tem vindo a ocupar no processo de ensino/aprendizagem. O envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem, através de atividades que proporcionem a criação de algo novo a partir do “descartável”, pode combater a falta de interesse e a consequente desvalorização das disciplinas de artes. Estas atividades lúdicas e práticas quando bem utilizadas podem transformar-se em estratégias que facilitam o trabalho pedagógico e contribuam para a construção do conhecimento. Aliar a utilização de objectos e materiais de uso quotidiano com técnicas dominantes na área das artes, incentiva o aluno a empregar comportamentos positivos visando a preservação do ambiente e a valorização da arte de re-criar. A segunda parte refere-se a todas as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, na Escola Secundário c/ 3º Ciclo do Fundão, no ano letivo 2012/2013, em disciplinas integrantes de dois ciclos de ensino. A disciplina de Educação Visual numa turma de 8º ano e Desenho A numa turma de 12º ano no curso cientifico-humanístico de Artes Visuais. Anexos e Apêndices encontram-se em CD na contracapa deste documento. Em apêndices, importante complemento, estão todos os documentos desenvolvidos pela autora deste relatório, nomeadamente, planificações (a longo, medio e curto prazo), aulas preparadas, fotografias dos trabalhos dos alunos, atividades extracurriculares, entre outros mencionados ao longo do texto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
2014-02-05T10:25:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1591
url http://hdl.handle.net/10400.6/1591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136333150552064