SOCCER WARFARE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rui Miguel dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6832
Resumo: Atualmente, os videojogos são os maiores geradores de receitas de entretenimento, com dois grandes exemplos sendo o Fortnite (desenvolvido em Unreal Engine 4), e o Grand Theft Auto V. Ambos apresentam compras dentro do jogo, este modelo de rendimento é adotado muito frequentemente por jogos mobile. Este projeto consiste no desenvolvimento de um jogo utilizando o Unreal Engine 4 (UE4) e alcançar sincronização em rede. O jogo elaborado pode ser simplesmente descrito como um jogo de futebol com armas e habilidades, contendo multijogador local e multijogador em rede. O jogo implementado também apresenta inteligência artificial para as unidades não controladas pelo jogador. É programado em C++ e Blueprints que se trata da linguagem de Visual Scripting do UE4. Os elementos básicos desta são: nodes, events, functions, parameters, entre outros. Os maiores obstáculos durante o desenvolvimento deste projeto foram aprender UE4 e como sincronizar tudo corretamente na parte da rede. O projeto começou como uma pesquisa sobre o funcionamento interno do UE4, e seguido da adição de componentes simples e depois dos mais complicados. Adicionando primeiro os personagens, a bola, a câmara, animações, habilidades, a Inteligência Artificial (IA), as regras de jogo e finalmente multijogador em rede e multijogador local. A maioria dos objetos foram criados tendo como base uma classe C++, sendo posteriormente criada uma blueprint que herda da classe correspondente em C++, de forma a que haja uma estrutura base feita em C++ e seja só necessária a alteração do aspeto visual e os valores default no lado da Blueprint correspondente. Todos os objetivos definidos neste projeto foram concluídos. Em conclusão, muito foi aprendido durante o desenvolvimento deste projeto, no que diz respeito ao funcionamento do Unreal Engine 4, ao necessário para executar um jogo no Engine e conhecimento adicional na área do desenvolvimento dos videojogos.
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