O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cunha, Myrtes Dias
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1018
Resumo: O presente trabalho reflete e explicita uma história da experiência de ensino-aprendizagem em Psicologia, construída por alunos e professores do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Catalão da Universidade Federal de Goiás, com o intuito de compreender e transformar o processo de ensino-aprendizagem. Enquanto professora de Psicologia no curso de Pedagogia, vivemos situações que indicavam haver problemas na aprendizagem dos alunos; então buscamos compreender como estes se constituíam e como poderiam ser superados. Visando construir tal compreensão, realizamos uma revisão histórica do processo de constituição da Psicologia enquanto área de conhecimento e sua ligação com a Educação e com a escola; caracterizamos o Campus Avançado de Catalão e a estrutura do curso de Pedagogia de Pedagogia em questão; analisamos os programas de ensino das disciplinas Psicologia da Educação I e II e apresentamos o discurso de alunos da Pedagogia sobre alguns pontos da experiência de ensino-aprendizagem da qual participavam. Buscando compreender e superar problemas de aprendizagem específicos da área de Psicologia, obtivemos uma visão ampliada da atuação da Psicologia no curso de Pedagogia do CAC. Nos programas de ensino das disciplinas Psicologia da Educação I e II analisados, verificamos alguns problemas na proposição dos objetivos, dos conteúdos, da bibliografia e da avaliação. Através do discurso dos alunos verificamos que eles realmente não aprendem da mesma forma como são ensinados, mas não desprezam o que é ensinado. Justapostos os sentidos da análise dos programas e da fala dos alunos confirmamos que as características e problemas de aprendizagem não se restringem aos alunos. Dizem respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Ainda constatamos que a construção da interdisciplinaridade se apresenta como possibilidade para a superação de problemas específicos de ensino de Psicologia e do curso de Pedagogia. Finalmente, com este trabalho, pudemos constatar que o ensinar e o aprender se caracterizam como processo humano de produção e interconexão de sentidos e não como processo técnico. Palavras-chave: Educação; Psicologia; Processo de ensino-aprendizagem.
id UFU-2_7c1c0b999f28a7ca304f72b426ac7914
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1018
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de CatalãoEducaçãoPsicologiaProcesso de ensino-aprendizagemO presente trabalho reflete e explicita uma história da experiência de ensino-aprendizagem em Psicologia, construída por alunos e professores do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Catalão da Universidade Federal de Goiás, com o intuito de compreender e transformar o processo de ensino-aprendizagem. Enquanto professora de Psicologia no curso de Pedagogia, vivemos situações que indicavam haver problemas na aprendizagem dos alunos; então buscamos compreender como estes se constituíam e como poderiam ser superados. Visando construir tal compreensão, realizamos uma revisão histórica do processo de constituição da Psicologia enquanto área de conhecimento e sua ligação com a Educação e com a escola; caracterizamos o Campus Avançado de Catalão e a estrutura do curso de Pedagogia de Pedagogia em questão; analisamos os programas de ensino das disciplinas Psicologia da Educação I e II e apresentamos o discurso de alunos da Pedagogia sobre alguns pontos da experiência de ensino-aprendizagem da qual participavam. Buscando compreender e superar problemas de aprendizagem específicos da área de Psicologia, obtivemos uma visão ampliada da atuação da Psicologia no curso de Pedagogia do CAC. Nos programas de ensino das disciplinas Psicologia da Educação I e II analisados, verificamos alguns problemas na proposição dos objetivos, dos conteúdos, da bibliografia e da avaliação. Através do discurso dos alunos verificamos que eles realmente não aprendem da mesma forma como são ensinados, mas não desprezam o que é ensinado. Justapostos os sentidos da análise dos programas e da fala dos alunos confirmamos que as características e problemas de aprendizagem não se restringem aos alunos. Dizem respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Ainda constatamos que a construção da interdisciplinaridade se apresenta como possibilidade para a superação de problemas específicos de ensino de Psicologia e do curso de Pedagogia. Finalmente, com este trabalho, pudemos constatar que o ensinar e o aprender se caracterizam como processo humano de produção e interconexão de sentidos e não como processo técnico. Palavras-chave: Educação; Psicologia; Processo de ensino-aprendizagem.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1018Educação e Filosofia; v. 9 n. 17 (1995): v.9 n.17 jan./jun. 1995; 276-2771982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1018/924Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunhahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Cunha, Myrtes Dias2023-07-03T12:47:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1018Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-03T12:47:22Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão
title O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão
spellingShingle O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão
da Cunha, Myrtes Dias
Educação
Psicologia
Processo de ensino-aprendizagem
title_short O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão
title_full O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão
title_fullStr O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão
title_full_unstemmed O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão
title_sort O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão
author da Cunha, Myrtes Dias
author_facet da Cunha, Myrtes Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cunha, Myrtes Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Psicologia
Processo de ensino-aprendizagem
topic Educação
Psicologia
Processo de ensino-aprendizagem
description O presente trabalho reflete e explicita uma história da experiência de ensino-aprendizagem em Psicologia, construída por alunos e professores do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Catalão da Universidade Federal de Goiás, com o intuito de compreender e transformar o processo de ensino-aprendizagem. Enquanto professora de Psicologia no curso de Pedagogia, vivemos situações que indicavam haver problemas na aprendizagem dos alunos; então buscamos compreender como estes se constituíam e como poderiam ser superados. Visando construir tal compreensão, realizamos uma revisão histórica do processo de constituição da Psicologia enquanto área de conhecimento e sua ligação com a Educação e com a escola; caracterizamos o Campus Avançado de Catalão e a estrutura do curso de Pedagogia de Pedagogia em questão; analisamos os programas de ensino das disciplinas Psicologia da Educação I e II e apresentamos o discurso de alunos da Pedagogia sobre alguns pontos da experiência de ensino-aprendizagem da qual participavam. Buscando compreender e superar problemas de aprendizagem específicos da área de Psicologia, obtivemos uma visão ampliada da atuação da Psicologia no curso de Pedagogia do CAC. Nos programas de ensino das disciplinas Psicologia da Educação I e II analisados, verificamos alguns problemas na proposição dos objetivos, dos conteúdos, da bibliografia e da avaliação. Através do discurso dos alunos verificamos que eles realmente não aprendem da mesma forma como são ensinados, mas não desprezam o que é ensinado. Justapostos os sentidos da análise dos programas e da fala dos alunos confirmamos que as características e problemas de aprendizagem não se restringem aos alunos. Dizem respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Ainda constatamos que a construção da interdisciplinaridade se apresenta como possibilidade para a superação de problemas específicos de ensino de Psicologia e do curso de Pedagogia. Finalmente, com este trabalho, pudemos constatar que o ensinar e o aprender se caracterizam como processo humano de produção e interconexão de sentidos e não como processo técnico. Palavras-chave: Educação; Psicologia; Processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1018
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1018/924
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 9 n. 17 (1995): v.9 n.17 jan./jun. 1995; 276-277
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232680591360