O percurso da especialização em enfermagem médico-cirúrgica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ricardo Miguel Casimiro Simões
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13916
Resumo: O relatório de estágio, à semelhança do Portfolio funciona como um instrumento que potencializa a reflexão das práticas, assegurando a construção do conhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional. Auxilia o meu crescimento, já que o objectivo da sua redacção é que se leia mais e reflicta sobre o que se leu, bem como amplia a procura de respostas, baseada na reflexão. A realização deste relatório reuniu trabalhos por mim realizados, o que permite acompanhar o meu próprio desenvolvimento, bem como analisar, avaliar, executar e apresentar o resultado das actividades desenvolvidas num determinado período, onde arquivei e apresentei as evidências das habilidades, atitudes e conhecimentos definidos. Neste sentido, seleccionei conteúdos a serem transcritos para este relatório reflexivo e assumi a responsabilidade da minha aprendizagem, indicando critérios de qualidade e parâmetros para crítica do meu próprio trabalho, bem delineados nos objectivos gerais e específicos. Procedi a uma avaliação criteriosa do trabalho desenvolvido, em comparação com o trabalho previsto, com base no sentido crítico e na capacidade de autoavaliação. Foi desenvolvido no âmbito do Curso de Pós-Licenciatura EEMC e tem como objectivos descrever de forma clara e concisa os objectivos delineados e as actividades realizadas para os atingir nos módulos I, II e III, bem como as competências do enfermeiro especialista em médico-cirúrgica, adquiridas nos mesmos. O módulo II foi creditado, tendo por base a experiência de 5 anos na área de cuidados intensivos, permitindo transpor para os módulos em estágio contributos, conhecimentos, e competências já adquiridas. Os módulos I e III foram realizados nos serviços de Urgência e VMER/SIV/Bloco Operatório, respectivamente, sendo que no módulo I foi dada ênfase à prestação de cuidados, formação e comunicação com doente/família e no módulo III foi dado relevo à prestação de cuidados em contexto pré-hospitalar, pré e pós-cirúrgico, integração na equipa, reflexão na prática e metodologia de trabalho na assistência ao doente. Será feita uma análise crítica dos principais aspectos tratados, considerações sobre a aprendizagem, contributos, dificuldades e limitações.A aquisição de competências baseou-se nos momentos de aprendizagem, sendo que os contextos clínicos permitiram mobilizar os conhecimentos adquiridos durante o curso, com apoio na pesquisa bibliográfica. Foi imprescindível a reflexão na acção e sobre a acção, o que permitiu construir um novo saber de cariz mais prático. O enfermeiro, enquanto profissional, tem o dever de manter actualizados os seus conhecimentos, revendo de forma sistemática as suas práticas, de forma a manter e optimizar as suas competências.
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Neste sentido, seleccionei conteúdos a serem transcritos para este relatório reflexivo e assumi a responsabilidade da minha aprendizagem, indicando critérios de qualidade e parâmetros para crítica do meu próprio trabalho, bem delineados nos objectivos gerais e específicos. Procedi a uma avaliação criteriosa do trabalho desenvolvido, em comparação com o trabalho previsto, com base no sentido crítico e na capacidade de autoavaliação. Foi desenvolvido no âmbito do Curso de Pós-Licenciatura EEMC e tem como objectivos descrever de forma clara e concisa os objectivos delineados e as actividades realizadas para os atingir nos módulos I, II e III, bem como as competências do enfermeiro especialista em médico-cirúrgica, adquiridas nos mesmos. O módulo II foi creditado, tendo por base a experiência de 5 anos na área de cuidados intensivos, permitindo transpor para os módulos em estágio contributos, conhecimentos, e competências já adquiridas. Os módulos I e III foram realizados nos serviços de Urgência e VMER/SIV/Bloco Operatório, respectivamente, sendo que no módulo I foi dada ênfase à prestação de cuidados, formação e comunicação com doente/família e no módulo III foi dado relevo à prestação de cuidados em contexto pré-hospitalar, pré e pós-cirúrgico, integração na equipa, reflexão na prática e metodologia de trabalho na assistência ao doente. Será feita uma análise crítica dos principais aspectos tratados, considerações sobre a aprendizagem, contributos, dificuldades e limitações.A aquisição de competências baseou-se nos momentos de aprendizagem, sendo que os contextos clínicos permitiram mobilizar os conhecimentos adquiridos durante o curso, com apoio na pesquisa bibliográfica. Foi imprescindível a reflexão na acção e sobre a acção, o que permitiu construir um novo saber de cariz mais prático. O enfermeiro, enquanto profissional, tem o dever de manter actualizados os seus conhecimentos, revendo de forma sistemática as suas práticas, de forma a manter e optimizar as suas competências.The period of training report, to the similarity of Portfolio functions as an instrument that potencializes the reflection of the practical ones, assuring the construction of the knowledge, personal and professional development. It assists my growth, since the objective of its write down is increase reading and reflection habits, as well as extends the search of answers, based in that reflection. The accomplishment of this report congregated works carried through by myself, which allows to follow my development, as well as analyze, evaluate, execute and present the result of the activities developed in one determined period, where I filed and presented the definite evidences of the abilities, attitudes and knowledge. In this direction, I selected contents to be transcribed for this reflexive report and assumed the responsibility of my learning, indicating criteria of quality and parameters for my work critical, well visible in the general and specific objectives. I proceeded to a criterious evaluation of the developed work, in comparison with the foreseen work, based in the critical direction and the capacity of autoevaluation. It was developed in the scope of the Postgraduate Course in Medical- Surgery Nursing and its objectives are to describe in a clear and concise way the delineated objectives and carried through activities to reach them in modules I, II and III, as well as the abilities of the nurse specialist in the area of Medical-Surgery Nursing acquired. Module II was credited, having for base the experience of 5 years in the area of intensive cares, allowing to transpose for other modules those contributes in period of training, knowledge, and abilities already acquired. Modules I and III were carried through in the urgency service and VMER/SIV/Operatory Room, respectively, being that in module I emphasis was given to care, formation and communication with sick people/family, and in module III was given relief to care in pre-hospital context, pre and post-surgical context, integration in equips, reflection in practical and work methodology in the assistance of sick people. A critical analysis of the main aspects will be made, considerations on the learning, contributes, difficulties and limitations.The acquisition of abilities was based on learning moments, being that the clinical contexts had allowed to mobilize the knowledge acquired during the course, with support in the bibliographical research. The reflection in the action and about the action was essential, what allowed to construct a new knowledge. The nurse, while professional, has the duty to keep actualized its knowledge, reviewing systematically its practices, in order to keep and optimize its abilities.Melo, JorgeVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAntunes, Ricardo Miguel Casimiro Simões2014-04-01T15:27:17Z201220092012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13916porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:39:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:10.727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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