The Hallyu Wave as Soft Power: a portuguese case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moita, Inês Quintas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14161
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
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spelling The Hallyu Wave as Soft Power: a portuguese case studyKorean WaveSoft powerMusicCultural flowVaga coreanaMúsicaDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.ABSTRACT: The entertainment industry has always been mostly dominated by the influential and powerful West. Either through cinema or music, the main figures of the field are, most often than not, North Americans and Europeans. However, in the last decades, thanks to globalization and certain technological advances, artists and creators from the East have started to conquer their own spot in the limelight of entertainment. From the Cool Japan strategy to the recent Hallyu Wave, Asian countries have invested in ways to export their culture to the rest of the world. The South Korean Hallyu Wave is no more than a materialization of culture flows in a globalized world. Thus, there is a need to understand what exactly is the ‘Wave’ and how it came to be. The main point of this project is to understand what the Korean Wave consists of and its repercussions as a Soft Power instrument.RESUMO: O Ocidente sempre dominou a indústria de entretenimento mundial, graças ao seu poder e influência. Seja no cinema ou na música, as principais figuras de destaque na área são, na grande maioria das vezes, artistas norte americanos ou europeus. No entanto, nas últimas décadas, graças à globalização e desenvolvimento da internet e redes sociais, artistas e produtores de conteúdos do continente Asiático começaram a conquistar o seu espaço na indústria de entretenimento mundial. Inicialmente o Japão tentou, através da estratégia Cool Japan com o anime, manga e J-pop, transformar o país numa superpotência cultural. Atualmente, através da Hallyu Wave (Vaga Coreana), a Coreia do Sul tem investido na exportação da sua cultura de forma a penetrar o mercado global . A Hallyu Wave é a materialização dos fluxos culturais do mundo globalizado. É por isso necessário estudar em que consiste e como surgiu esta nova Wave/Vaga de conteúdos asiáticos que tem como meta alcançar o mesmo poder e influência dos países ocidentais. Esta dissertação tem como principal objetivo perceber o que engloba e caracteriza a Hallyu Wave e as suas repercussões enquanto instrumento de Soft Power.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMontargil, FilipeSousa, VandaRCIPLMoita, Inês Quintas2022-01-18T13:03:32Z2021-12-092021-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14161TID:202857670enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:01.141456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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