Espaços para criar e conviver: processos criativos em jogos cênico-musicais na educação musical com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanetta, Camila Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18052015-153056/
Resumo: Esta pesquisa propõe reflexões acerca da importância dos espaços para a criação na educação musical. Focalizando as práticas de improvisação no ambiente do jogo, foram investigadas as contribuições das experiências de improvisação em jogos cênico-musicais para a formação integral das crianças. O pensamento pedagógico-musical de Hans-Joachim Koellreutter e os jogos desenvolvidos pelo educador nortearam este estudo, assim como as ideias desenvolvidas pela educadora Teca Alencar de Brito. Através de uma pesquisa-ação, uma Oficina de Música voltada a crianças entre sete e dez anos foi instaurada. Esta Oficina perdurou dois meses e foi realizada na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EAFEUSP), atendendo os alunos desta instituição. Visando a perspectiva das crianças a respeito das contribuições dos jogos de improvisação, a coleta de dados articulou diferentes procedimentos: (1) registros audiovisuais; (2) entrevistas semiestruturadas com as crianças; (3) protocolos confeccionados pelos alunos. Considerando a abordagem qualitativa da pesquisa, que possibilita mudanças no decorrer do processo, acrescentou-se às técnicas de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com a professora de música da EAFEUSP (professora que acompanhou a prática da pesquisa-ação). Na análise dos dados, apontamentos gerais e específicos foram apresentados, relacionando as opiniões das crianças e da professora de música com as ideias de autores abarcados na pesquisa. Os resultados indicam que as práticas de improvisação, no contexto do jogo cênico-musical, propiciam o desenvolvimento de capacidades musicais e humanas, permitindo pensar acerca da educação musical como meio para a formação integral da criança
id USP_86d2aeef31a708912f61972c1c0879e0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18052015-153056
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Espaços para criar e conviver: processos criativos em jogos cênico-musicais na educação musical com criançasSpaces to create and living together: creative processes in scenic-musical games in music education with childrenCreative processesEducação musicalJogos de improvisação cênico-musicaisMusic EducationProcessos criativosScenic-musical improvisation gamesEsta pesquisa propõe reflexões acerca da importância dos espaços para a criação na educação musical. Focalizando as práticas de improvisação no ambiente do jogo, foram investigadas as contribuições das experiências de improvisação em jogos cênico-musicais para a formação integral das crianças. O pensamento pedagógico-musical de Hans-Joachim Koellreutter e os jogos desenvolvidos pelo educador nortearam este estudo, assim como as ideias desenvolvidas pela educadora Teca Alencar de Brito. Através de uma pesquisa-ação, uma Oficina de Música voltada a crianças entre sete e dez anos foi instaurada. Esta Oficina perdurou dois meses e foi realizada na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EAFEUSP), atendendo os alunos desta instituição. Visando a perspectiva das crianças a respeito das contribuições dos jogos de improvisação, a coleta de dados articulou diferentes procedimentos: (1) registros audiovisuais; (2) entrevistas semiestruturadas com as crianças; (3) protocolos confeccionados pelos alunos. Considerando a abordagem qualitativa da pesquisa, que possibilita mudanças no decorrer do processo, acrescentou-se às técnicas de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com a professora de música da EAFEUSP (professora que acompanhou a prática da pesquisa-ação). Na análise dos dados, apontamentos gerais e específicos foram apresentados, relacionando as opiniões das crianças e da professora de música com as ideias de autores abarcados na pesquisa. Os resultados indicam que as práticas de improvisação, no contexto do jogo cênico-musical, propiciam o desenvolvimento de capacidades musicais e humanas, permitindo pensar acerca da educação musical como meio para a formação integral da criançaThe purpose of this research is to reflect about the value of spaces for creation in Music Education. Focusing the improvisation practices inside the game environment, the scenic-musical games improvisation experiences contributions to an integral formation of children were investigated. Hans-Joachim Koellreutter\'s pedagogic-musical thoughts and his games guided this study, as well as the ideas developed by Teca Alencar de Brito. Proposed as an action-research, was offered a Music Workshop to children from seven to ten years old from Application School at USP, occurring weekly between April and June of 2014. Aiming the children own