Museu dos transportes e comunicações - Alfândega Nova do Porto : um novo museu com novos públicos? : rupturas, continuidades e incertezas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/19428 |
Resumo: | No âmbito das profundas mudanças que caracterizam a sociedade portuguesa das últimas décadas, a cultura assume-se como factor estruturante e estratégico no processo de desenvolvimento social. Apesar deste papel, por todos reconhecido, as políticas culturais em Portugal são prática recente e as suas intenções difíceis de concretizar por constrangimentos institucionais e financeiros. Neste contexto os museus procuram novos modelos organizacionais e novas práticas de forma a poder desempenhar a sua função social. Aqui os públicos assumem-se com pertinência como legitimadoresda acção desenvolvida pelos museus. O Museu dos Transportes e Comunicações (Alfândega Nova do Porto) é objecto da atenção desta investigação que aí procura identificar as políticas que enquadram as suas práticas de captação formação e fidelização dos públicos «regulares» e dos novos públicos. |
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Museu dos transportes e comunicações - Alfândega Nova do Porto : um novo museu com novos públicos? : rupturas, continuidades e incertezasMuseu - PúblicoCultura - SociologiaMuseu dos Transportes e Comunicações - Porto (Portugal)No âmbito das profundas mudanças que caracterizam a sociedade portuguesa das últimas décadas, a cultura assume-se como factor estruturante e estratégico no processo de desenvolvimento social. Apesar deste papel, por todos reconhecido, as políticas culturais em Portugal são prática recente e as suas intenções difíceis de concretizar por constrangimentos institucionais e financeiros. Neste contexto os museus procuram novos modelos organizacionais e novas práticas de forma a poder desempenhar a sua função social. Aqui os públicos assumem-se com pertinência como legitimadoresda acção desenvolvida pelos museus. O Museu dos Transportes e Comunicações (Alfândega Nova do Porto) é objecto da atenção desta investigação que aí procura identificar as políticas que enquadram as suas práticas de captação formação e fidelização dos públicos «regulares» e dos novos públicos.Porto : [Edição do Autor]20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/19428porMarques, Maria Adriana Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:23:09Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/19428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:00:09.574405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No âmbito das profundas mudanças que caracterizam a sociedade portuguesa das últimas décadas, a cultura assume-se como factor estruturante e estratégico no processo de desenvolvimento social. Apesar deste papel, por todos reconhecido, as políticas culturais em Portugal são prática recente e as suas intenções difíceis de concretizar por constrangimentos institucionais e financeiros. Neste contexto os museus procuram novos modelos organizacionais e novas práticas de forma a poder desempenhar a sua função social. Aqui os públicos assumem-se com pertinência como legitimadoresda acção desenvolvida pelos museus. O Museu dos Transportes e Comunicações (Alfândega Nova do Porto) é objecto da atenção desta investigação que aí procura identificar as políticas que enquadram as suas práticas de captação formação e fidelização dos públicos «regulares» e dos novos públicos. |
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