Oportunidades de expansão da rede ferroviária da AML

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gugg, Patrick Thomas Fonseca
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/163516
Resumo: Num período em que a ação climática ganha cada vez maior protagonismo, a mobilidade revela-se como um fator-chave para reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. Os sistemas de transporte metropolitanos podem desempenhar um papel fundamental na movimentação de passageiros de forma mais sustentável, oferecendo um serviço de elevada capacidade e frequência, em território densamente povoado. Na Área Metropolitana de Lisboa (AML), o sistema de transportes públicos não consegue responder às necessidades da população, resultando numa utilização predominante do automóvel e consequente elevado nível de congestionamento, poluição do ar e sonora. De forma a contrariar essa tendência, interessa promover meios de transporte público de elevado desempenho, em particular o modo ferroviário. É objetivo desta dissertação identificar as lacunas na rede de transportes públicos na AML explorando propostas de melhoria da rede ferroviária metropolitana. Com base na doutrina e nas melhores práticas reportadas na literatura, identificaram- se os focos com maiores carências na mobilidade, recorrendo a uma metodologia baseada em SIG. Identificadas 8 lacunas principais, apresentaram-se 18 soluções, incluindo linhas novas a extensões de redes existentes. Conclui-se que é possível ampliar de 33% para 65% a população ao alcance de um modo ferroviário, reduzindo entre 11% a 15% a circulação de veículos individuais na AML. Perspetiva-se que numa lógica de rede integrada e intermodal seja possível melhorar ainda estes indicadores.
id RCAP_c8aa891d4a6631fbc1b4deea05b037c9
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/163516
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Oportunidades de expansão da rede ferroviária da AMLGISFerroviaÁrea Metropolitana de Lisboa (AML)Mobilidade UrbanaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do AmbienteNum período em que a ação climática ganha cada vez maior protagonismo, a mobilidade revela-se como um fator-chave para reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. Os sistemas de transporte metropolitanos podem desempenhar um papel fundamental na movimentação de passageiros de forma mais sustentável, oferecendo um serviço de elevada capacidade e frequência, em território densamente povoado. Na Área Metropolitana de Lisboa (AML), o sistema de transportes públicos não consegue responder às necessidades da população, resultando numa utilização predominante do automóvel e consequente elevado nível de congestionamento, poluição do ar e sonora. De forma a contrariar essa tendência, interessa promover meios de transporte público de elevado desempenho, em particular o modo ferroviário. É objetivo desta dissertação identificar as lacunas na rede de transportes públicos na AML explorando propostas de melhoria da rede ferroviária metropolitana. Com base na doutrina e nas melhores práticas reportadas na literatura, identificaram- se os focos com maiores carências na mobilidade, recorrendo a uma metodologia baseada em SIG. Identificadas 8 lacunas principais, apresentaram-se 18 soluções, incluindo linhas novas a extensões de redes existentes. Conclui-se que é possível ampliar de 33% para 65% a população ao alcance de um modo ferroviário, reduzindo entre 11% a 15% a circulação de veículos individuais na AML. Perspetiva-se que numa lógica de rede integrada e intermodal seja possível melhorar ainda estes indicadores.At a time when climate action is becoming increasingly important, mobility is proving to be a key factor in reducing greenhouse gas emissions. Metropolitan transport systems can play a fundamental role in moving passengers in a more sustainable way, offering a high-capacity and frequent service in densely populated territory. In the Lisbon Metropolitan Area (AML), the public transport system is unable to meet the needs of the population, resulting in a predominant use of the car and a consequent high level of congestion, air and noise pollution. In order to counteract this trend, it is important to promote high-performance public transport, particularly rail. The aim of this dissertation is to identify the gaps in the AML public transport network and explore proposals for improving the metropolitan rail network. Based on the doctrine and best practices reported in the literature, the areas with the greatest shortcomings in mobility were identified using a GIS-based methodology. After identifying 8 main gaps, 18 solutions were presented, including new lines and extensions to existing networks. The conclusion is that it is possible to increase the population within reach of rail from 33% to 65%, reducing the circulation of individual vehicles in the AML by between 11% and 15%. It is hoped that with an integrated, intermodal network it will be possible to improve these indicators even further.Melo, JoãoZúquete, EduardoRUNGugg, Patrick Thomas Fonseca2024-02-14T11:52:18Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/163516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:47:04Zoai:run.unl.pt:10362/163516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:59:26.598774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Oportunidades de expansão da rede ferroviária da AML
title Oportunidades de expansão da rede ferroviária da AML
spellingShingle Oportunidades de expansão da rede ferroviária da AML
Gugg, Patrick Thomas Fonseca
GIS
Ferrovia
Área Metropolitana de Lisboa (AML)
Mobilidade Urbana
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
title_short Oportunidades de expansão da rede ferroviária da AML
title_full Oportunidades de expansão da rede ferroviária da AML
title_fullStr Oportunidades de expansão da rede ferroviária da AML
title_full_unstemmed Oportunidades de expansão da rede ferroviária da AML
title_sort Oportunidades de expansão da rede ferroviária da AML
author Gugg, Patrick Thomas Fonseca
author_facet Gugg, Patrick Thomas Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, João
Zúquete, Eduardo
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gugg, Patrick Thomas Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv GIS
Ferrovia
Área Metropolitana de Lisboa (AML)
Mobilidade Urbana
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
topic GIS
Ferrovia
Área Metropolitana de Lisboa (AML)
Mobilidade Urbana
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
description Num período em que a ação climática ganha cada vez maior protagonismo, a mobilidade revela-se como um fator-chave para reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. Os sistemas de transporte metropolitanos podem desempenhar um papel fundamental na movimentação de passageiros de forma mais sustentável, oferecendo um serviço de elevada capacidade e frequência, em território densamente povoado. Na Área Metropolitana de Lisboa (AML), o sistema de transportes públicos não consegue responder às necessidades da população, resultando numa utilização predominante do automóvel e consequente elevado nível de congestionamento, poluição do ar e sonora. De forma a contrariar essa tendência, interessa promover meios de transporte público de elevado desempenho, em particular o modo ferroviário. É objetivo desta dissertação identificar as lacunas na rede de transportes públicos na AML explorando propostas de melhoria da rede ferroviária metropolitana. Com base na doutrina e nas melhores práticas reportadas na literatura, identificaram- se os focos com maiores carências na mobilidade, recorrendo a uma metodologia baseada em SIG. Identificadas 8 lacunas principais, apresentaram-se 18 soluções, incluindo linhas novas a extensões de redes existentes. Conclui-se que é possível ampliar de 33% para 65% a população ao alcance de um modo ferroviário, reduzindo entre 11% a 15% a circulação de veículos individuais na AML. Perspetiva-se que numa lógica de rede integrada e intermodal seja possível melhorar ainda estes indicadores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11
2023-11-01T00:00:00Z
2024-02-14T11:52:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/163516
url http://hdl.handle.net/10362/163516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138173739073536