Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos com ensino secundário José Falcão - Miranda do CCorvo, com a turma do .º c - ano letivo 2018/2019 - atitudes dos alunos face à inclusão: estudo comparativo da perceção dos alunos, antes e após a aplicação de uma atividade inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, João Filipe Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93454
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_c8af8f7a2c9a1f144b13a788bfb5c55d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93454
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos com ensino secundário José Falcão - Miranda do CCorvo, com a turma do .º c - ano letivo 2018/2019 - atitudes dos alunos face à inclusão: estudo comparativo da perceção dos alunos, antes e após a aplicação de uma atividade inclusivaSTAGE REPORT DEVELOPED IN THE BASIC SCHOOL OF THE 2ND AND 3ND CYCLES WITH SECONDARY EDUCATION JOSÉ FALCÃO - MIRANDA DO CORVO, WITH THE 7TH C - LEARNING YEAR 2018/2019 - ATTITUDES OF THE STUDENTS FACE TO INCLUSION: COMPARATIVE STUDY OF THE PERCEPTION OF STUDENTS , BEFORE AND AFTER THE APPLICATION OF AN INCLUSIVE ACTIVITYEducação FísicaInclusãoNecessidades EducativasProcesso de ensino-aprendizagemReflexãoPhysical EducationInclusionEducational NeedsTeaching-learning processReflectionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico, sendo o primeiro contacto que o futuro docente tem com o ensino, revela-se um momento fulcral no percurso profissional que aqui se inicia. Inserido no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra, o Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos com Ensino Secundário José Falcão, em Miranda do Corvo, durante o ano letivo de 2018/2019, na turma C do 7.º ano.Neste contexto, o presente relatório procura descrever as experiências, o trabalho realizado, as principais dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para as superar ao longo do ano letivo. Com esse intuito, dividiu-se o relatório em três grandes capítulos, sendo que no capítulo I se apresenta o contexto em que foi realizado o Estágio, no capítulo II é concretizada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e, por fim, no capítulo III, é apresentada uma análise aprofundada do Tema-Problema “Atitudes dos Alunos Face à Inclusão: Estudo comparativo da perceção dos alunos, antes e após a aplicação de uma atividade inclusiva”. Este estudo apresenta como principal objetivo perceber, se após a aplicação de uma atividade de prática inclusiva numa aula de educação física, existirá diferenças face à perceção dos alunos relativamente à inclusão de alunos com Necessidades Educativas nas suas aulas de Educação Física. Com base neste objetivo, procurámos ainda entender, se o facto de o aluno ter um amigo e/ou familiar com deficiência influencia as suas respostas. Outro dos objetivos que procurámos analisar, foi se o nível de competitividade dos alunos afeta as respostas dadas por estes. Concluindo que inicialmente a generalidade as respostas dos alunos foram positivas e após a aplicação da aula inclusiva, existiu uma melhoria das respostas e perceções dos alunos face à inclusão.Teacher Training, as it provides the first experience to a student-teacher in the actual teaching environment, is an important component towards becoming a teacher. The student teaching experience took place in Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos com Ensino Secundário José Falcão in Miranda do Corvo, throughout the school year 2018/2019, in a seventh-grade class, and it is part of the Teacher Training of Physical Education in Basic and Secondary School Program.The aim of this report is to summarise all the experiences and hardwork, the main challenges and the strategies used for overcoming obstacles during the school year. To that end, this report is divided into three main sections. The first one provides backround information about the socio-cultural context of the teaching practice. The purpose of section number two is to discuss and evaluate the student teaching experience itself. Finally, the third section is aimed at presenting a thorough analysis of an empirical study titled “Students’ reactions to inclusiveness: a comparative study of the students’ awareness, before and after being involved in an inclusive activity”. The main objective of this study is to understand if, after the application of an inclusive practice activity in a physical education class, there will be differences regarding the students' perception regarding