Perturbação da hiperatividade e défice de atenção:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capucho, Lígia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28214
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II. No estágio em jardim-de-infância o projeto de intervenção foi a criação de uma biblioteca e em 1º ciclo foi sobre ciências experimentais, “Experimenta e aprende”. Através da observação realizada nos estágios, designadamente no estágio em 1º ciclo, a problemática da Hiperatividade e Défice de Atenção observada em dois alunos, formou o anseio de pesquisar e aprofundar o assunto. A forma significativa como afeta o comportamento das crianças e o seu rendimento escolar é um dos temas que merece grande destaque. Considera-se assim, importante, a reflexão sobre as dificuldades que lhe estão subjacentes. Através desta investigação pretendeu-se investigar e compreender as causas e perspetivas de vários intervenientes que convivem com esta perturbação. A investigação teve como ponto de partida dois alunos diagnosticados com PHDA e tratou-se de dois estudos de caso. A metodologia utilizada foi a qualitativa e as técnicas foram: o diário de bordo, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Com o presente estudo pode-se concluir que a PHDA é um transtorno caracterizado por um padrão de comportamentos com um índice de gravidade maior ou menor e com sintomas que podem ser: falta de atenção, impulsividade e hiperatividade, contudo, cada criança é única e apresenta um conjunto de variantes que a tornam singular. A junção de vários sintomas, o índice de gravidade, o diagnóstico, a família e o ambiente escolar têm uma influência muito significativa na vida de uma criança com PHDA. Nesta investigação não houve a pretensão de apresentar todas as questões relacionadas com a problemática, mas sim, dar a conhecer a perspetiva da professora titular, do professor de Ensino Especial e dos pais, sobre o comportamento e as dificuldades a nível escolar dos dois alunos envolvidos no estudo.
id RCAP_c8a2e80d7e48e9a3dffa26292c493c1f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perturbação da hiperatividade e défice de atenção:dois estudos de caso. Perspetiva de pais e professores envolvidosGrupo/turmaHiperatividade e défice de atençãoProfessoresPaisComportamento e aprendizagem.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II. No estágio em jardim-de-infância o projeto de intervenção foi a criação de uma biblioteca e em 1º ciclo foi sobre ciências experimentais, “Experimenta e aprende”. Através da observação realizada nos estágios, designadamente no estágio em 1º ciclo, a problemática da Hiperatividade e Défice de Atenção observada em dois alunos, formou o anseio de pesquisar e aprofundar o assunto. A forma significativa como afeta o comportamento das crianças e o seu rendimento escolar é um dos temas que merece grande destaque. Considera-se assim, importante, a reflexão sobre as dificuldades que lhe estão subjacentes. Através desta investigação pretendeu-se investigar e compreender as causas e perspetivas de vários intervenientes que convivem com esta perturbação. A investigação teve como ponto de partida dois alunos diagnosticados com PHDA e tratou-se de dois estudos de caso. A metodologia utilizada foi a qualitativa e as técnicas foram: o diário de bordo, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Com o presente estudo pode-se concluir que a PHDA é um transtorno caracterizado por um padrão de comportamentos com um índice de gravidade maior ou menor e com sintomas que podem ser: falta de atenção, impulsividade e hiperatividade, contudo, cada criança é única e apresenta um conjunto de variantes que a tornam singular. A junção de vários sintomas, o índice de gravidade, o diagnóstico, a família e o ambiente escolar têm uma influência muito significativa na vida de uma criança com PHDA. Nesta investigação não houve a pretensão de apresentar todas as questões relacionadas com a problemática, mas sim, dar a conhecer a perspetiva da professora titular, do professor de Ensino Especial e dos pais, sobre o comportamento e as dificuldades a nível escolar dos dois alunos envolvidos no estudo.Nogueira, ClementinaRepositório ComumCapucho, Lígia2019-04-09T17:47:39Z2019-02-212019-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28214TID:202212297porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:15.151853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perturbação da hiperatividade e défice de atenção:
dois estudos de caso. Perspetiva de pais e professores envolvidos
title Perturbação da hiperatividade e défice de atenção:
spellingShingle Perturbação da hiperatividade e défice de atenção:
Capucho, Lígia
Grupo/turma
Hiperatividade e défice de atenção
Professores
Pais
Comportamento e aprendizagem.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Perturbação da hiperatividade e défice de atenção:
title_full Perturbação da hiperatividade e défice de atenção:
title_fullStr Perturbação da hiperatividade e défice de atenção:
title_full_unstemmed Perturbação da hiperatividade e défice de atenção:
title_sort Perturbação da hiperatividade e défice de atenção:
author Capucho, Lígia
author_facet Capucho, Lígia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Clementina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Capucho, Lígia
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo/turma
Hiperatividade e défice de atenção
Professores
Pais
Comportamento e aprendizagem.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Grupo/turma
Hiperatividade e défice de atenção
Professores
Pais
Comportamento e aprendizagem.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II. No estágio em jardim-de-infância o projeto de intervenção foi a criação de uma biblioteca e em 1º ciclo foi sobre ciências experimentais, “Experimenta e aprende”. Através da observação realizada nos estágios, designadamente no estágio em 1º ciclo, a problemática da Hiperatividade e Défice de Atenção observada em dois alunos, formou o anseio de pesquisar e aprofundar o assunto. A forma significativa como afeta o comportamento das crianças e o seu rendimento escolar é um dos temas que merece grande destaque. Considera-se assim, importante, a reflexão sobre as dificuldades que lhe estão subjacentes. Através desta investigação pretendeu-se investigar e compreender as causas e perspetivas de vários intervenientes que convivem com esta perturbação. A investigação teve como ponto de partida dois alunos diagnosticados com PHDA e tratou-se de dois estudos de caso. A metodologia utilizada foi a qualitativa e as técnicas foram: o diário de bordo, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Com o presente estudo pode-se concluir que a PHDA é um transtorno caracterizado por um padrão de comportamentos com um índice de gravidade maior ou menor e com sintomas que podem ser: falta de atenção, impulsividade e hiperatividade, contudo, cada criança é única e apresenta um conjunto de variantes que a tornam singular. A junção de vários sintomas, o índice de gravidade, o diagnóstico, a família e o ambiente escolar têm uma influência muito significativa na vida de uma criança com PHDA. Nesta investigação não houve a pretensão de apresentar todas as questões relacionadas com a problemática, mas sim, dar a conhecer a perspetiva da professora titular, do professor de Ensino Especial e dos pais, sobre o comportamento e as dificuldades a nível escolar dos dois alunos envolvidos no estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-09T17:47:39Z
2019-02-21
2019-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28214
TID:202212297
url http://hdl.handle.net/10400.26/28214
identifier_str_mv TID:202212297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134916558979072