As percepções dos professores sobre inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, numa escola do ensino primário e do 1º ciclo de ensino secundário da província do Uíge/Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5299 |
Resumo: | Compreendendo a inclusão como um fenómeno social complexo, que depende principalmente do planeamento e capacidade dos agentes envolvidos no processo, o presente trabalho de pesquisa qualitativa e quantitativa teve como objetivo contribuir para clarificar e enriquecer o conhecimento sobre as Percepções dos Professores face à Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais, na Escola do Ensino Primário e na Escola do Ensino Secundário da Província do Uíge/Angola. Procurou-se analisar diversos aspetos relacionados com o atendimento prestado nas referidas escolas e dar a conhecer a forma como se está a processar a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), decorrentes de dificuldades de aprendizagem e/ou deficiência. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário, com questões fechadas e abertas, para recolha da informação. Os dados de natureza quantitativa foram tratados através do programa SPSS e as respostas à entrevista e às questões abertas do questionário foram sujeitas aos procedimentos da análise de conteúdo, organizando-se os discursos em temas, categorias, subcategorias e indicadores. Os resultados obtidos mostraram que no ensino geral, os professores estão de acordo com a escola inclusiva ainda que apontem alguns entraves quanto aos alunos receberem exclusivamente apoio na sala de aula e permanecerem todos juntos. Os professores têm percepções semelhantes do que se considera ser uma escola inclusiva e, na generalidade, manifestam percepções positivas sobre a inclusão de alunos com NEE nas escolas do ensino geral, embora apresentem muitas reservas quanto à implementação da inclusão. Essas reservas são mais influenciadas pela falta de recursos humanos e materiais, mas também por fatores relacionados com os próprios professores, nomeadamente, as atitudes e as práticas, a dificuldade em lidar com a diversidade, mencionando ainda a necessidade de formação específica na área das NEE. Os professores consideram que as escolas ainda não estão preparadas para a concretização da filosofia inclusiva. |
id |
RCAP_c8c98c26f6f2e568fae6535e4c5f7121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5299 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As percepções dos professores sobre inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, numa escola do ensino primário e do 1º ciclo de ensino secundário da província do Uíge/AngolaNecessidades educativas especiaisInclusãoEscola inclusivaPercepções dos professoresCompreendendo a inclusão como um fenómeno social complexo, que depende principalmente do planeamento e capacidade dos agentes envolvidos no processo, o presente trabalho de pesquisa qualitativa e quantitativa teve como objetivo contribuir para clarificar e enriquecer o conhecimento sobre as Percepções dos Professores face à Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais, na Escola do Ensino Primário e na Escola do Ensino Secundário da Província do Uíge/Angola. Procurou-se analisar diversos aspetos relacionados com o atendimento prestado nas referidas escolas e dar a conhecer a forma como se está a processar a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), decorrentes de dificuldades de aprendizagem e/ou deficiência. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário, com questões fechadas e abertas, para recolha da informação. Os dados de natureza quantitativa foram tratados através do programa SPSS e as respostas à entrevista e às questões abertas do questionário foram sujeitas aos procedimentos da análise de conteúdo, organizando-se os discursos em temas, categorias, subcategorias e indicadores. Os resultados obtidos mostraram que no ensino geral, os professores estão de acordo com a escola inclusiva ainda que apontem alguns entraves quanto aos alunos receberem exclusivamente apoio na sala de aula e permanecerem todos juntos. Os professores têm percepções semelhantes do que se considera ser uma escola inclusiva e, na generalidade, manifestam percepções positivas sobre a inclusão de alunos com NEE nas escolas do ensino geral, embora apresentem muitas reservas quanto à implementação da inclusão. Essas reservas são mais influenciadas pela falta de recursos humanos e materiais, mas também por fatores relacionados com os próprios professores, nomeadamente, as atitudes e as práticas, a dificuldade em lidar com a diversidade, mencionando ainda a necessidade de formação específica na área das NEE. Os professores consideram que as escolas ainda não estão preparadas para a concretização da filosofia inclusiva.2020-11-06T11:00:20Z2019-12-05T00:00:00Z2019-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5299TID:202448185porKiocamba, Brés Neves Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:14Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:33.499225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As percepções dos professores sobre inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, numa escola do ensino primário e do 1º ciclo de ensino secundário da província do Uíge/Angola |
