Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandra Maria Souto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11272
Resumo: Para melhor compreender comportamentos de pais e professores de crianças e adolescentes com PEA, se torna necessário pesquisar suas crenças, que de forma direta e indireta os afetam. Ao evidenciar tais crenças, necessário também pesquisar a importância de colaboração entre pais e professores para melhor compreensão e aceitação dessas crianças em suas possibilidades subjetivas e educacionais; portanto inclusivas. Para tanto, optou-se por revisão de livros e textos escritos por pesquisadores e por pais de crianças/adolescentes com PEA, filmes e documentários que tenham em seu conteúdo o mundo vivido por eles e que a muito permeiam o imaginário social. E por último, e não menos importante foi realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 (cinco) pais e 5 (cinco) professores de crianças/adolescentes com PEA da cidade de Vitória/ES -Brasil; colaborando com esse entendimento. Os resultados encontrados confirmam que, apesar de diferentes crenças e comportamentos, pais e professores seguem buscando colaborarem entre si para que as crianças/adolescentes se desenvolvam e sejam felizes em seu mundo; no nosso mundo. Entendem também que há muito a ser feito, exigindo maior disponibilidade em dedicação, aceitação e afeto. O estudo sugere possibilidade de continuidade, explorando o comprometimento de toda sociedade.
id RCAP_c8a0d5c85b55377a1454bde1762fe772
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/11272
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEAPais/professores de crianças/adolescentes com PEACrenças/comportamentosColaboraçãoParents/teachers of children/adolescents with ASDBeliefs/behaviorsCollaborationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoPara melhor compreender comportamentos de pais e professores de crianças e adolescentes com PEA, se torna necessário pesquisar suas crenças, que de forma direta e indireta os afetam. Ao evidenciar tais crenças, necessário também pesquisar a importância de colaboração entre pais e professores para melhor compreensão e aceitação dessas crianças em suas possibilidades subjetivas e educacionais; portanto inclusivas. Para tanto, optou-se por revisão de livros e textos escritos por pesquisadores e por pais de crianças/adolescentes com PEA, filmes e documentários que tenham em seu conteúdo o mundo vivido por eles e que a muito permeiam o imaginário social. E por último, e não menos importante foi realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 (cinco) pais e 5 (cinco) professores de crianças/adolescentes com PEA da cidade de Vitória/ES -Brasil; colaborando com esse entendimento. Os resultados encontrados confirmam que, apesar de diferentes crenças e comportamentos, pais e professores seguem buscando colaborarem entre si para que as crianças/adolescentes se desenvolvam e sejam felizes em seu mundo; no nosso mundo. Entendem também que há muito a ser feito, exigindo maior disponibilidade em dedicação, aceitação e afeto. O estudo sugere possibilidade de continuidade, explorando o comprometimento de toda sociedade.To better understand the behavior of parents and teachers of children and adolescents with ASD, it is necessary to research their beliefs, which directly and indirectly affect them. By evidencing such beliefs, it is also necessary to research the importance of collaboration between parents and teachers for a better understanding and acceptance of these children in their subjective and educational possibilities; therefore inclusive. To this end, we chose to review books and texts written by researchers and parents of children/adolescents with ASD, movies and documentaries that have in their content the world experienced by them and that have long permeated the social imaginary. Last but not least, semi-structured interviews were held with 5 (five) parents and 5 (five) teachers of children/adolescents with ASD in the city of Vitória/ES - Brazil; collaborating with this understanding. The results found confirm that, despite different beliefs and behaviors, parents and teachers continue seeking to collaborate with each other so that the children/adolescents to develop and be happy in their world; in our world. They also understand that there is much to be done, requiring more availability in dedication, acceptance and affection. The study suggests the possibility of continuity, exploring the commitment of the whole society.Marinho, SusanaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCosta, Sandra Maria Souto2022-10-21T12:31:46Z2021-11-162021-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11272TID:202980480pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:39Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:13:56.370932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA
title Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA
spellingShingle Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA
Costa, Sandra Maria Souto
Pais/professores de crianças/adolescentes com PEA
Crenças/comportamentos
Colaboração
Parents/teachers of children/adolescents with ASD
Beliefs/behaviors
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA
title_full Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA
title_fullStr Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA
title_full_unstemmed Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA
title_sort Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA
author Costa, Sandra Maria Souto
author_facet Costa, Sandra Maria Souto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marinho, Susana
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sandra Maria Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Pais/professores de crianças/adolescentes com PEA
Crenças/comportamentos
Colaboração
Parents/teachers of children/adolescents with ASD
Beliefs/behaviors
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pais/professores de crianças/adolescentes com PEA
Crenças/comportamentos
Colaboração
Parents/teachers of children/adolescents with ASD
Beliefs/behaviors
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Para melhor compreender comportamentos de pais e professores de crianças e adolescentes com PEA, se torna necessário pesquisar suas crenças, que de forma direta e indireta os afetam. Ao evidenciar tais crenças, necessário também pesquisar a importância de colaboração entre pais e professores para melhor compreensão e aceitação dessas crianças em suas possibilidades subjetivas e educacionais; portanto inclusivas. Para tanto, optou-se por revisão de livros e textos escritos por pesquisadores e por pais de crianças/adolescentes com PEA, filmes e documentários que tenham em seu conteúdo o mundo vivido por eles e que a muito permeiam o imaginário social. E por último, e não menos importante foi realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 (cinco) pais e 5 (cinco) professores de crianças/adolescentes com PEA da cidade de Vitória/ES -Brasil; colaborando com esse entendimento. Os resultados encontrados confirmam que, apesar de diferentes crenças e comportamentos, pais e professores seguem buscando colaborarem entre si para que as crianças/adolescentes se desenvolvam e sejam felizes em seu mundo; no nosso mundo. Entendem também que há muito a ser feito, exigindo maior disponibilidade em dedicação, aceitação e afeto. O estudo sugere possibilidade de continuidade, explorando o comprometimento de toda sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16
2021-11-16T00:00:00Z
2022-10-21T12:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/11272
TID:202980480
url http://hdl.handle.net/10284/11272
identifier_str_mv TID:202980480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130592840777729