Uso de vídeo interactivo na educação e na formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/89515 |
Resumo: | Este trabalho pretende ilustrar o uso do vídeo interactivo como ferramenta para o desenvolvimento de conteúdos multimédia para aprendizagem à distância. O conceito de hipermédia possibilita o desenvolvimento de conteúdos multimédia interactivos não-lineares, que podem ser usados como ferramentas pedagógicas, permitindo a descoberta de conhecimento através de uma abordagem construtiva e pedagógica. A hipermédia pode incluir diversos tipos de conteúdos multimédia como vídeo interactivo, texto, imagens, áudio, animações ou gráficos, que podem ser combinados entre si. Neste trabalho são apresentados dois exemplos da utilização do vídeo interactivo como ferramenta de desenvolvimento de módulos para cursos de aprendizagem à distância, sobre "Caracterização de Nanopartículas" e sobre o “Movimento Pendular”. Estes módulos são essencialmente baseados em conteúdos de hipermédia e podem ser utilizados tanto no formato de e-learning como de b-learning. A opção pelo uso do vídeo interactivo possibilita que o utilizador (aluno ou formando) escolha a sua própria estratégia de aprendizagem, já que o vídeo é preparado para promover a interacção com o utilizador. Esta característica é particularmente importante na criação de conteúdos para cursos de aprendizagem à distância, quer no contexto da educação (no ensino secundário ou superior, nomeadamente em engenharia), quer na formação ao longo da vida, em que os utilizadores já podem estar no mercado de trabalho. (1) (PDF) Uso de vídeo interactivo na educação e na formação. Available from: https://www.researchgate.net/publication/282334703_Uso_de_video_interactivo_na_educacao_e_na_formacao [accessed Jun 17 2020]. |
id |
RCAP_c937cb0798cba3a477cb24cda507ae7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/89515 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uso de vídeo interactivo na educação e na formaçãovídeo interactivo; aprendizagem à distância; experimentação online; b-/e-learning; ferramentas multimédiaEste trabalho pretende ilustrar o uso do vídeo interactivo como ferramenta para o desenvolvimento de conteúdos multimédia para aprendizagem à distância. O conceito de hipermédia possibilita o desenvolvimento de conteúdos multimédia interactivos não-lineares, que podem ser usados como ferramentas pedagógicas, permitindo a descoberta de conhecimento através de uma abordagem construtiva e pedagógica. A hipermédia pode incluir diversos tipos de conteúdos multimédia como vídeo interactivo, texto, imagens, áudio, animações ou gráficos, que podem ser combinados entre si. Neste trabalho são apresentados dois exemplos da utilização do vídeo interactivo como ferramenta de desenvolvimento de módulos para cursos de aprendizagem à distância, sobre "Caracterização de Nanopartículas" e sobre o “Movimento Pendular”. Estes módulos são essencialmente baseados em conteúdos de hipermédia e podem ser utilizados tanto no formato de e-learning como de b-learning. A opção pelo uso do vídeo interactivo possibilita que o utilizador (aluno ou formando) escolha a sua própria estratégia de aprendizagem, já que o vídeo é preparado para promover a interacção com o utilizador. Esta característica é particularmente importante na criação de conteúdos para cursos de aprendizagem à distância, quer no contexto da educação (no ensino secundário ou superior, nomeadamente em engenharia), quer na formação ao longo da vida, em que os utilizadores já podem estar no mercado de trabalho. (1) (PDF) Uso de vídeo interactivo na educação e na formação. Available from: https://www.researchgate.net/publication/282334703_Uso_de_video_interactivo_na_educacao_e_na_formacao [accessed Jun 17 2020].Fundação Calouste GulbenkianSociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia2013-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/89515http://hdl.handle.net/10316/89515porhttps://www.researchgate.net/publication/282334703_Uso_de_video_interactivo_na_educacao_e_na_formacaoCardoso, AlbertoRasteiro, Maria GraçaGomes, RitaSantos, Tiago José Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:25:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/89515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:09:48.194624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de vídeo interactivo na educação e na formação |
title |
Uso de vídeo interactivo na educação e na formação |
spellingShingle |
Uso de vídeo interactivo na educação e na formação Cardoso, Alberto vídeo interactivo; aprendizagem à distância; experimentação online; b-/e-learning; ferramentas multimédia |
title_short |
Uso de vídeo interactivo na educação e na formação |
title_full |
Uso de vídeo interactivo na educação e na formação |
title_fullStr |
Uso de vídeo interactivo na educação e na formação |
title_full_unstemmed |
Uso de vídeo interactivo na educação e na formação |
title_sort |
Uso de vídeo interactivo na educação e na formação |
author |
Cardoso, Alberto |
author_facet |
Cardoso, Alberto Rasteiro, Maria Graça Gomes, Rita Santos, Tiago José Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Rasteiro, Maria Graça Gomes, Rita Santos, Tiago José Miranda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Alberto Rasteiro, Maria Graça Gomes, Rita Santos, Tiago José Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
vídeo interactivo; aprendizagem à distância; experimentação online; b-/e-learning; ferramentas multimédia |
topic |
vídeo interactivo; aprendizagem à distância; experimentação online; b-/e-learning; ferramentas multimédia |
description |
Este trabalho pretende ilustrar o uso do vídeo interactivo como ferramenta para o desenvolvimento de conteúdos multimédia para aprendizagem à distância. O conceito de hipermédia possibilita o desenvolvimento de conteúdos multimédia interactivos não-lineares, que podem ser usados como ferramentas pedagógicas, permitindo a descoberta de conhecimento através de uma abordagem construtiva e pedagógica. A hipermédia pode incluir diversos tipos de conteúdos multimédia como vídeo interactivo, texto, imagens, áudio, animações ou gráficos, que podem ser combinados entre si. Neste trabalho são apresentados dois exemplos da utilização do vídeo interactivo como ferramenta de desenvolvimento de módulos para cursos de aprendizagem à distância, sobre "Caracterização de Nanopartículas" e sobre o “Movimento Pendular”. Estes módulos são essencialmente baseados em conteúdos de hipermédia e podem ser utilizados tanto no formato de e-learning como de b-learning. A opção pelo uso do vídeo interactivo possibilita que o utilizador (aluno ou formando) escolha a sua própria estratégia de aprendizagem, já que o vídeo é preparado para promover a interacção com o utilizador. Esta característica é particularmente importante na criação de conteúdos para cursos de aprendizagem à distância, quer no contexto da educação (no ensino secundário ou superior, nomeadamente em engenharia), quer na formação ao longo da vida, em que os utilizadores já podem estar no mercado de trabalho. (1) (PDF) Uso de vídeo interactivo na educação e na formação. Available from: https://www.researchgate.net/publication/282334703_Uso_de_video_interactivo_na_educacao_e_na_formacao [accessed Jun 17 2020]. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/89515 http://hdl.handle.net/10316/89515 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/89515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.researchgate.net/publication/282334703_Uso_de_video_interactivo_na_educacao_e_na_formacao |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551539647021056 |