Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/11272 |
Resumo: | Para melhor compreender comportamentos de pais e professores de crianças e adolescentes com PEA, se torna necessário pesquisar suas crenças, que de forma direta e indireta os afetam. Ao evidenciar tais crenças, necessário também pesquisar a importância de colaboração entre pais e professores para melhor compreensão e aceitação dessas crianças em suas possibilidades subjetivas e educacionais; portanto inclusivas. Para tanto, optou-se por revisão de livros e textos escritos por pesquisadores e por pais de crianças/adolescentes com PEA, filmes e documentários que tenham em seu conteúdo o mundo vivido por eles e que a muito permeiam o imaginário social. E por último, e não menos importante foi realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 (cinco) pais e 5 (cinco) professores de crianças/adolescentes com PEA da cidade de Vitória/ES -Brasil; colaborando com esse entendimento. Os resultados encontrados confirmam que, apesar de diferentes crenças e comportamentos, pais e professores seguem buscando colaborarem entre si para que as crianças/adolescentes se desenvolvam e sejam felizes em seu mundo; no nosso mundo. Entendem também que há muito a ser feito, exigindo maior disponibilidade em dedicação, aceitação e afeto. O estudo sugere possibilidade de continuidade, explorando o comprometimento de toda sociedade. |
id |
RCAP_c8a0d5c85b55377a1454bde1762fe772 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/11272 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEAPais/professores de crianças/adolescentes com PEACrenças/comportamentosColaboraçãoParents/teachers of children/adolescents with ASDBeliefs/behaviorsCollaborationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoPara melhor compreender comportamentos de pais e professores de crianças e adolescentes com PEA, se torna necessário pesquisar suas crenças, que de forma direta e indireta os afetam. Ao evidenciar tais crenças, necessário também pesquisar a importância de colaboração entre pais e professores para melhor compreensão e aceitação dessas crianças em suas possibilidades subjetivas e educacionais; portanto inclusivas. Para tanto, optou-se por revisão de livros e textos escritos por pesquisadores e por pais de crianças/adolescentes com PEA, filmes e documentários que tenham em seu conteúdo o mundo vivido por eles e que a muito permeiam o imaginário social. E por último, e não menos importante foi realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 (cinco) pais e 5 (cinco) professores de crianças/adolescentes com PEA da cidade de Vitória/ES -Brasil; colaborando com esse entendimento. Os resultados encontrados confirmam que, apesar de diferentes crenças e comportamentos, pais e professores seguem buscando colaborarem entre si para que as crianças/adolescentes se desenvolvam e sejam felizes em seu mundo; no nosso mundo. Entendem também que há muito a ser feito, exigindo maior disponibilidade em dedicação, aceitação e afeto. O estudo sugere possibilidade de continuidade, explorando o comprometimento de toda sociedade.To better understand the behavior of parents and teachers of children and adolescents with ASD, it is necessary to research their beliefs, which directly and indirectly affect them. By evidencing such beliefs, it is also necessary to research the importance of collaboration between parents and teachers for a better understanding and acceptance of these children in their subjective and educational possibilities; therefore inclusive. To this end, we chose to review books and texts written by researchers and parents of children/adolescents with ASD, movies and documentaries that have in their content the world experienced by them and that have long permeated the social imaginary. Last but not least, semi-structured interviews were held with 5 (five) parents and 5 (five) teachers of children/adolescents with ASD in the city of Vitória/ES - Brazil; collaborating with this understanding. The results found confirm that, despite different beliefs and behaviors, parents and teachers continue seeking to collaborate with each other so that the children/adolescents to develop and be happy in their world; in our world. They also understand that there is much to be done, requiring more availability in dedication, acceptance and affection. The study suggests the possibility of continuity, exploring the commitment of the whole society.Marinho, SusanaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCosta, Sandra Maria Souto2022-10-21T12:31:46Z2021-11-162021-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11272TID:202980480pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:39Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:13:56.370932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA |
title |
Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA |
spellingShingle |
Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA Costa, Sandra Maria Souto Pais/professores de crianças/adolescentes com PEA Crenças/comportamentos Colaboração Parents/teachers of children/adolescents with ASD Beliefs/behaviors Collaboration Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA |
title_full |
Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA |
title_fullStr |
Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA |
title_full_unstemmed |
Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA |
title_sort |
Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEA |
author |
Costa, Sandra Maria Souto |
author_facet |
Costa, Sandra Maria Souto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marinho, Susana Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sandra Maria Souto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pais/professores de crianças/adolescentes com PEA Crenças/comportamentos Colaboração Parents/teachers of children/adolescents with ASD Beliefs/behaviors Collaboration Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Pais/professores de crianças/adolescentes com PEA Crenças/comportamentos Colaboração Parents/teachers of children/adolescents with ASD Beliefs/behaviors Collaboration Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Para melhor compreender comportamentos de pais e professores de crianças e adolescentes com PEA, se torna necessário pesquisar suas crenças, que de forma direta e indireta os afetam. Ao evidenciar tais crenças, necessário também pesquisar a importância de colaboração entre pais e professores para melhor compreensão e aceitação dessas crianças em suas possibilidades subjetivas e educacionais; portanto inclusivas. Para tanto, optou-se por revisão de livros e textos escritos por pesquisadores e por pais de crianças/adolescentes com PEA, filmes e documentários que tenham em seu conteúdo o mundo vivido por eles e que a muito permeiam o imaginário social. E por último, e não menos importante foi realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 (cinco) pais e 5 (cinco) professores de crianças/adolescentes com PEA da cidade de Vitória/ES -Brasil; colaborando com esse entendimento. Os resultados encontrados confirmam que, apesar de diferentes crenças e comportamentos, pais e professores seguem buscando colaborarem entre si para que as crianças/adolescentes se desenvolvam e sejam felizes em seu mundo; no nosso mundo. Entendem também que há muito a ser feito, exigindo maior disponibilidade em dedicação, aceitação e afeto. O estudo sugere possibilidade de continuidade, explorando o comprometimento de toda sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-16 2021-11-16T00:00:00Z 2022-10-21T12:31:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/11272 TID:202980480 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/11272 |
identifier_str_mv |
TID:202980480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130592840777729 |