perspective about the improvisation games contributions, the data collection techniques used were: (1) video record; (2) semi-structured interviews with the children; (3) protocols - made by the children. Considering the research qualitative approach, that permits changes in the course of the research process, a semi-structured interview with the school teacher (that accompanied the practice) was added to the data collection. General and specific appointments were presented in the data analysis, relating the opinions of the students and the music teacher with the authors ideas embraced in the research. The results indicate that the improvisation practices, in the scenic-musical game context, provide the development of both musical and human capacities, allowing to think Music Education as a way to children integral formation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrito, Maria Teresa Alencar deZanetta, Camila Costa2014-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18052015-153056/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-18052015-153056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços para criar e conviver: processos criativos em jogos cênico-musicais na educação musical com crianças
Spaces to create and living together: creative processes in scenic-musical games in music education with children
title Espaços para criar e conviver: processos criativos em jogos cênico-musicais na educação musical com crianças
spellingShingle Espaços para criar e conviver: processos criativos em jogos cênico-musicais na educação musical com crianças
Zanetta, Camila Costa
Creative processes
Educação musical
Jogos de improvisação cênico-musicais
Music Education
Processos criativos
Scenic-musical improvisation games
title_short Espaços para criar e conviver: processos criativos em jogos cênico-musicais na educação musical com crianças
title_full Espaços para criar e conviver: processos criativos em jogos cênico-musicais na educação musical com crianças
title_fullStr Espaços para criar e conviver: processos criativos em jogos cênico-musicais na educação musical com crianças
title_full_unstemmed Espaços para criar e conviver: processos criativos em jogos cênico-musicais na educação musical com crianças
title_sort Espaços para criar e conviver: processos criativos em jogos cênico-musicais na educação musical com crianças
author Zanetta, Camila Costa
author_facet Zanetta, Camila Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Maria Teresa Alencar de
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanetta, Camila Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Creative processes
Educação musical
Jogos de improvisação cênico-musicais
Music Education
Processos criativos
Scenic-musical improvisation games
topic Creative processes
Educação musical
Jogos de improvisação cênico-musicais
Music Education
Processos criativos
Scenic-musical improvisation games
description Esta pesquisa propõe reflexões acerca da importância dos espaços para a criação na educação musical. Focalizando as práticas de improvisação no ambiente do jogo, foram investigadas as contribuições das experiências de improvisação em jogos cênico-musicais para a formação integral das crianças. O pensamento pedagógico-musical de Hans-Joachim Koellreutter e os jogos desenvolvidos pelo educador nortearam este estudo, assim como as ideias desenvolvidas pela educadora Teca Alencar de Brito. Através de uma pesquisa-ação, uma Oficina de Música voltada a crianças entre sete e dez anos foi instaurada. Esta Oficina perdurou dois meses e foi realizada na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EAFEUSP), atendendo os alunos desta instituição. Visando a perspectiva das crianças a respeito das contribuições dos jogos de improvisação, a coleta de dados articulou diferentes procedimentos: (1) registros audiovisuais; (2) entrevistas semiestruturadas com as crianças; (3) protocolos confeccionados pelos alunos. Considerando a abordagem qualitativa da pesquisa, que possibilita mudanças no decorrer do processo, acrescentou-se às técnicas de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com a professora de música da EAFEUSP (professora que acompanhou a prática da pesquisa-ação). Na análise dos dados, apontamentos gerais e específicos foram apresentados, relacionando as opiniões das crianças e da professora de música com as ideias de autores abarcados na pesquisa. Os resultados indicam que as práticas de improvisação, no contexto do jogo cênico-musical, propiciam o desenvolvimento de capacidades musicais e humanas, permitindo pensar acerca da educação musical como meio para a formação integral da criança
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18052015-153056/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18052015-153056/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257098484711424