Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ana Cristina Letras
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12998
Resumo: O presente relatório intitulado “Prática de Ensino Supervisionada em educação préescolar: Avaliação da qualidade como processo colaborativo”, desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim-de-infância e tem como finalidade a obtenção do grau mestre em Educação Préescolar. A instituição onde desenvolvi o estágio foi a Coopberço, numa sala heterogénea de creche e no jardim-de-infância com um grupo de 3 e 4 anos de idade. O trabalho desenvolvido, adotando a metodologia de investigação-ação, procurou compreender de que forma a qualidade do espaço e materiais influenciam o nível de envolvimento das crianças, revelando ser fundamental avaliar a qualidade dos espaços e materiais para potenciar a qualidade das aprendizagens das crianças. Para tal, trabalhei colaborativamente com educadoras e crianças. Neste processo de investigação ação foram utilizadas as escalas ECERS e ITERS e o Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP), com a utilização da Escala de Envolvimento da Criança; Abstract: Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process The present report entitled “ Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process”, was developed under the curricular unit: Practice of Supervisioned teaching in nursery and kindergarten and the purpose is the achievement of the master degree in Pre- school education. The institution where I developed the traineeship was Coopberço , in a heterogeneous classroom in nursery and kindergarten with a group of children with 3 and 4 years old. The developed work , adopting the methodology investigation- action, try to understand how the quality of the space and materials have Influence in the level of involvement of children, revealing to be essential to assess the quality of the spaces and materials to increase the quality of the children’s learning. For that, I worked with kindergarten teacher and children. In this investigation-action process was used the ECERS and ITERS scales and the manual “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP)”, using the children enveloping scale .
id RCAP_c93a8977af2044193fd7ab55f8a43565
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12998
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativoAvaliação colaborativaQualidadeInvestigação-acçãOEspaços e materiaisColaborative avaliationQualityInvestigation-actionSpace and materialsO presente relatório intitulado “Prática de Ensino Supervisionada em educação préescolar: Avaliação da qualidade como processo colaborativo”, desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim-de-infância e tem como finalidade a obtenção do grau mestre em Educação Préescolar. A instituição onde desenvolvi o estágio foi a Coopberço, numa sala heterogénea de creche e no jardim-de-infância com um grupo de 3 e 4 anos de idade. O trabalho desenvolvido, adotando a metodologia de investigação-ação, procurou compreender de que forma a qualidade do espaço e materiais influenciam o nível de envolvimento das crianças, revelando ser fundamental avaliar a qualidade dos espaços e materiais para potenciar a qualidade das aprendizagens das crianças. Para tal, trabalhei colaborativamente com educadoras e crianças. Neste processo de investigação ação foram utilizadas as escalas ECERS e ITERS e o Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP), com a utilização da Escala de Envolvimento da Criança; Abstract: Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process The present report entitled “ Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process”, was developed under the curricular unit: Practice of Supervisioned teaching in nursery and kindergarten and the purpose is the achievement of the master degree in Pre- school education. The institution where I developed the traineeship was Coopberço , in a heterogeneous classroom in nursery and kindergarten with a group of children with 3 and 4 years old. The developed work , adopting the methodology investigation- action, try to understand how the quality of the space and materials have Influence in the level of involvement of children, revealing to be essential to assess the quality of the spaces and materials to increase the quality of the children’s learning. For that, I worked with kindergarten teacher and children. In this investigation-action process was used the ECERS and ITERS scales and the manual “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP)”, using the children enveloping scale .Universidade de Évora2015-02-25T17:36:06Z2015-02-252014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12998http://hdl.handle.net/10174/12998porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomoura_ana_l@hotmail.com672Moura, Ana Cristina Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:14.691972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo
Moura, Ana Cristina Letras
Avaliação colaborativa
Qualidade
Investigação-acçãO
Espaços e materiais
Colaborative avaliation
Quality
Investigation-action
Space and materials
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliação da qualidade como processo colaborativo
author Moura, Ana Cristina Letras
author_facet Moura, Ana Cristina Letras
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Ana Cristina Letras
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação colaborativa
Qualidade
Investigação-acçãO
Espaços e materiais
Colaborative avaliation
Quality
Investigation-action
Space and materials
topic Avaliação colaborativa
Qualidade
Investigação-acçãO
Espaços e materiais
Colaborative avaliation
Quality
Investigation-action
Space and materials
description O presente relatório intitulado “Prática de Ensino Supervisionada em educação préescolar: Avaliação da qualidade como processo colaborativo”, desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim-de-infância e tem como finalidade a obtenção do grau mestre em Educação Préescolar. A instituição onde desenvolvi o estágio foi a Coopberço, numa sala heterogénea de creche e no jardim-de-infância com um grupo de 3 e 4 anos de idade. O trabalho desenvolvido, adotando a metodologia de investigação-ação, procurou compreender de que forma a qualidade do espaço e materiais influenciam o nível de envolvimento das crianças, revelando ser fundamental avaliar a qualidade dos espaços e materiais para potenciar a qualidade das aprendizagens das crianças. Para tal, trabalhei colaborativamente com educadoras e crianças. Neste processo de investigação ação foram utilizadas as escalas ECERS e ITERS e o Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP), com a utilização da Escala de Envolvimento da Criança; Abstract: Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process The present report entitled “ Practice of supervisioned teaching in pre-school education: Avaliation of quality as colaborative process”, was developed under the curricular unit: Practice of Supervisioned teaching in nursery and kindergarten and the purpose is the achievement of the master degree in Pre- school education. The institution where I developed the traineeship was Coopberço , in a heterogeneous classroom in nursery and kindergarten with a group of children with 3 and 4 years old. The developed work , adopting the methodology investigation- action, try to understand how the quality of the space and materials have Influence in the level of involvement of children, revealing to be essential to assess the quality of the spaces and materials to increase the quality of the children’s learning. For that, I worked with kindergarten teacher and children. In this investigation-action process was used the ECERS and ITERS scales and the manual “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP)”, using the children enveloping scale .
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-25T17:36:06Z
2015-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12998
http://hdl.handle.net/10174/12998
url http://hdl.handle.net/10174/12998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
moura_ana_l@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136547184836608