Tucking: Desenvolvimento de uma Peça de Vestuário Íntima para o Público Trans (MtF)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10521 |
Resumo: | O tema desta dissertação é a pesquisa de moda íntima (trans), a partir da percepção do conforto como instrumento de desenvolvimento de um produto para o público transexual (MtF)/ travesti e drag queen que realize o método tucking. A peça íntima desenvolvida trata-se de uma calcinha com propósito funcional que permita corrigir e ser adequável ao biotopo do público-alvo estudado. Para a concepção do produto foram aplicados materiais ativos e versáteis. Assim, foram definidos como objetivos específicos do projeto: pesquisar a moda íntima (trans) através do estudo do conforto total de vestuário (termofisiológico, ergonômico, psico-estético e sensorial de “toque”); analisar o método tucking e identificar os riscos causados; perceber, através dos processos de engenharia do produto (modelagem, corte, costura, etc.), estudos antropométricos e ergonômicos, os pontos relevantes para avaliar o vestuário estudado. Para realização do teste de vestibilidade, o protótipo de peça íntima foi entregue a um grupo de 20 indivíduos (travestis, drag queens e transgêneros em fase préoperatório), nas cidades de Porto e Lisboa, que fazem uso do método tucking. Para além disso, o grupo recebeu um questionário baseado nos quatros aspectos do vestuário (termofisiológico, ergonômico, psico-estético e sensorial de “toque”), com o qual foi possível estabelecer um conjunto de parâmetros para avaliar o produto desenvolvido e traçar procedimentos de projeto para o design de moda íntima trans. Com base nas respostas dos questionários percebeu-se que o produto desenvolvido atingiu os objetivos propostos da pesquisa. |
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Tucking: Desenvolvimento de uma Peça de Vestuário Íntima para o Público Trans (MtF)ConfortoModa ÍntimaTransgêneros (Mtf)TuckingDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de ModaO tema desta dissertação é a pesquisa de moda íntima (trans), a partir da percepção do conforto como instrumento de desenvolvimento de um produto para o público transexual (MtF)/ travesti e drag queen que realize o método tucking. A peça íntima desenvolvida trata-se de uma calcinha com propósito funcional que permita corrigir e ser adequável ao biotopo do público-alvo estudado. Para a concepção do produto foram aplicados materiais ativos e versáteis. Assim, foram definidos como objetivos específicos do projeto: pesquisar a moda íntima (trans) através do estudo do conforto total de vestuário (termofisiológico, ergonômico, psico-estético e sensorial de “toque”); analisar o método tucking e identificar os riscos causados; perceber, através dos processos de engenharia do produto (modelagem, corte, costura, etc.), estudos antropométricos e ergonômicos, os pontos relevantes para avaliar o vestuário estudado. Para realização do teste de vestibilidade, o protótipo de peça íntima foi entregue a um grupo de 20 indivíduos (travestis, drag queens e transgêneros em fase préoperatório), nas cidades de Porto e Lisboa, que fazem uso do método tucking. Para além disso, o grupo recebeu um questionário baseado nos quatros aspectos do vestuário (termofisiológico, ergonômico, psico-estético e sensorial de “toque”), com o qual foi possível estabelecer um conjunto de parâmetros para avaliar o produto desenvolvido e traçar procedimentos de projeto para o design de moda íntima trans. Com base nas respostas dos questionários percebeu-se que o produto desenvolvido atingiu os objetivos propostos da pesquisa.The topic of this dissertation is the research of intimate fashion (trans), with the perception of comfort, as a product development tool, for the transsexual (MtF) / transvestite and drag queen audience who perform the “tucking” method. The underwear product developed is a panty with a functional purpose, which enables corrections and is appropriate for the biotype of the target audience under study. For its conception active and versatile materials were applied. Therefore, the specific objectives for this project were defined: research the intimate fashion (trans) through the studies of clothing total comfort (thermo-physiological, ergonomic, psycho-aesthetic and sensory of “touch”); analyse the “tucking” method and identify the risks it causes; through product engineering processes (modelling, cutting, sewing, etc.) and anthropometric and ergonomic, studies, it is intended to understand the relevant points to evaluate the product under study. For the dress-ability test, the panty prototype was handed to a group of 20 individuals (transvestites, drag queens and transgenders in the pre-surgery phase), who perform the “tucking” method, in the cities of Lisbon and Porto (Portugal). In addition, the group received a questionnaire based on the four aspects of clothing (thermo-physiological, ergonomic, psycho-aesthetic and sensory of “touch”), thought which it was possible to establish a set of parameters to evaluate the developed product and to outline project procedures for the design of trans intimate fashion. Based on the answers to the questionnaires, it was noticed that the developed product achieved the proposed research objectives.Lucas, José MendesuBibliorumHolanda, Alexandre Lima2020-11-05T14:44:45Z2019-10-312019-10-102019-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10521TID:202467228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:24Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:27.480823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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