Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12998 |
Resumo: | O presente relatório intitulado “Prática de Ensino Supervisionada em educação préescolar: Avaliação da qualidade como processo colaborativo”, desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim-de-infância e tem como finalidade a obtenção do grau mestre em Educação Préescolar. A instituição onde desenvolvi o estágio foi a Coopberço, numa sala heterogénea de creche e no jardim-de-infância com um grupo de 3 e 4 anos de idade. O trabalho desenvolvido, adotando a metodologia de investigação-ação, procurou compreender de que forma a qualidade do espaço e materiais influenciam o nível de envolvimento das crianças, revelando ser fundamental avaliar a qualidade dos espaços e materiais para potenciar a qualidade das aprendizagens das crianças. Para tal, trabalhei colaborativamente com educadoras e crianças. Neste processo de investigação ação foram utilizadas as escalas ECERS e ITERS e o Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP), com a utilização da Escala de Envolvimento da Criança; Abstract: Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process The present report entitled “ Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process”, was developed under the curricular unit: Practice of Supervisioned teaching in nursery and kindergarten and the purpose is the achievement of the master degree in Pre- school education. The institution where I developed the traineeship was Coopberço , in a heterogeneous classroom in nursery and kindergarten with a group of children with 3 and 4 years old. The developed work , adopting the methodology investigation- action, try to understand how the quality of the space and materials have Influence in the level of involvement of children, revealing to be essential to assess the quality of the spaces and materials to increase the quality of the children’s learning. For that, I worked with kindergarten teacher and children. In this investigation-action process was used the ECERS and ITERS scales and the manual “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP)”, using the children enveloping scale . |
id |
RCAP_c93a8977af2044193fd7ab55f8a43565 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12998 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativoAvaliação colaborativaQualidadeInvestigação-acçãOEspaços e materiaisColaborative avaliationQualityInvestigation-actionSpace and materialsO presente relatório intitulado “Prática de Ensino Supervisionada em educação préescolar: Avaliação da qualidade como processo colaborativo”, desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim-de-infância e tem como finalidade a obtenção do grau mestre em Educação Préescolar. A instituição onde desenvolvi o estágio foi a Coopberço, numa sala heterogénea de creche e no jardim-de-infância com um grupo de 3 e 4 anos de idade. O trabalho desenvolvido, adotando a metodologia de investigação-ação, procurou compreender de que forma a qualidade do espaço e materiais influenciam o nível de envolvimento das crianças, revelando ser fundamental avaliar a qualidade dos espaços e materiais para potenciar a qualidade das aprendizagens das crianças. Para tal, trabalhei colaborativamente com educadoras e crianças. Neste processo de investigação ação foram utilizadas as escalas ECERS e ITERS e o Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP), com a utilização da Escala de Envolvimento da Criança; Abstract: Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process The present report entitled “ Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process”, was developed under the curricular unit: Practice of Supervisioned teaching in nursery and kindergarten and the purpose is the achievement of the master degree in Pre- school education. The institution where I developed the traineeship was Coopberço , in a heterogeneous classroom in nursery and kindergarten with a group of children with 3 and 4 years old. The developed work , adopting the methodology investigation- action, try to understand how the quality of the space and materials have Influence in the level of involvement of children, revealing to be essential to assess the quality of the spaces and materials to increase the quality of the children’s learning. For that, I worked with kindergarten teacher and children. In this investigation-action process was used the ECERS and ITERS scales and the manual “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP)”, using the children enveloping scale .Universidade de Évora2015-02-25T17:36:06Z2015-02-252014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12998http://hdl.handle.net/10174/12998porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomoura_ana_l@hotmail.com672Moura, Ana Cristina Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:14.691972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo Moura, Ana Cristina Letras Avaliação colaborativa Qualidade Investigação-acçãO Espaços e materiais Colaborative avaliation Quality Investigation-action Space and materials |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo |
author |
Moura, Ana Cristina Letras |
author_facet |
Moura, Ana Cristina Letras |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Ana Cristina Letras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação colaborativa Qualidade Investigação-acçãO Espaços e materiais Colaborative avaliation Quality Investigation-action Space and materials |
topic |
Avaliação colaborativa Qualidade Investigação-acçãO Espaços e materiais Colaborative avaliation Quality Investigation-action Space and materials |
description |
O presente relatório intitulado “Prática de Ensino Supervisionada em educação préescolar: Avaliação da qualidade como processo colaborativo”, desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim-de-infância e tem como finalidade a obtenção do grau mestre em Educação Préescolar. A instituição onde desenvolvi o estágio foi a Coopberço, numa sala heterogénea de creche e no jardim-de-infância com um grupo de 3 e 4 anos de idade. O trabalho desenvolvido, adotando a metodologia de investigação-ação, procurou compreender de que forma a qualidade do espaço e materiais influenciam o nível de envolvimento das crianças, revelando ser fundamental avaliar a qualidade dos espaços e materiais para potenciar a qualidade das aprendizagens das crianças. Para tal, trabalhei colaborativamente com educadoras e crianças. Neste processo de investigação ação foram utilizadas as escalas ECERS e ITERS e o Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP), com a utilização da Escala de Envolvimento da Criança; Abstract: Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process The present report entitled “ Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process”, was developed under the curricular unit: Practice of Supervisioned teaching in nursery and kindergarten and the purpose is the achievement of the master degree in Pre- school education. The institution where I developed the traineeship was Coopberço , in a heterogeneous classroom in nursery and kindergarten with a group of children with 3 and 4 years old. The developed work , adopting the methodology investigation- action, try to understand how the quality of the space and materials have Influence in the level of involvement of children, revealing to be essential to assess the quality of the spaces and materials to increase the quality of the children’s learning. For that, I worked with kindergarten teacher and children. In this investigation-action process was used the ECERS and ITERS scales and the manual “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP)”, using the children enveloping scale . |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-02-25T17:36:06Z 2015-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12998 http://hdl.handle.net/10174/12998 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação moura_ana_l@hotmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136547184836608 |