Educação em primeiros socorros na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Renata Soares de Freitas
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50102
Resumo: O presente trabalho investiga o efeito de uma intervenção educativa em primeiros socorros na formação de professores/as. A importância de tal formação é evidenciada pela frequência com que os/as profissionais de educação se deparam com situações de urgência e emergência em contexto escolar, que requerem respostas rápidas e eficazes. O principal objetivo deste estudo foi avaliar se um conjunto de sessões sobre primeiros socorros poderia contribuir para a melhoria de competências nesse domínio em futuros/as professores/as. A pesquisa teve a seguinte questão de partida: "Como a formação em primeiros socorros afeta as competências de professores/as em situações de emergência?" A metodologia adotada foi de caráter quantitativo sendo o estudo exploratório e descritivo, realizado em intervalos semanais. Os temas abordados foram diversificados variando de hemorragias e queimaduras a suporte básico de vida. A avaliação de competências foi realizada através do questionário “School Staff First Aid Knowledge Test” (SSFAKT), administrado antes e após a intervenção realizada. Os resultados mostram uma melhoria de competências dos e das participantes nos domínios abordados. As conclusões reiteram a premência de incluir temáticas de primeiros socorros nos currículos de formação inicial docente como medida de preparação para situações de urgência e emergência em contextos escolares.
id RCAP_c8d3aaf4fb1558e1678c8140e01bafc2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/50102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação em primeiros socorros na formação inicial de professoresAcidentesEducação em saúdeEscolaPrimeiros socorrosProfessoresAccidentsFirst aidHealth educationSchoolTeachersCiências MédicasO presente trabalho investiga o efeito de uma intervenção educativa em primeiros socorros na formação de professores/as. A importância de tal formação é evidenciada pela frequência com que os/as profissionais de educação se deparam com situações de urgência e emergência em contexto escolar, que requerem respostas rápidas e eficazes. O principal objetivo deste estudo foi avaliar se um conjunto de sessões sobre primeiros socorros poderia contribuir para a melhoria de competências nesse domínio em futuros/as professores/as. A pesquisa teve a seguinte questão de partida: "Como a formação em primeiros socorros afeta as competências de professores/as em situações de emergência?" A metodologia adotada foi de caráter quantitativo sendo o estudo exploratório e descritivo, realizado em intervalos semanais. Os temas abordados foram diversificados variando de hemorragias e queimaduras a suporte básico de vida. A avaliação de competências foi realizada através do questionário “School Staff First Aid Knowledge Test” (SSFAKT), administrado antes e após a intervenção realizada. Os resultados mostram uma melhoria de competências dos e das participantes nos domínios abordados. As conclusões reiteram a premência de incluir temáticas de primeiros socorros nos currículos de formação inicial docente como medida de preparação para situações de urgência e emergência em contextos escolares.The current study explores the impact of a first aid intervention in the training of future teachers. The significance of this training is underscored by the frequency with which educational professionals encounter emergency situations in school settings, requiring quick and effective responses. The main objective of this research was to evaluate whether a series of first aid sessions could contribute to enhancing competencies in this area among future teachers. The research was guided by the following question: "How does first aid training affect teachers' competencies in emergency situations?" The methodology adopted was quantitative in nature, with an exploratory and descriptive study, carried out at weekly intervals. The study adopted a quantitative methodology, with the exploratory and descriptive study being conducted on a weekly basis. Topics covered varied from bleeding and burns to basic life support. Competencies were assessed using the School Staff First Aid Knowledge Test (SSFAKT) questionnaire, administered both before and after the intervention. The findings show an improvement in the participants competencies in the areas addressed. The study concludes with the urgency of including first aid topics in initial teacher training curricula as a preparatory measure for urgent and emergency situations in educational settings.Frias, Ana Carolina Morgado FerreiraRepositório ComumPereira, Renata Soares de Freitas2024-02-29T12:56:32Z2024-02-272024-02-122024-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50102TID:203542231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T02:15:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:36.045445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação em primeiros socorros na formação inicial de professores
title Educação em primeiros socorros na formação inicial de professores
spellingShingle Educação em primeiros socorros na formação inicial de professores
Pereira, Renata Soares de Freitas
Acidentes
Educação em saúde
Escola
Primeiros socorros
Professores
Accidents
First aid
Health education
School
Teachers
Ciências Médicas
title_short Educação em primeiros socorros na formação inicial de professores
title_full Educação em primeiros socorros na formação inicial de professores
title_fullStr Educação em primeiros socorros na formação inicial de professores
title_full_unstemmed Educação em primeiros socorros na formação inicial de professores
title_sort Educação em primeiros socorros na formação inicial de professores
author Pereira, Renata Soares de Freitas
author_facet Pereira, Renata Soares de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frias, Ana Carolina Morgado Ferreira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Renata Soares de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes
Educação em saúde
Escola
Primeiros socorros
Professores
Accidents
First aid
Health education
School
Teachers
Ciências Médicas
topic Acidentes
Educação em saúde
Escola
Primeiros socorros
Professores
Accidents
First aid
Health education
School
Teachers
Ciências Médicas
description O presente trabalho investiga o efeito de uma intervenção educativa em primeiros socorros na formação de professores/as. A importância de tal formação é evidenciada pela frequência com que os/as profissionais de educação se deparam com situações de urgência e emergência em contexto escolar, que requerem respostas rápidas e eficazes. O principal objetivo deste estudo foi avaliar se um conjunto de sessões sobre primeiros socorros poderia contribuir para a melhoria de competências nesse domínio em futuros/as professores/as. A pesquisa teve a seguinte questão de partida: "Como a formação em primeiros socorros afeta as competências de professores/as em situações de emergência?" A metodologia adotada foi de caráter quantitativo sendo o estudo exploratório e descritivo, realizado em intervalos semanais. Os temas abordados foram diversificados variando de hemorragias e queimaduras a suporte básico de vida. A avaliação de competências foi realizada através do questionário “School Staff First Aid Knowledge Test” (SSFAKT), administrado antes e após a intervenção realizada. Os resultados mostram uma melhoria de competências dos e das participantes nos domínios abordados. As conclusões reiteram a premência de incluir temáticas de primeiros socorros nos currículos de formação inicial docente como medida de preparação para situações de urgência e emergência em contextos escolares.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-29T12:56:32Z
2024-02-27
2024-02-12
2024-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/50102
TID:203542231
url http://hdl.handle.net/10400.26/50102
identifier_str_mv TID:203542231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137789421289472