Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Guilhermina Lobato
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Bahia, Sara
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6220
Resumo: Reunimos aqui, num único volume, os contributos de vários psicólogos e investigadores nacionais que desenvolvem trabalho teórico e empírico nos domínios da aprendizagem e do desenvolvimento humano, que têm implicações para a educação e o ensino. É a primeira vez que isso é feito, no panorama editorial nacional, o que mostra que já existe uma comunidade científica que, em diversos pontos do País, produz, com certa regularidade, investigação e conhecimento nestes domínios. O grupo é naturalmente heterogéneo e incluiu autores que se dedicam ao estudo do desenvolvimento, nas suas várias dimensões, outros à aprendizagem e suas diferentes teorias explicativas e ainda aqueles que abordam questões mais específicas como a memória, a motivação, a transferência de conhecimentos, as estratégias da aprendizagem e a criatividade. Os leitores poderão dispor assim de um conjunto de sistematizações e reflexões sobre tópicos que são, geralmente, incluídos no domínio da Psicologia Educacional. (Da Introdução)
id RCAP_c90eb87847080a0fcd4920d50ff8d00b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensinoDesenvolvimentoAprendizagemEnsinoPsicologia da educaçãoReunimos aqui, num único volume, os contributos de vários psicólogos e investigadores nacionais que desenvolvem trabalho teórico e empírico nos domínios da aprendizagem e do desenvolvimento humano, que têm implicações para a educação e o ensino. É a primeira vez que isso é feito, no panorama editorial nacional, o que mostra que já existe uma comunidade científica que, em diversos pontos do País, produz, com certa regularidade, investigação e conhecimento nestes domínios. O grupo é naturalmente heterogéneo e incluiu autores que se dedicam ao estudo do desenvolvimento, nas suas várias dimensões, outros à aprendizagem e suas diferentes teorias explicativas e ainda aqueles que abordam questões mais específicas como a memória, a motivação, a transferência de conhecimentos, as estratégias da aprendizagem e a criatividade. Os leitores poderão dispor assim de um conjunto de sistematizações e reflexões sobre tópicos que são, geralmente, incluídos no domínio da Psicologia Educacional. (Da Introdução)Relógio d'Água EditoresRepositório da Universidade de LisboaMiranda, Guilhermina LobatoBahia, Sara2012-05-04T10:33:37Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6220porMiranda, G. L. e Bahia, S. (Orgs) (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio d'Água Editores.972-708-830-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:48.752583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino
title Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino
spellingShingle Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino
Miranda, Guilhermina Lobato
Desenvolvimento
Aprendizagem
Ensino
Psicologia da educação
title_short Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino
title_full Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino
title_fullStr Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino
title_full_unstemmed Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino
title_sort Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino
author Miranda, Guilhermina Lobato
author_facet Miranda, Guilhermina Lobato
Bahia, Sara
author_role author
author2 Bahia, Sara
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Guilhermina Lobato
Bahia, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento
Aprendizagem
Ensino
Psicologia da educação
topic Desenvolvimento
Aprendizagem
Ensino
Psicologia da educação
description Reunimos aqui, num único volume, os contributos de vários psicólogos e investigadores nacionais que desenvolvem trabalho teórico e empírico nos domínios da aprendizagem e do desenvolvimento humano, que têm implicações para a educação e o ensino. É a primeira vez que isso é feito, no panorama editorial nacional, o que mostra que já existe uma comunidade científica que, em diversos pontos do País, produz, com certa regularidade, investigação e conhecimento nestes domínios. O grupo é naturalmente heterogéneo e incluiu autores que se dedicam ao estudo do desenvolvimento, nas suas várias dimensões, outros à aprendizagem e suas diferentes teorias explicativas e ainda aqueles que abordam questões mais específicas como a memória, a motivação, a transferência de conhecimentos, as estratégias da aprendizagem e a criatividade. Os leitores poderão dispor assim de um conjunto de sistematizações e reflexões sobre tópicos que são, geralmente, incluídos no domínio da Psicologia Educacional. (Da Introdução)
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2012-05-04T10:33:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6220
url http://hdl.handle.net/10451/6220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Miranda, G. L. e Bahia, S. (Orgs) (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio d'Água Editores.
972-708-830-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Relógio d'Água Editores
publisher.none.fl_str_mv Relógio d'Água Editores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134196623474688