Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Blenda Reis da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Francismara Rosa Panisset de, Elias, Elayne Arantes, Cardoso, Fabrício Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39609
Resumo: Objetivos: compreender o conhecimento que os funcionários das escolas detêm sobre primeiros socorros e promover ações educativas de primeiros socorros para estes profissionais. Metodologia: estudo embasado na Pesquisa-Ação, realizado com 25 funcionários de uma escola de ensino fundamental situada na cidade de São Fidélis. Resultados: a maioria dos participantes demonstrou ter pouca segurança, habilidade e conhecimento para lidar com situações de primeiros socorros e a minoria já teve a oportunidade de se capacitar com cursos sobre primeiros socorros anteriormente, o que impulsionou ainda mais a realização das ações educativas. As ações contaram com abordagem verbal e com demonstrações práticas, como simulações. Conclusão: é necessário que os funcionários de escolas, pública ou privada, tenham conhecimento sobre primeiros socorros, tentem ao máximo evitar que eles ocorram e saibam o que fazer em casos de acidentes. Essa pesquisa se aproximou da Lei Lucas com a realização de ações educativas por parte de formandas da graduação em enfermagem, mas não se configurou como uma capacitação técnica propriamente dita. A educação em saúde é papel fundamental no exercício profissional do enfermeiro, promovendo o cuidado e evidenciando as competências no papel de educador, dentro dos aspectos legais.
id UNIFEI_2ec290b7ed84cceaf9e7be9d21841b25
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39609
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagemKnowledge and approach to first aid in the school environment: education in health and nursingConocimiento y abordaje de los primeros auxilios en el ámbito escolar: educación en salud y enfermeríaFirst AidAccidents preventionNursing.Primeros AuxiliosPrevención de AccidentesEnfermería.Primeiros SocorrosPrevenção de acidentesEnfermagem.Objetivos: compreender o conhecimento que os funcionários das escolas detêm sobre primeiros socorros e promover ações educativas de primeiros socorros para estes profissionais. Metodologia: estudo embasado na Pesquisa-Ação, realizado com 25 funcionários de uma escola de ensino fundamental situada na cidade de São Fidélis. Resultados: a maioria dos participantes demonstrou ter pouca segurança, habilidade e conhecimento para lidar com situações de primeiros socorros e a minoria já teve a oportunidade de se capacitar com cursos sobre primeiros socorros anteriormente, o que impulsionou ainda mais a realização das ações educativas. As ações contaram com abordagem verbal e com demonstrações práticas, como simulações. Conclusão: é necessário que os funcionários de escolas, pública ou privada, tenham conhecimento sobre primeiros socorros, tentem ao máximo evitar que eles ocorram e saibam o que fazer em casos de acidentes. Essa pesquisa se aproximou da Lei Lucas com a realização de ações educativas por parte de formandas da graduação em enfermagem, mas não se configurou como uma capacitação técnica propriamente dita. A educação em saúde é papel fundamental no exercício profissional do enfermeiro, promovendo o cuidado e evidenciando as competências no papel de educador, dentro dos aspectos legais.Objectives: to understand the knowledge that school employees have about first aid and to promote educational first aid actions for these professionals. Methodology: study based on Research-Action, carried out with 25 employees of an elementary school located in the city of São Fidélis. Results: most participants showed little security, skill and knowledge to deal with first aid situations and the minority had the opportunity to train themselves with courses on first aid before, which further boosted the realization of educational actions. The actions had a verbal approach and practical demonstrations, such as simulations. Conclusion: it is necessary that the employees of schools, public or private, have knowledge about first aid, try as much as possible to prevent it from happening and know what to do in case of accidents. This research approached the Lucas Law with the performance of educational actions by undergraduate nursing students, but it was not configured as a technical training itself. Health education plays a fundamental role in the professional practice of nurses, promoting care and demonstrating skills in the role of educator, within the legal aspects.Objetivos: comprender el conocimiento que los empleados de la escuela tienen sobre primeros auxilios y promover acciones educativas de primeros auxilios para estos profesionales. Metodología: estudio basado en Investigación-Acción, realizado con 25 empleados de una escuela primaria ubicada en la ciudad de São Fidélis. Resultados: la mayoría de los participantes mostró poca seguridad, habilidad y conocimiento para enfrentar situaciones de primeros auxilios y la minoría tuvo la