title |
As percepções dos professores sobre inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, numa escola do ensino primário e do 1º ciclo de ensino secundário da província do Uíge/Angola |
spellingShingle |
As percepções dos professores sobre inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, numa escola do ensino primário e do 1º ciclo de ensino secundário da província do Uíge/Angola Kiocamba, Brés Neves André Necessidades educativas especiais Inclusão Escola inclusiva Percepções dos professores |
title_short |
As percepções dos professores sobre inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, numa escola do ensino primário e do 1º ciclo de ensino secundário da província do Uíge/Angola |
title_full |
As percepções dos professores sobre inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, numa escola do ensino primário e do 1º ciclo de ensino secundário da província do Uíge/Angola |
title_fullStr |
As percepções dos professores sobre inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, numa escola do ensino primário e do 1º ciclo de ensino secundário da província do Uíge/Angola |
title_full_unstemmed |
As percepções dos professores sobre inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, numa escola do ensino primário e do 1º ciclo de ensino secundário da província do Uíge/Angola |
title_sort |
As percepções dos professores sobre inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, numa escola do ensino primário e do 1º ciclo de ensino secundário da província do Uíge/Angola |
author |
Kiocamba, Brés Neves André |
author_facet |
Kiocamba, Brés Neves André |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kiocamba, Brés Neves André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades educativas especiais Inclusão Escola inclusiva Percepções dos professores |
topic |
Necessidades educativas especiais Inclusão Escola inclusiva Percepções dos professores |
description |
Compreendendo a inclusão como um fenómeno social complexo, que depende principalmente do planeamento e capacidade dos agentes envolvidos no processo, o presente trabalho de pesquisa qualitativa e quantitativa teve como objetivo contribuir para clarificar e enriquecer o conhecimento sobre as Percepções dos Professores face à Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais, na Escola do Ensino Primário e na Escola do Ensino Secundário da Província do Uíge/Angola. Procurou-se analisar diversos aspetos relacionados com o atendimento prestado nas referidas escolas e dar a conhecer a forma como se está a processar a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), decorrentes de dificuldades de aprendizagem e/ou deficiência. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário, com questões fechadas e abertas, para recolha da informação. Os dados de natureza quantitativa foram tratados através do programa SPSS e as respostas à entrevista e às questões abertas do questionário foram sujeitas aos procedimentos da análise de conteúdo, organizando-se os discursos em temas, categorias, subcategorias e indicadores. Os resultados obtidos mostraram que no ensino geral, os professores estão de acordo com a escola inclusiva ainda que apontem alguns entraves quanto aos alunos receberem exclusivamente apoio na sala de aula e permanecerem todos juntos. Os professores têm percepções semelhantes do que se considera ser uma escola inclusiva e, na generalidade, manifestam percepções positivas sobre a inclusão de alunos com NEE nas escolas do ensino geral, embora apresentem muitas reservas quanto à implementação da inclusão. Essas reservas são mais influenciadas pela falta de recursos humanos e materiais, mas também por fatores relacionados com os próprios professores, nomeadamente, as atitudes e as práticas, a dificuldade em lidar com a diversidade, mencionando ainda a necessidade de formação específica na área das NEE. Os professores consideram que as escolas ainda não estão preparadas para a concretização da filosofia inclusiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05T00:00:00Z 2019-12-05 2020-11-06T11:00:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5299 TID:202448185 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5299 |
identifier_str_mv |
TID:202448185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129868040929280 |