Uso de vídeo interactivo na educação e na formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Alberto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rasteiro, Maria Graça, Gomes, Rita, Santos, Tiago José Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/89515
Resumo: Este trabalho pretende ilustrar o uso do vídeo interactivo como ferramenta para o desenvolvimento de conteúdos multimédia para aprendizagem à distância. O conceito de hipermédia possibilita o desenvolvimento de conteúdos multimédia interactivos não-lineares, que podem ser usados como ferramentas pedagógicas, permitindo a descoberta de conhecimento através de uma abordagem construtiva e pedagógica. A hipermédia pode incluir diversos tipos de conteúdos multimédia como vídeo interactivo, texto, imagens, áudio, animações ou gráficos, que podem ser combinados entre si. Neste trabalho são apresentados dois exemplos da utilização do vídeo interactivo como ferramenta de desenvolvimento de módulos para cursos de aprendizagem à distância, sobre "Caracterização de Nanopartículas" e sobre o “Movimento Pendular”. Estes módulos são essencialmente baseados em conteúdos de hipermédia e podem ser utilizados tanto no formato de e-learning como de b-learning. A opção pelo uso do vídeo interactivo possibilita que o utilizador (aluno ou formando) escolha a sua própria estratégia de aprendizagem, já que o vídeo é preparado para promover a interacção com o utilizador. Esta característica é particularmente importante na criação de conteúdos para cursos de aprendizagem à distância, quer no contexto da educação (no ensino secundário ou superior, nomeadamente em engenharia), quer na formação ao longo da vida, em que os utilizadores já podem estar no mercado de trabalho. (1) (PDF) Uso de vídeo interactivo na educação e na formação. Available from: https://www.researchgate.net/publication/282334703_Uso_de_video_interactivo_na_educacao_e_na_formacao [accessed Jun 17 2020].
id RCAP_c937cb0798cba3a477cb24cda507ae7f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/89515
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uso de vídeo interactivo na educação e na formaçãovídeo interactivo; aprendizagem à distância; experimentação online; b-/e-learning; ferramentas multimédiaEste trabalho pretende ilustrar o uso do vídeo interactivo como ferramenta para o desenvolvimento de conteúdos multimédia para aprendizagem à distância. O conceito de hipermédia possibilita o desenvolvimento de conteúdos multimédia interactivos não-lineares, que podem ser usados como ferramentas pedagógicas, permitindo a descoberta de conhecimento através de uma abordagem construtiva e pedagógica. A hipermédia pode incluir diversos tipos de conteúdos multimédia como vídeo interactivo, texto, imagens, áudio, animações ou gráficos, que podem ser combinados entre si. Neste trabalho são apresentados dois exemplos da utilização do vídeo interactivo como ferramenta de desenvolvimento de módulos para cursos de aprendizagem à distância, sobre "Caracterização de Nanopartículas" e sobre o “Movimento Pendular”. Estes módulos são essencialmente baseados em conteúdos de hipermédia e podem ser utilizados tanto no formato de e-learning como de b-learning. A opção pelo uso do vídeo interactivo possibilita que o utilizador (aluno ou formando) escolha a sua própria estratégia de aprendizagem, já que o vídeo é preparado para promover a interacção com o utilizador. Esta característica é particularmente importante na criação de conteúdos para cursos de aprendizagem à distância, quer no contexto da educação (no ensino secundário ou superior, nomeadamente em engenharia), quer na formação ao longo da vida, em que os utilizadores já podem estar no mercado de trabalho. (1) (PDF) Uso de vídeo interactivo na educação e na formação. Available from: https://www.researchgate.net/publication/282334703_Uso_de_video_interactivo_na_educacao_e_na_formacao [accessed Jun 17 2020].Fundação Calouste GulbenkianSociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia2013-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/89515http://hdl.handle.net/10316/89515porhttps://www.researchgate.net/publication/282334703_Uso_de_video_interactivo_na_educacao_e_na_formacaoCardoso, AlbertoRasteiro, Maria GraçaGomes, RitaSantos, Tiago José Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:25:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/89515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:09:48.194624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso de vídeo interactivo na educação e na formação
title Uso de vídeo interactivo na educação e na formação
spellingShingle Uso de vídeo interactivo na educação e na formação
Cardoso, Alberto
vídeo interactivo; aprendizagem à distância; experimentação online; b-/e-learning; ferramentas multimédia
title_short Uso de vídeo interactivo na educação e na formação
title_full Uso de vídeo interactivo na educação e na formação
title_fullStr Uso de vídeo interactivo na educação e na formação
title_full_unstemmed Uso de vídeo interactivo na educação e na formação
title_sort Uso de vídeo interactivo na educação e na formação
author Cardoso, Alberto
author_facet Cardoso, Alberto
Rasteiro, Maria Graça
Gomes, Rita
Santos, Tiago José Miranda
author_role author
author2 Rasteiro, Maria Graça
Gomes, Rita
Santos, Tiago José Miranda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Alberto
Rasteiro, Maria Graça
Gomes, Rita
Santos, Tiago José Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv vídeo interactivo; aprendizagem à distância; experimentação online; b-/e-learning; ferramentas multimédia
topic vídeo interactivo; aprendizagem à distância; experimentação online; b-/e-learning; ferramentas multimédia
description Este trabalho pretende ilustrar o uso do vídeo interactivo como ferramenta para o desenvolvimento de conteúdos multimédia para aprendizagem à distância. O conceito de hipermédia possibilita o desenvolvimento de conteúdos multimédia interactivos não-lineares, que podem ser usados como ferramentas pedagógicas, permitindo a descoberta de conhecimento através de uma abordagem construtiva e pedagógica. A hipermédia pode incluir diversos tipos de conteúdos multimédia como vídeo interactivo, texto, imagens, áudio, animações ou gráficos, que podem ser combinados entre si. Neste trabalho são apresentados dois exemplos da utilização do vídeo interactivo como ferramenta de desenvolvimento de módulos para cursos de aprendizagem à distância, sobre "Caracterização de Nanopartículas" e sobre o “Movimento Pendular”. Estes módulos são essencialmente baseados em conteúdos de hipermédia e podem ser utilizados tanto no formato de e-learning como de b-learning. A opção pelo uso do vídeo interactivo possibilita que o utilizador (aluno ou formando) escolha a sua própria estratégia de aprendizagem, já que o vídeo é preparado para promover a interacção com o utilizador. Esta característica é particularmente importante na criação de conteúdos para cursos de aprendizagem à distância, quer no contexto da educação (no ensino secundário ou superior, nomeadamente em engenharia), quer na formação ao longo da vida, em que os utilizadores já podem estar no mercado de trabalho. (1) (PDF) Uso de vídeo interactivo na educação e na formação. Available from: https://www.researchgate.net/publication/282334703_Uso_de_video_interactivo_na_educacao_e_na_formacao [accessed Jun 17 2020].
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/89515
http://hdl.handle.net/10316/89515
url http://hdl.handle.net/10316/89515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.researchgate.net/publication/282334703_Uso_de_video_interactivo_na_educacao_e_na_formacao
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133992944926720