Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39609 |
Resumo: | Objetivos: compreender o conhecimento que os funcionários das escolas detêm sobre primeiros socorros e promover ações educativas de primeiros socorros para estes profissionais. Metodologia: estudo embasado na Pesquisa-Ação, realizado com 25 funcionários de uma escola de ensino fundamental situada na cidade de São Fidélis. Resultados: a maioria dos participantes demonstrou ter pouca segurança, habilidade e conhecimento para lidar com situações de primeiros socorros e a minoria já teve a oportunidade de se capacitar com cursos sobre primeiros socorros anteriormente, o que impulsionou ainda mais a realização das ações educativas. As ações contaram com abordagem verbal e com demonstrações práticas, como simulações. Conclusão: é necessário que os funcionários de escolas, pública ou privada, tenham conhecimento sobre primeiros socorros, tentem ao máximo evitar que eles ocorram e saibam o que fazer em casos de acidentes. Essa pesquisa se aproximou da Lei Lucas com a realização de ações educativas por parte de formandas da graduação em enfermagem, mas não se configurou como uma capacitação técnica propriamente dita. A educação em saúde é papel fundamental no exercício profissional do enfermeiro, promovendo o cuidado e evidenciando as competências no papel de educador, dentro dos aspectos legais. |
id |
UNIFEI_2ec290b7ed84cceaf9e7be9d21841b25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39609 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagemKnowledge and approach to first aid in the school environment: education in health and nursingConocimiento y abordaje de los primeros auxilios en el ámbito escolar: educación en salud y enfermeríaFirst AidAccidents preventionNursing.Primeros AuxiliosPrevención de AccidentesEnfermería.Primeiros SocorrosPrevenção de acidentesEnfermagem.Objetivos: compreender o conhecimento que os funcionários das escolas detêm sobre primeiros socorros e promover ações educativas de primeiros socorros para estes profissionais. Metodologia: estudo embasado na Pesquisa-Ação, realizado com 25 funcionários de uma escola de ensino fundamental situada na cidade de São Fidélis. Resultados: a maioria dos participantes demonstrou ter pouca segurança, habilidade e conhecimento para lidar com situações de primeiros socorros e a minoria já teve a oportunidade de se capacitar com cursos sobre primeiros socorros anteriormente, o que impulsionou ainda mais a realização das ações educativas. As ações contaram com abordagem verbal e com demonstrações práticas, como simulações. Conclusão: é necessário que os funcionários de escolas, pública ou privada, tenham conhecimento sobre primeiros socorros, tentem ao máximo evitar que eles ocorram e saibam o que fazer em casos de acidentes. Essa pesquisa se aproximou da Lei Lucas com a realização de ações educativas por parte de formandas da graduação em enfermagem, mas não se configurou como uma capacitação técnica propriamente dita. A educação em saúde é papel fundamental no exercício profissional do enfermeiro, promovendo o cuidado e evidenciando as competências no papel de educador, dentro dos aspectos legais.Objectives: to understand the knowledge that school employees have about first aid and to promote educational first aid actions for these professionals. Methodology: study based on Research-Action, carried out with 25 employees of an elementary school located in the city of São Fidélis. Results: most participants showed little security, skill and knowledge to deal with first aid situations and the minority had the opportunity to train themselves with courses on first aid before, which further boosted the realization of educational actions. The actions had a verbal approach and practical demonstrations, such as simulations. Conclusion: it is necessary that the employees of schools, public or private, have knowledge about first aid, try as much as possible to prevent it from happening and know what to do in case of accidents. This research approached the Lucas Law with the performance of educational actions by undergraduate nursing students, but it was not configured as a technical training itself. Health education plays a fundamental role in the professional practice of nurses, promoting care and demonstrating skills in the role of educator, within the legal aspects.Objetivos: comprender el conocimiento que los empleados de la escuela tienen sobre primeros auxilios y promover acciones educativas de primeros auxilios para estos profesionales. Metodología: estudio basado en Investigación-Acción, realizado con 25 empleados de una escuela primaria ubicada en la ciudad de São Fidélis. Resultados: la mayoría de los participantes mostró poca seguridad, habilidad y conocimiento para enfrentar situaciones de primeros auxilios y la minoría tuvo la oportunidad de formarse con cursos de primeros auxilios antes, lo que impulsó aún más la realización de acciones educativas. Las