Avaliação alternativa digital : estudo de caso em um curso Técnico em Administração da Rede Nacional EaD Senac - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elizabeth
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8513
Resumo: A motivação para realizar esta investigação se deu a partir da expansão da oferta a distância de cursos de formação profissional técnica e da escassez de estudos que dessem sustentação a essas práticas, sobretudo no que tange aos desafios de realizar a avaliação de competências com o uso de recursos digitais. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada acerca do processo avaliativo em cursos profissionais técnicos de nível médio desenvolvidos em contextos digitais. Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, com recurso a um estudo de caso, tendo sido selecionada como objeto de estudo uma turma do curso Técnico em Administração, ofertado a distância em uma Instituição de educação profissional brasileira. Foram utilizados como instrumentos para recolha e análise de dados: entrevistas com professores e coordenador pedagógico do curso, observação não participante a uma turma do curso (Turma 2018/1) e análise de documentos, a saber: Projeto Político Pedagógico, Plano do curso Técnico em Administração, Manual de Procedimentos do Pedagógico e os Planos de Trabalho Docente do primeiro módulo do curso. A recolha de dados foi realizada de abril a agosto de 2018. O referencial teórico no qual está assente esta pesquisa diz respeito à cultura da avaliação de competências e à edumetria, em especial nas dimensões e nos critérios estabelecidos pelo Modelo PrACT, desenvolvido no âmbito de uma perspectiva de avaliação alternativa digital. Tais referenciais foram organizados em dois capítulos, sendo o primeiro dedicado à contextualização e evolução do conceito de avaliação desde o início do século XX até os dias atuais, com foco na avaliação em contexto pedagógico. Já no segundo, foram apresentadas as bases teóricas da nova cultura da avaliação, em especial da avaliação alternativa digital. A análise dos dados recolhidos foi realizada à luz das quatro dimensões do referido modelo e respectivos parâmetros: Praticabilidade (custo, eficiência e sustentabilidade); Autenticidade (similitude, complexidade, adequação e significância); Consistência (alinhamento instrução/avaliação, multiplicidade de indicadores, adequação dos critérios e alinhamento competência/avaliação) e Transparência (democratização, envolvimento, visibilidade e impacto). Em relação às conclusões deste estudo, destaca-se que a análise do processo avaliativo do curso permitiu estabelecer o seu grau de aderência às dimensões do Modelo PrACT e indicar algumas ações à Instituição, de modo a ampliar seu alinhamento às práticas de uma avaliação alternativa digital, potencializadora da qualidade da aprendizagem no curso.
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Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, com recurso a um estudo de caso, tendo sido selecionada como objeto de estudo uma turma do curso Técnico em Administração, ofertado a distância em uma Instituição de educação profissional brasileira. Foram utilizados como instrumentos para recolha e análise de dados: entrevistas com professores e coordenador pedagógico do curso, observação não participante a uma turma do curso (Turma 2018/1) e análise de documentos, a saber: Projeto Político Pedagógico, Plano do curso Técnico em Administração, Manual de Procedimentos do Pedagógico e os Planos de Trabalho Docente do primeiro módulo do curso. A recolha de dados foi realizada de abril a agosto de 2018. O referencial teórico no qual está assente esta pesquisa diz respeito à cultura da avaliação de competências e à edumetria, em especial nas dimensões e nos critérios estabelecidos pelo Modelo PrACT, desenvolvido no âmbito de uma perspectiva de avaliação alternativa digital. Tais referenciais foram organizados em dois capítulos, sendo o primeiro dedicado à contextualização e evolução do conceito de avaliação desde o início do século XX até os dias atuais, com foco na avaliação em contexto pedagógico. Já no segundo, foram apresentadas as bases teóricas da nova cultura da avaliação, em especial da avaliação alternativa digital. A análise dos dados recolhidos foi realizada à luz das quatro dimensões do referido modelo e respectivos parâmetros: Praticabilidade (custo, eficiência e sustentabilidade); Autenticidade (similitude, complexidade, adequação e significância); Consistência (alinhamento instrução/avaliação, multiplicidade de indicadores, adequação dos critérios e alinhamento competência/avaliação) e Transparência (democratização, envolvimento, visibilidade e impacto). Em relação às conclusões deste estudo, destaca-se que a análise do processo avaliativo do curso permitiu estabelecer o seu grau de aderência às dimensões do Modelo PrACT e indicar algumas ações à Instituição, de modo a ampliar seu alinhamento às práticas de uma avaliação alternativa digital, potencializadora da qualidade da aprendizagem no curso.The motivation for carrying out the present research was based on the expansion of technical vocational training education, via e-Learning, and the lack of studies that support these practices, especially regarding the challenges of carrying out the assessment of competences with the use of digital resources. Therefore, the present study aims to present the results of a research carried out about the assessment processes in mid-level technical vocational courses in digital contexts. For this purpose, a qualitative research methodology was applied, by means of a case study, having selected a distance education class of the Technical Course in Administration as research subject, at a Brazilian Technical and vocational education institution. To this end, the following instruments for collecting and analysing data were applied: interviews with teachers and the pedagogical coordinator of the referred course, non-participant observation in a course group (Class 2018, 1st semester) and the analysis of several documents, such as the Political and Pedagogical Project, Course Plan, Manual of Pedagogical Procedures and the Work Plan for Teachers of the first module of the course. The theoretical framework on which the present research is anchored refers to the culture of competency assessment and edumetry, in particular regarding the dimensions and criteria established by the PrACT Model, developed within a perspective of alternative digital assessment. The aforementioned references were organized in two chapters, being the first one focused on the contextualization and evolution of the concept of assessment, from the early start of the 20th century to the present day, with a focus on assessment in pedagogical contexts. In the second chapter, the theoretical bases towards a new assessment culture, in particular the alternative digital assessment, are highlighted. The analysis of the research data was carried out in the light of the four dimensions of the referred PrACT Model and its parameters: Practicability (cost, efficiency and sustainability); Authenticity (similarity, complexity, appropriateness and significance); Consistency (alignment of instruction / assessment, multiplicity of indicators, appropriateness of criteria and alignment of competence / assessment) and Transparency (democratization, involvement, visibility and impact). With respect to the conclusions of the present study, it is worth noting that the analysis of the assessment process of the course enabled to establish degrees of adherence to the dimensions of the PrACT Model and to suggest initiatives to the Institution, in order to broaden its alignment with the practices of an alternative digital assessment, which consequently enhances the quality of learning.Amante, LúciaRepositório AbertoSouza, Elizabeth2019-09-13T15:29:50Z2019-07-232019-09-132019-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8513TID:202286347porSouza, Elizabeth - Avaliação alternativa digital [Em linha]: estudo de caso em um curso Técnico em Administração da Rede Nacional EaD Senac - Brasil. [S.l.]: [s.n.], 2019. 89 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:30:21Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:33.374797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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