oportunidad de formarse con cursos de primeros auxilios antes, lo que impulsó aún más la realización de acciones educativas. Las acciones tuvieron un enfoque verbal y demostraciones prácticas, como simulacros. Conclusion: es necesario que los empleados de las escuelas, públicas o privadas, tengan conocimientos sobre primeros auxilios, traten en lo posible de evitar que suceda y sepan qué hacer en caso de accidentes. Esta investigación abordó la Ley de Lucas con la realización de acciones educativas por parte de estudiantes de graduación en enfermería, pero no se configuró como una formación técnica propiamente dicha. La educación en salud juega un papel fundamental en la práctica profesional del enfermero, promoviendo el cuidado y demostrando habilidades en el rol de educador, dentro de los aspectos legales.Research, Society and Development2023-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3960910.33448/rsd-v12i1.39609Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e10312139609Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e10312139609Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e103121396092525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39609/32428Copyright (c) 2023 Blenda Reis da Silva; Francismara Rosa Panisset de Lima; Elayne Arantes Elias; Fabrício Bruno Cardosohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Blenda Reis da Lima, Francismara Rosa Panisset de Elias, Elayne Arantes Cardoso, Fabrício Bruno 2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39609Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem
Knowledge and approach to first aid in the school environment: education in health and nursing
Conocimiento y abordaje de los primeros auxilios en el ámbito escolar: educación en salud y enfermería
title Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem
spellingShingle Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem
Silva, Blenda Reis da
First Aid
Accidents prevention
Nursing.
Primeros Auxilios
Prevención de Accidentes
Enfermería.
Primeiros Socorros
Prevenção de acidentes
Enfermagem.
title_short Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem
title_full Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem
title_fullStr Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem
title_full_unstemmed Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem
title_sort Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem
author Silva, Blenda Reis da
author_facet Silva, Blenda Reis da
Lima, Francismara Rosa Panisset de
Elias, Elayne Arantes
Cardoso, Fabrício Bruno
author_role author
author2 Lima, Francismara Rosa Panisset de
Elias, Elayne Arantes
Cardoso, Fabrício Bruno
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Blenda Reis da
Lima, Francismara Rosa Panisset de
Elias, Elayne Arantes
Cardoso, Fabrício Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv First Aid
Accidents prevention
Nursing.
Primeros Auxilios
Prevención de Accidentes
Enfermería.
Primeiros Socorros
Prevenção de acidentes
Enfermagem.
topic First Aid
Accidents prevention
Nursing.
Primeros Auxilios
Prevención de Accidentes
Enfermería.
Primeiros Socorros
Prevenção de acidentes
Enfermagem.
description Objetivos: compreender o conhecimento que os funcionários das escolas detêm sobre primeiros socorros e promover ações educativas de primeiros socorros para estes profissionais. Metodologia: estudo embasado na Pesquisa-Ação, realizado com 25 funcionários de uma escola de ensino fundamental situada na cidade de São Fidélis. Resultados: a maioria dos participantes demonstrou ter pouca segurança, habilidade e conhecimento para lidar com situações de primeiros socorros e a minoria já teve a oportunidade de se capacitar com cursos sobre primeiros socorros anteriormente, o que impulsionou ainda mais a realização das ações educativas. As ações contaram com abordagem verbal e com demonstrações práticas, como simulações. Conclusão: é necessário que os funcionários de escolas, pública ou privada, tenham conhecimento sobre primeiros socorros, tentem ao máximo evitar que eles ocorram e saibam o que fazer em casos de acidentes. Essa pesquisa se aproximou da Lei Lucas com a realização de ações educativas por parte de formandas da graduação em enfermagem, mas não se configurou como uma capacitação técnica propriamente dita. A educação em saúde é papel fundamental no exercício profissional do enfermeiro, promovendo o cuidado e evidenciando as competências no papel de educador, dentro dos aspectos legais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39609
10.33448/rsd-v12i1.39609
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39609
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i1.39609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39609/32428
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e10312139609
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e10312139609
Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e10312139609
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052616028454912