Albabetização e letramento de alunos autistas e asperger da rede municipal de ensino da zona leste de Manaus/AM o que pensam os professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Bárbara Corrêa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13489
Resumo: Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passou a integrar a proposta pedagógica da escola regular, buscando promover o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e outros, que implicam transtornos funcionais específicos, a educação especial deve atuar de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar como ocorre o processo de educação inclusiva em duas escolas denominadas “A e B” da rede municipal de ensino da zona leste na cidade da cidade de Manaus - Amazonas - Brasil, verificando todo o processo de alfabetização de alunos com necessidades especiais, quanto ao desenvolvimento e socialização de alunos portadores de autismo típico e atípico ou com síndrome de asperger. Utilizamos como metodologia a pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que atualmente o método utilizado na rede municipal de ensino da Zona Leste da Cidade de Manaus tem sido o misto (analítico e sintético), já havendo estudos que comprovam sua eficácia seja com alunos especiais ou não. Porém, sempre há exceções. Há casos de alunos que se alfabetizam por outros métodos, sejam eles o letramento ideovisual, os quais possuem características particulares diferentes do método fônico. Tudo dependerá das características de cada aluno e o método sempre será escolhido de acordo com as características e necessidades do aluno, não possuindo um caráter impositivo. E que na modalidade de alfabetização e educação de crianças, jovens e adultos e educação profissional, as ações da educação especial devem promover e possibilitar a ampliação de oportunidades de escolarização, a formação para ingresso no mundo do trabalho, a efetiva inclusão e participação social, evitando e minimizando a segregação pelo processo de socialização educacional.
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spelling Albabetização e letramento de alunos autistas e asperger da rede municipal de ensino da zona leste de Manaus/AM o que pensam os professores do ensino fundamentalMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPOLÍTICA EDUCATIVAALFABETIZAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALAUTISMOSÍNDROME DE ASPERGERINCLUSÃO ESCOLARMANAUSBRASILEDUCATIONEDUCATIONAL POLICYLITERACYSPECIAL EDUCATIONAUTISMASPERGER SYNDROMESCHOOL INCLUSIONBRAZILNa perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passou a integrar a proposta pedagógica da escola regular, buscando promover o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e outros, que implicam transtornos funcionais específicos, a educação especial deve atuar de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar como ocorre o processo de educação inclusiva em duas escolas denominadas “A e B” da rede municipal de ensino da zona leste na cidade da cidade de Manaus - Amazonas - Brasil, verificando todo o processo de alfabetização de alunos com necessidades especiais, quanto ao desenvolvimento e socialização de alunos portadores de autismo típico e atípico ou com síndrome de asperger. Utilizamos como metodologia a pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que atualmente o método utilizado na rede municipal de ensino da Zona Leste da Cidade de Manaus tem sido o misto (analítico e sintético), já havendo estudos que comprovam sua eficácia seja com alunos especiais ou não. Porém, sempre há exceções. Há casos de alunos que se alfabetizam por outros métodos, sejam eles o letramento ideovisual, os quais possuem características particulares diferentes do método fônico. Tudo dependerá das características de cada aluno e o método sempre será escolhido de acordo com as características e necessidades do aluno, não possuindo um caráter impositivo. E que na modalidade de alfabetização e educação de crianças, jovens e adultos e educação profissional, as ações da educação especial devem promover e possibilitar a ampliação de oportunidades de escolarização, a formação para ingresso no mundo do trabalho, a efetiva inclusão e participação social, evitando e minimizando a segregação pelo processo de socialização educacional.From the perspective of inclusive education, special education became part of the pedagogical proposal of the regular school, seeking to meet the special educational needs of students with disabilities, global developmental disorders and high abilities/giftedness. In these cases and others, which imply specific functional disorders, special education must act in conjunction with common education, guiding them to meet the special educational needs of these students. The general objective of this research was to analyze how the process of inclusive education takes place in two schools called "A and B" of the municipal education system in the eastern zone of the city of Manaus - Amazonas - Brazil, verifying the entire process of literacy for students with special needs, when it comes to the development and socialization of students with typical and atypical autism or with asperger syndrome. We used descriptive field research as a methodology with a qualitative approach. The results showed that currently the method used in the municipal education system in the East Zone of the City of Manaus has been mixed (analytical and synthetic), with studies already proving its effectiveness with special or non-special students. However, there are always exceptions. There are cases of students who become literate by other methods, whether they are ideovisual literacy, which have particular characteristics different from the phonic method. Everything will depend on the characteristics of each student and the method will always be chosen according to the student's characteristics and needs, not having an imposing character. And that in the modality of literacy and education of children, youth and adults and professional education, special education actions should promote and enable the expansion of schooling opportunities, training for entry into the world of work, effective inclusion and social participation, avoiding and minimizing segregation through the educational socialization process.2023-01-18T16:48:46Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13489TID:203157060porBarroso, Bárbara Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:15.445727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Barroso, Bárbara Corrêa
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