Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºE no ano letivo. "O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano."

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sara Filipa Flaminio Castro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96658
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_a22c4de1401927452844290020b725f3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºE no ano letivo. "O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano."Pedagogical Internship Report developed at Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, with 11 th E class in the school year. The effect of applycation of functional training circuits on the physical condition of 11 th grade students.Estágio PedagógicoReflexãoProcesso de ensino-aprendizagemDesenvolvimentoInvestigaçãoPedagogical InternshipReflectionTeaching-learning processDevelopmentInvestigationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente documento surge no âmbito do 2º ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, conducente ao grau de mestre da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Este relatório constitui uma reflexão do trabalho desempenhado enquanto professores estagiários, no ano letivo 2019/2020, na escola Básica e Secundária Quinta Das Flores em Coimbra, junto da turma E do 11º ano. Com o fim desta etapa torna-se importante refletir acerca do trabalho desenvolvido e das experiências vivenciadas, realizando um balanço crítico. O Estágio Pedagógico possibilitou a experiência da prática do docente em contexto real, o que nos permitiu desenvolver diversos parâmetros tanto a nível pessoal como profissional. Este foi um processo importante na nossa evolução enquanto professores de Educação Física, permitindo-nos adquirir uma assimilação de conhecimentos e competências essências para a prática educativa. Todo o trabalho realizado ao longo do ano e toda a ajuda provenientes dos orientadores e dos colegas foram de extrema importância.Este relatório está dividido em vários capítulos e em cada um deles tentamos transmitir uma parte da nossa experiência e evolução dando mais ênfase a alguns episódios.Simultaneamente ao Estágio Pedagógico, foi analisado e aprofundado o tema problema, a partir do qual se pretendeu perceber o efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano e que revelou a importância de um treino sistemático.ABSTRACTThe present document comes under the 2nd study cycle in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, leading to the master’s degree at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education from the University of Coimbra. This report is a reflection of the work performed as a trainee teacher, in the academic year 2019/2020, at the Basic and Secondary school Quinta Das Flores in Coimbra, with the 11th grade class E.As this stage comes to an end, it becomes important to reflect on the work developed and underwent experiences, making a critical assessment. The pedagogical internship enabled an experience of the teacher's practice in a real context, which allowed us to develop several parameters both at a personal and professional level. This was an important process in our evolution as physical education teachers, allowing us to assimilate essential knowledge and skills for educational practice. All the work and help from supervisors and colleagues throughout the year was extremely important. This report is divided into several chapters and in each of them we try to convey a part of our experience and evolution, giving more emphasis to some occurrences.At the same time as the pedagogical internship, the problem theme was analyzed and further studied, from which it was intended to understand the effect of the application of functional training circuits on the physical condition of 11th grade students, revealing the importance of systematic training.Keywords: Pedagogical Internship, Reflection, Teaching-learning process, Development, Investigation2020-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96658http://hdl.handle.net/10316/96658TID:202808718porRibeiro, Sara Filipa Flaminio Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:36:24Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:52.127570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºE no ano letivo. "O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano."
Pedagogical Internship Report developed at Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, with 11 th E class in the school year. The effect of applycation of functional training circuits on the physical condition of 11 th grade students.
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºE no ano letivo. "O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano."
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºE no ano letivo. "O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano."
Ribeiro, Sara Filipa Flaminio Castro
Estágio Pedagógico
Reflexão
Processo de ensino-aprendizagem
Desenvolvimento
Investigação
Pedagogical Internship
Reflection
Teaching-learning process
Development
Investigation
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºE no ano letivo. "O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano."
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºE no ano letivo. "O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano."
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºE no ano letivo. "O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano."
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºE no ano letivo. "O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano."
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºE no ano letivo. "O efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na condição física dos alunos do 11º ano."
author Ribeiro, Sara Filipa Flaminio Castro
author_facet Ribeiro, Sara Filipa Flaminio Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sara Filipa Flaminio Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Reflexão
Processo de ensino-aprendizagem
Desenvolvimento
Investigação
Pedagogical Internship
Reflection
Teaching-learning process
Development
Investigation
topic Estágio Pedagógico
Reflexão
Processo de ensino-aprendizagem
Desenvolvimento
Investigação
Pedagogical Internship
Reflection
Teaching-learning process
Development
Investigation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96658
http://hdl.handle.net/10316/96658
TID:202808718
url http://hdl.handle.net/10316/96658
identifier_str_mv TID:202808718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134046562811904