A avaliação para a aprendizagem com recurso a tecnologias digitais: um estudo exploratório com estudantes do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82538 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Tecnologia Educativa) |
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A avaliação para a aprendizagem com recurso a tecnologias digitais: um estudo exploratório com estudantes do Ensino SuperiorAssessment for learning with digital technologies: findings from Higher Education studentsAvaliação alternativa digitalAvaliação para a aprendizagemAvaliação por paresModelo PrACTEnsino SuperiorAlternative digital assessmentAssessment for learningOnline peer assessmentPrACT ModelHigher EducationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Tecnologia Educativa)As práticas de avaliação no contexto do Ensino Superior têm sofrido profundas mudanças ao longo dos últimos anos, em particular, no que se refere aos seus propósitos, estratégias e recursos disponíveis. A avaliação para a aprendizagem constitui uma dessas principais alterações. Este estudo procura analisar, através das perceções dos estudantes do Ensino Superior, a adequação de uma estratégia de avaliação para a aprendizagem, nomeadamente, a avaliação por pares mediada por tecnologia e inspirada no quadro concetual do Modelo PrACT, um modelo teórico-concetual que visa contribuir para a disseminação de práticas de avaliação alternativa. Deste modo, este estudo, de caráter exploratório, apresenta a seguinte questão de investigação: Quais são as perceções dos estudantes do ensino superior relativamente à adequação de práticas de avaliação inspiradas no modelo PrACT e mediadas por tecnologia, enquanto estratégia de avaliação para a aprendizagem? A principal técnica de recolha de dados usada foi o inquérito por questionário. Os participantes no estudo (n=16) são estudantes do Ensino Superior, inscritos numa Unidade Curricular de um curso de licenciatura da Universidade do Minho, na qual são adotadas práticas de avaliação por pares. Os resultados do estudo são discutidos à luz do quadro concetual do modelo PrACT, cujas dimensões (praticabilidade, autenticidade, consistência e transparência) foram consideradas, na perspetiva dos estudantes, como adequadas a uma estratégia de avaliação alternativa digital, centrada numa conceção de avaliação para a aprendizagem. Reconhece-se a importância da estratégia da avaliação por pares e o seu contributo para a aprendizagem dos estudantes, nomeadamente, ao nível de um maior envolvimento e motivação nas atividades propostas, no desenvolvimento de competências cognitivas e metacognitivas e na promoção de competências digitais. As implicações do estudo para a avaliação digital no Ensino Superior apontam para a falta de experiência dos estudantes na prática de avaliação por pares mediada por tecnologia, assim como a necessidade de um maior investimento na formação pedagógica dos professores no domínio da avaliação e de outras questões pedagógicas.Assessment practices in the Higher Education context have undergone profound changes over recent years, particularly regarding its purpose, strategies and available resources. Assessment for learning is one of these major changes. This study seeks to analyze, through the perceptions of Higher Education students, the contribution and adequacy of an assessment for learning strategy, namely, online peer assessment, inspired by the conceptual framework of the PrACT Model, a framework which aims to contribute to the dissemination of alternative assessment practices. Thus, this exploratory study presents the following research question: What are the perceptions of higher education students regarding the adequacy of assessment practices inspired by the PrACT model and mediated by technology, as an assessment for learning strategy? The main data collection technique used was the survey questionnaire. The study participants (n=16) are higher education students, enrolled in a course unit of a degree at the University of Minho, in which online peer assessment practices are adopted. The results of the study are discussed in conformity with the conceptual framework of the PrACT model, whose dimensions (practicability, authenticity, consistency and transparency) were considered, from the students' perspective, an adequate alternative digital assessment strategy, focused on assessment for learning. The importance of the online peer assessment strategy and its contribution to student learning is acknowledged, namely, in terms of greater student involvement and motivation in the activities, in the development of cognitive and metacognitive skills and in the improvement of digital skills. The implications of this study for digital assessment in Higher Education point to the lack of student experience in the practice of online peer assessment, as well as the need for greater investment in the pedagogical training of teachers in the field of assessment and other pedagogical issues.Gomes, Maria JoãoUniversidade do MinhoLoureiro, Paula Cristiana Gonçalves Fernandes2022-12-092022-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82538por203174402info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:14.743401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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