Quais os métodos utilizados em iniciação da flauta transversal em Portugal?: análise e reflexão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25220 |
Resumo: | O presente documento expõe a descrição detalhada de todo o processo envolvente à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida na instituição de acolhimento Conservatório de Música da Bairrada, e apresenta ainda a componente de investigação. Esta investigação teve como objetivo estudar quais os métodos de iniciação de Flauta Transversal mais utlizados em Portugal, analisando e refletindo sobre as diferentes abordagens ao registo de alturas. Neste sentido foram realizadas entrevistas e questionários a docentes de Flauta Transversal em Portugal, de forma a compreender e analisar as diferentes perspetivas quanto às metodologias adotadas na iniciação à aprendizagem. Os resultados obtidos não são conclusivos de forma a podermos afirmar que as abordagens aplicadas pelos docentes sejam o melhor para os discentes, dadas as dimensões e limitações do estudo. Contudo, mantém-se a pretensão de dar um contributo para o desenvolvimento do conhecimento científico nesta área da pedagogia do instrumento. |
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Quais os métodos utilizados em iniciação da flauta transversal em Portugal?: análise e reflexãoFlauta transversalIniciaçãoRegisto de alturas e métodosO presente documento expõe a descrição detalhada de todo o processo envolvente à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida na instituição de acolhimento Conservatório de Música da Bairrada, e apresenta ainda a componente de investigação. Esta investigação teve como objetivo estudar quais os métodos de iniciação de Flauta Transversal mais utlizados em Portugal, analisando e refletindo sobre as diferentes abordagens ao registo de alturas. Neste sentido foram realizadas entrevistas e questionários a docentes de Flauta Transversal em Portugal, de forma a compreender e analisar as diferentes perspetivas quanto às metodologias adotadas na iniciação à aprendizagem. Os resultados obtidos não são conclusivos de forma a podermos afirmar que as abordagens aplicadas pelos docentes sejam o melhor para os discentes, dadas as dimensões e limitações do estudo. Contudo, mantém-se a pretensão de dar um contributo para o desenvolvimento do conhecimento científico nesta área da pedagogia do instrumento.This document presents a detailed description of the whole process involved in the Supervised Teaching Practice developed at the Bairrada Conservatory of Music (host institution), and also presents the required research work. The aim of this research was to study the most used modern flute initiation methods in Portugal, analyzing and reflecting on the different approaches to pitch and registers. In this sense, interviews and questionnaires were carried out to Flute teachers in Portugal, in order to understand and analyze the different perspectives regarding the methodologies adopted in the initiation to this instrument. The results obtained were not conclusive to the point that we can affirm that the approaches applied by the teachers are the best for the students, given the dimensions and limitations of the study. However, the pretension of contributing to the development of scientific knowledge in this area of instrument pedagogy remains.2019-02-05T14:27:29Z2018-10-31T00:00:00Z2018-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25220TID:202240487porHenriques, Sónia Raquel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:07Zoai:ria.ua.pt:10773/25220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:36.156950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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