acciones tuvieron un enfoque verbal y demostraciones prácticas, como simulacros. Conclusion: es necesario que los empleados de las escuelas, públicas o privadas, tengan conocimientos sobre primeros auxilios, traten en lo posible de evitar que suceda y sepan qué hacer en caso de accidentes. Esta investigación abordó la Ley de Lucas con la realización de acciones educativas por parte de estudiantes de graduación en enfermería, pero no se configuró como una formación técnica propiamente dicha. La educación en salud juega un papel fundamental en la práctica profesional del enfermero, promoviendo el cuidado y demostrando habilidades en el rol de educador, dentro de los aspectos legales.Research, Society and Development2023-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3960910.33448/rsd-v12i1.39609Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e10312139609Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e10312139609Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e103121396092525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39609/32428Copyright (c) 2023 Blenda Reis da Silva; Francismara Rosa Panisset de Lima; Elayne Arantes Elias; Fabrício Bruno Cardosohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Blenda Reis da Lima, Francismara Rosa Panisset de Elias, Elayne Arantes Cardoso, Fabrício Bruno 2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39609Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem Knowledge and approach to first aid in the school environment: education in health and nursing Conocimiento y abordaje de los primeros auxilios en el ámbito escolar: educación en salud y enfermería |
title |
Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem |
spellingShingle |
Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem Silva, Blenda Reis da First Aid Accidents prevention Nursing. Primeros Auxilios Prevención de Accidentes Enfermería. Primeiros Socorros Prevenção de acidentes Enfermagem. |
title_short |
Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem |
title_full |
Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem |
title_fullStr |
Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem |
title_full_unstemmed |
Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem |
title_sort |
Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem |
author |
Silva, Blenda Reis da |
author_facet |
Silva, Blenda Reis da Lima, Francismara Rosa Panisset de Elias, Elayne Arantes Cardoso, Fabrício Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Francismara Rosa Panisset de Elias, Elayne Arantes Cardoso, Fabrício Bruno |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Blenda Reis da Lima, Francismara Rosa Panisset de Elias, Elayne Arantes Cardoso, Fabrício Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
First Aid Accidents prevention Nursing. Primeros Auxilios Prevención de Accidentes Enfermería. Primeiros Socorros Prevenção de acidentes Enfermagem. |
topic |
First Aid Accidents prevention Nursing. Primeros Auxilios Prevención de Accidentes Enfermería. Primeiros Socorros Prevenção de acidentes Enfermagem. |
description |
Objetivos: compreender o conhecimento que os funcionários das escolas detêm sobre primeiros socorros e promover ações educativas de primeiros socorros para estes profissionais. Metodologia: estudo embasado na Pesquisa-Ação, realizado com 25 funcionários de uma escola de ensino fundamental situada na cidade de São Fidélis. Resultados: a maioria dos participantes demonstrou ter pouca segurança, habilidade e conhecimento para lidar com situações de primeiros socorros e a minoria já teve a oportunidade de se capacitar com cursos sobre primeiros socorros anteriormente, o que impulsionou ainda mais a realização das ações educativas. As ações contaram com abordagem verbal e com demonstrações práticas, como simulações. Conclusão: é necessário que os funcionários de escolas, pública ou privada, tenham conhecimento sobre primeiros socorros, tentem ao máximo evitar que eles ocorram e saibam o que fazer em casos de acidentes. Essa pesquisa se aproximou da Lei Lucas com a realização de ações educativas por parte de formandas da graduação em enfermagem, mas não se configurou como uma capacitação técnica propriamente dita. A educação em saúde é papel fundamental no exercício profissional do enfermeiro, promovendo o cuidado e evidenciando as competências no papel de educador, dentro dos aspectos legais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39609 10.33448/rsd-v12i1.39609 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39609 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i1.39609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39609/32428 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e10312139609 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e10312139609 Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e10312139609 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052616028454912 |