Preparar, Apontar, Fala: um jogo sério para crianças com sigmatismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novo, Marco Daniel Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/120490
Resumo: Como todos sabemos, a fala é um dos meios de comunicação mais importante. Por vezes nos primeiros anos de vida das crianças podem surgir desvios na fala que poderão prejudicar a sua integração no seu meio (ex: escola). Quando isso acontece pode ser essencial frequentar terapia da fala para atenuar esses desvios. Durante as sessões de terapia da fala, as crianças podem apresentar dificuldade em manter o foco nas atividades de terapia, já que muitas consistem em exercícios repetitivos, que os podem tornar monótonos. Este fator pode ser particularmente critico quando as crianças, devido a idade, não entenderem a importância destes treinos. Devido a isso, é essencial criar formas de manter o interesse da criança no seu treino. Para chegar a esse objetivo, muitos terapeutas da fala optam por criar jogos que englobem principalmente a componente terapêutica e sejam suficientemente apelativos para manter o foco da criança no treino. Nesta dissertação proponho um jogo terapêutico para crianças com sigmatismo que se foca na produção das sibilantes. Este jogo tem como objetivo ser suficientemente apelativo para que as crianças se sintam motivadas a treinar, tanto nas sessões de terapia como fora delas e é uma contribuição para a resolução do problema do sigmatismo das crianças. Para resolver estas dificuldades, o jogo que criei é para sistema Android, o que permite ser jogado em qualquer local. O canhão do jogo é controlado pela voz da criança, para que esta treine as palavras com sons sibilantes. Para que a criança se sinta motivada a melhorar o seu desempenho, na pronunciação das palavras, quando um nível acaba, a criança é recompensada com pontos de acordo com o seu desempenho. Os pontos são usados para desbloquear novas personagens, o que vai ajudar a motivar a criança a jogar mais tempo. Por fim, existe um modo de treino que permite o terapeuta adaptar o jogo às dificuldades de cada criança.
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