Avaliação das aprendizagens num modelo B-learning síncrono: o caso da Universidade de Santiago
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26206 |
Resumo: | Como resposta à pandemia da Covid-19, muitas Instituições de Ensino Superior optaram por uma metodologia de B-learning síncrono. Esta foi, também a solução institucionalizada na Universidade de Santiago em Cabo Verde. Este modelo apresenta várias vantagens, mas alguns desafios também, nomeadamente na garantia de modalidades e instrumentos de avaliação de conhecimentos eficientes e rigorosos. Assim, este artigo objetiva conhecer a perceção dos alunos da US em relação à avaliação, ao domínio das tecnologias e a sua predisposição para um modelo de avaliação adaptado à nova realidade. Para tal, foram aplicados inquéritos aos alunos desta Universidade. Os resultados revelam que a avaliação segue abordagem tradicional, embora dominem as tecnologias para realizar avaliações em diferentes formatos e reconheçam a importância de inovações a este nível. Simultaneamente, permanece desconfiança em relação às diferentes modalidades, online e presencial, na realização de avaliações. Sugere-se que se adaptem e diversifiquem os instrumentos de avaliação, apostando na formação e sensibilização dos envolvidos. Por fim, uma avaliação diferenciada deve ser acompanhada por um ensino inovador e centrado nas aprendizagens dos discentes. |
id |
RCAP_c8da1e146e18331064605851affb891d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26206 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação das aprendizagens num modelo B-learning síncrono: o caso da Universidade de SantiagoAvaliação das aprendizagens num modelo B-learning síncrono: o caso da Universidade de SantiagoArtigosComo resposta à pandemia da Covid-19, muitas Instituições de Ensino Superior optaram por uma metodologia de B-learning síncrono. Esta foi, também a solução institucionalizada na Universidade de Santiago em Cabo Verde. Este modelo apresenta várias vantagens, mas alguns desafios também, nomeadamente na garantia de modalidades e instrumentos de avaliação de conhecimentos eficientes e rigorosos. Assim, este artigo objetiva conhecer a perceção dos alunos da US em relação à avaliação, ao domínio das tecnologias e a sua predisposição para um modelo de avaliação adaptado à nova realidade. Para tal, foram aplicados inquéritos aos alunos desta Universidade. Os resultados revelam que a avaliação segue abordagem tradicional, embora dominem as tecnologias para realizar avaliações em diferentes formatos e reconheçam a importância de inovações a este nível. Simultaneamente, permanece desconfiança em relação às diferentes modalidades, online e presencial, na realização de avaliações. Sugere-se que se adaptem e diversifiquem os instrumentos de avaliação, apostando na formação e sensibilização dos envolvidos. Por fim, uma avaliação diferenciada deve ser acompanhada por um ensino inovador e centrado nas aprendizagens dos discentes.In response to the Covid-19 pandemic, many Higher Education Institutions opted for a synchronous B-learning methodology. This was also the institutionalized solution at the University of Santiago in Cape Verde. This model has several advantages, but some challenges as well, namely in guaranteeing efficient and rigorous knowledge assessment modalities and instruments. Thus, this article aims to understand the perception of US students in relation to assessment, the domain of technologies and their predisposition to an assessment model adapted to the new reality. To this end, surveys were applied to students at this University. The results reveal that the assessment follows a traditional approach, although they dominate the technologies to carry out assessments in different formats and recognize the importance of innovations at this level. At the same time, mistrust remains in relation to the different modalities, online and in person, in carrying out assessments. It is suggested that the assessment instruments be adapted and diversified, investing in training and awareness of those involved. Finally, a differentiated assessment must be accompanied by innovative teaching focused on student learning.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2021-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26206por2182-9608Tavares, LamineRodrigues, LuísLopes, Marisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-05T19:15:24Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:11.801399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das aprendizagens num modelo B-learning síncrono: o caso da Universidade de Santiago Avaliação das aprendizagens num modelo B-learning síncrono: o caso da Universidade de Santiago |
title |
Avaliação das aprendizagens num modelo B-learning síncrono: o caso da Universidade de Santiago |
spellingShingle |
Avaliação das aprendizagens num modelo B-learning síncrono: o caso da Universidade de Santiago Tavares, Lamine Artigos |
title_short |
Avaliação das aprendizagens num modelo B-learning síncrono: o caso da Universidade de Santiago |
title_full |
Avaliação das aprendizagens num modelo B-learning síncrono: o caso da Universidade de Santiago |
title_fullStr |
Avaliação das aprendizagens num modelo B-learning síncrono: o caso da Universidade de Santiago |
title_full_unstemmed |
Avaliação das aprendizagens num modelo B-learning síncrono: o caso da Universidade de Santiago |
title_sort |
Avaliação das aprendizagens num modelo B-learning síncrono: o caso da Universidade de Santiago |
author |
Tavares, Lamine |
author_facet |
Tavares, Lamine Rodrigues, Luís Lopes, Marisa |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Luís Lopes, Marisa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Lamine Rodrigues, Luís Lopes, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Como resposta à pandemia da Covid-19, muitas Instituições de Ensino Superior optaram por uma metodologia de B-learning síncrono. Esta foi, também a solução institucionalizada na Universidade de Santiago em Cabo Verde. Este modelo apresenta várias vantagens, mas alguns desafios também, nomeadamente na garantia de modalidades e instrumentos de avaliação de conhecimentos eficientes e rigorosos. Assim, este artigo objetiva conhecer a perceção dos alunos da US em relação à avaliação, ao domínio das tecnologias e a sua predisposição para um modelo de avaliação adaptado à nova realidade. Para tal, foram aplicados inquéritos aos alunos desta Universidade. Os resultados revelam que a avaliação segue abordagem tradicional, embora dominem as tecnologias para realizar avaliações em diferentes formatos e reconheçam a importância de inovações a este nível. Simultaneamente, permanece desconfiança em relação às diferentes modalidades, online e presencial, na realização de avaliações. Sugere-se que se adaptem e diversifiquem os instrumentos de avaliação, apostando na formação e sensibilização dos envolvidos. Por fim, uma avaliação diferenciada deve ser acompanhada por um ensino inovador e centrado nas aprendizagens dos discentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26206 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130486978641920 |