CBK - Seguros de crédito : relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/16921 |
Resumo: | O presente relatório tem como principal objetivo a descrição das funções por mim desempenhadas durante o estágio de seis meses realizado na CBK – Seguros de Crédito no departamento comercial e, consequentemente, a análise crítica deste departamento da empresa. Para tal, a minha investigação centrou-se na revisão bibliográfica relativa ao tema do Seguro de Créditos. Neste capítulo, optei por fazer uma recolha das diferentes definições que o Seguro de Créditos teve junto de diversos autores ligados ao tema. Este é um instrumento financeiro, que ao longo dos anos, sofreu alterações e que teve também um crescimento sempre proporcional ao mercado das exportações mundiais. No entanto, o seu propósito, ao longo do tempo, foi sempre o mesmo: proteger os credores contra créditos não pagos. De seguida, optei por enquadrar conceptualmente um tema que considerei ser bastante débil na CBK – Seguros de Crédito: CRM – Customer Relationship Management. Este é um tema de grande relevância para a empresa, já que na área comercial o principal objetivo prende-se com a angariação de clientes e com a relação diária com os mesmos. Consequentemente, foi abordado o tema da Cultura Organizacional que, ao longo da investigação, me apercebi estar intimamente relacionado com a implementação do CRM. Deste modo, a adoção de uma Cultura Organizacional focada/direcionada para o cliente em todos os aspetos é o fator principal para a implementação de um CRM com sucesso na CBK – Seguros de Crédito. Sendo assim, a principal conclusão deste relatório é que a CBK – Seguros de Crédito apenas será capaz de conseguir contratos com empresas de grande dimensão se implementar uma Cultura Organizacional focada no cliente, a partir do momento em que os colaboradores começam a trabalhar na organização (através de métodos e técnicas de recrutamento e seleção que sugeri ao longo do capítulo V) e, consequentemente, implementar com sucesso um CRM moldado para o propósito. |
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CBK - Seguros de crédito : relatório de estágioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente relatório tem como principal objetivo a descrição das funções por mim desempenhadas durante o estágio de seis meses realizado na CBK – Seguros de Crédito no departamento comercial e, consequentemente, a análise crítica deste departamento da empresa. Para tal, a minha investigação centrou-se na revisão bibliográfica relativa ao tema do Seguro de Créditos. Neste capítulo, optei por fazer uma recolha das diferentes definições que o Seguro de Créditos teve junto de diversos autores ligados ao tema. Este é um instrumento financeiro, que ao longo dos anos, sofreu alterações e que teve também um crescimento sempre proporcional ao mercado das exportações mundiais. No entanto, o seu propósito, ao longo do tempo, foi sempre o mesmo: proteger os credores contra créditos não pagos. De seguida, optei por enquadrar conceptualmente um tema que considerei ser bastante débil na CBK – Seguros de Crédito: CRM – Customer Relationship Management. Este é um tema de grande relevância para a empresa, já que na área comercial o principal objetivo prende-se com a angariação de clientes e com a relação diária com os mesmos. Consequentemente, foi abordado o tema da Cultura Organizacional que, ao longo da investigação, me apercebi estar intimamente relacionado com a implementação do CRM. Deste modo, a adoção de uma Cultura Organizacional focada/direcionada para o cliente em todos os aspetos é o fator principal para a implementação de um CRM com sucesso na CBK – Seguros de Crédito. Sendo assim, a principal conclusão deste relatório é que a CBK – Seguros de Crédito apenas será capaz de conseguir contratos com empresas de grande dimensão se implementar uma Cultura Organizacional focada no cliente, a partir do momento em que os colaboradores começam a trabalhar na organização (através de métodos e técnicas de recrutamento e seleção que sugeri ao longo do capítulo V) e, consequentemente, implementar com sucesso um CRM moldado para o propósito.This report has as its main objective the description of the functions performed by me during my six-month internship held at CBK – Seguros de Crédito in the commercial department and, consequently, the critical analysis of this department of the company. To this end, my research focused on the literary reviews on the topic of Credit Insurance. In this chapter, I decided to make a collection of different definitions which Credit Insurance has had on various authors related to the subject. This is a financial instrument that, over the years, has changed and that has also, always had a proportional growth to the market of world exports. However, its purpose, over time, has always been the same: to protect lenders against unpaid credit depts. Secondly, I chose to conceptually fit in a topic, which I considered to be quite weak in CBK – Seguros de Crédito: CRM - Customer Relationship Management. This is a topic of great relevance for the company, since the main commercial area in target relates to customer acquisition and relationship with them on a daily basis. Consequently, the topic of organizational culture was discussed, which throughout the investigation, I realized it is closely related to the implementation of CRM. Therefore, the adoption of an organizational culture focused/directed to the customer in all aspects is the main factor for a successful implementation of a CRM in CBK – Seguros de Crédito. Therefore, the main conclusion of this report is that the CBK – Seguros de Crédito will only be able to get contracts with large companies by implementing a customer-focused organizational culture from the time immediately employees start working in the organization (through methods and techniques of recruitment and selection as suggested throughout chapter V) and thus successfully implementing a CRM framed for the purpose.Côrte-Real, Ana Filipa da Rocha de Castro eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCoelho, Pedro de Sousa2015-03-13T14:23:18Z2014-01-2320132014-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16921TID:201496143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-17T01:35:22Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:08.785343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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