Quais os métodos utilizados em iniciação da flauta transversal em Portugal?: análise e reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Sónia Raquel Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25220
Resumo: O presente documento expõe a descrição detalhada de todo o processo envolvente à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida na instituição de acolhimento Conservatório de Música da Bairrada, e apresenta ainda a componente de investigação. Esta investigação teve como objetivo estudar quais os métodos de iniciação de Flauta Transversal mais utlizados em Portugal, analisando e refletindo sobre as diferentes abordagens ao registo de alturas. Neste sentido foram realizadas entrevistas e questionários a docentes de Flauta Transversal em Portugal, de forma a compreender e analisar as diferentes perspetivas quanto às metodologias adotadas na iniciação à aprendizagem. Os resultados obtidos não são conclusivos de forma a podermos afirmar que as abordagens aplicadas pelos docentes sejam o melhor para os discentes, dadas as dimensões e limitações do estudo. Contudo, mantém-se a pretensão de dar um contributo para o desenvolvimento do conhecimento científico nesta área da pedagogia do instrumento.
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