Dynamic team leadership coaching scale : um estudo empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rodrigo Granchinho Belo Morbey
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22820
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
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spelling Dynamic team leadership coaching scale : um estudo empíricoLiderança de EquipasCoachingDynamic Team Leadership CoachingMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisDevido às exigências do mundo atual que as organizações enfrentam, estas foram obrigadas a reinventar-se estruturalmente. Essa reinvenção passa pela forma como os colaboradores são geridos, estimulados e desenvolvidos pelas suas lideranças. O que a literatura nos diz, é que o coaching é uma prática de desenvolvimento pessoal que ajuda o coachee a alcançar os seus objetivos por via de uma mudança comportamental. Esta revela também que as organizações cada vez mais acreditam num tipo de líder que saiba utilizar as técnicas e formas de atuar características de coaching, dentro das organizações, de forma a desenvolver o seu capital humano e levar as equipas a obterem cada vez melhores resultados – coaching enquanto uma função de liderança de equipas. No entanto, existe a necessidade de serem apresentadas mais demonstrações que consolidem as vantagens e os benefícios que as lideranças das equipas podem obter com a adoção dos comportamentos de coaching. Assim, esta investigação aplicou uma escala comportamental de Dynamic Team Leadership Coaching (DTLC) – que contém vinte comportamentos - a uma organização industrial, onde capturou a perceção dos membros das equipas, relativamente à presença dos comportamentos de Team Coaching nas suas lideranças, e posteriormente, relacionou essa presença com o desempenho, a viabilidade e satisfação dessas equipas. Os comportamentos de DTLC dividem-se em dois fatores devido às semelhanças entre alguns deles: Parceria e Proatividade. Além destes dois fatores, foi criado um terceiro, que representava o modelo de comportamentos de liderança da empresa onde foi feito o estudo. Este terceiro fator – denominado por Comportamentos de Liderança da Empresa -, foi igualmente submetido ao mesmo estudo que os dois primeiros fatores de Team Coaching. Os resultados indicaram que: os comportamentos de Team Coaching que constituem a Parceria produzem uma melhoria na viabilidade e na satisfação das equipas; o fator Comportamentos de Liderança da Empresa prevê a melhoria do desempenho das equipas. Todavia, o fator Proatividade demonstrou ser irrelevante para promover qualquer um dos três indicadores. Esta investigação contribuiu para a implementação da prática de team coaching nas organizações, e promoveu o desenvolvimento dos estudos sobre liderança de equipas.Due to the demands of today's world that organizations face, they have been forced to reinvent themselves structurally. This reinvention involves the way employees are managed, stimulated, and developed by their leaders. What the literature tells us is that coaching is a personal development practice that helps the coachee achieve his or her goals through behavioral change. It also reveals that organizations increasingly believe in a type of leader who knows how to use the techniques and ways of acting that are characteristic of coaching, within organizations, in order to develop their human capital and lead teams to obtain increasingly better results - coaching as a team leadership function. However, there is a need for more demonstrations that consolidate the advantages and benefits that team leaders can obtain by adopting coaching behaviors. Thus, this research applied a Dynamic Team Leadership Coaching (DTLC) behavioral scale - which contains twenty behaviors - to an industrial organization, where it captured team members' perceptions regarding the presence of Team Coaching behaviors in their leadership, and subsequently, related this presence to the performance, viability, and satisfaction of those teams. DTLC behaviors are divided into two factors due to the similarities between some of them: Partnership and Proactivity. In addition to these two factors, a third factor was created, which represented the model of leadership behaviors of the company where the study was done. This third factor - called Company Leadership Behaviors - was also subjected to the same study as the first two Team Coaching factors. The results indicated that: the Team Coaching behaviors that make up the Partnership produce an improvement in team viability and satisfaction; the Company Leadership Behaviors factor predicts improved team performance. However, the Proactivity factor proved to be irrelevant in promoting any of the three indicators. This research contributed to the implementation of team coaching in organizations, and promoted the development of studies on team leadership.Instituto Superior de Economia e GestãoHenriques, Paulo LopesCarvalho, SusanaRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Rodrigo Granchinho Belo Morbey2022-06-26T00:30:21Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22820porFerreira, Rodrigo Granchinho Belo Morbey (2021). "Dynamic team leadership coaching scale : um estudo empírico". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:09.109728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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