the inclusion of students with Educational Needs in their Physical Education classes. Based on this objective, we also tried to understand if the fact that the student has a friend and / or family member with a disability influences their answers. Another of the objectives we tried to analyze was whether the level of student competitiveness affects the answers given by them. Concluding that initially the students 'responses were positive and after the application of the inclusive class, there was an improvement of the students' responses and perceptions regarding inclusion.2019-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93454http://hdl.handle.net/10316/93454TID:202673472porLucas, João Filipe Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:46:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:23.135351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos com ensino secundário José Falcão - Miranda do CCorvo, com a turma do .º c - ano letivo 2018/2019 - atitudes dos alunos face à inclusão: estudo comparativo da perceção dos alunos, antes e após a aplicação de uma atividade inclusiva
STAGE REPORT DEVELOPED IN THE BASIC SCHOOL OF THE 2ND AND 3ND CYCLES WITH SECONDARY EDUCATION JOSÉ FALCÃO - MIRANDA DO CORVO, WITH THE 7TH C - LEARNING YEAR 2018/2019 - ATTITUDES OF THE STUDENTS FACE TO INCLUSION: COMPARATIVE STUDY OF THE PERCEPTION OF STUDENTS , BEFORE AND AFTER THE APPLICATION OF AN INCLUSIVE ACTIVITY
title Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos com ensino secundário José Falcão - Miranda do CCorvo, com a turma do .º c - ano letivo 2018/2019 - atitudes dos alunos face à inclusão: estudo comparativo da perceção dos alunos, antes e após a aplicação de uma atividade inclusiva
spellingShingle Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos com ensino secundário José Falcão - Miranda do CCorvo, com a turma do .º c - ano letivo 2018/2019 - atitudes dos alunos face à inclusão: estudo comparativo da perceção dos alunos, antes e após a aplicação de uma atividade inclusiva
Lucas, João Filipe Silva
Educação Física
Inclusão
Necessidades Educativas
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Physical Education
Inclusion
Educational Needs
Teaching-learning process
Reflection
title_short Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos com ensino secundário José Falcão - Miranda do CCorvo, com a turma do .º c - ano letivo 2018/2019 - atitudes dos alunos face à inclusão: estudo comparativo da perceção dos alunos, antes e após a aplicação de uma atividade inclusiva
title_full Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos com ensino secundário José Falcão - Miranda do CCorvo, com a turma do .º c - ano letivo 2018/2019 - atitudes dos alunos face à inclusão: estudo comparativo da perceção dos alunos, antes e após a aplicação de uma atividade inclusiva
title_fullStr Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos com ensino secundário José Falcão - Miranda do CCorvo, com a turma do .º c - ano letivo 2018/2019 - atitudes dos alunos face à inclusão: estudo comparativo da perceção dos alunos, antes e após a aplicação de uma atividade inclusiva
title_full_unstemmed Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos com ensino secundário José Falcão - Miranda do CCorvo, com a turma do .º c - ano letivo 2018/2019 - atitudes dos alunos face à inclusão: estudo comparativo da perceção dos alunos, antes e após a aplicação de uma atividade inclusiva
title_sort Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos com ensino secundário José Falcão - Miranda do CCorvo, com a turma do .º c - ano letivo 2018/2019 - atitudes dos alunos face à inclusão: estudo comparativo da perceção dos alunos, antes e após a aplicação de uma atividade inclusiva
author Lucas, João Filipe Silva
author_facet Lucas, João Filipe Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, João Filipe Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Inclusão
Necessidades Educativas
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Physical Education
Inclusion
Educational Needs
Teaching-learning process
Reflection
topic Educação Física
Inclusão
Necessidades Educativas
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Physical Education
Inclusion
Educational Needs
Teaching-learning process
Reflection
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93454
http://hdl.handle.net/10316/93454
TID:202673472
url http://hdl.handle.net/10316/93454
identifier_str_mv TID:202673472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019871309824