Participação das famílias nas escolas EB 2,3 de um concelho da região centro: perceção de pais e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sarmento, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2012.236
Resumo: The relationship between school - family is shown by multiple national and international studies, as a cornerstone for the improvement of educational activity in schools. Indeed, studies indicate a strong and positive relationship between the quality of this relationship and the level of academic and educational achievement of children, adolescents and youth. The acceptance of this reality is general and indisputable. However, its implementation continues to be of great complexity. This article presents some results of a study - conducted within the doctoral thesis at the University of Granada4 - which aimed the characterization of the fundamental dynamics of participation and involvement of families in the elementary schools of a county in the central region of the country, through the perception of parents and teachers who perform the management functions of the class. The data obtained through questionnaires and interviews with parents and class directors, reveals a clear and widespread perception about the great benefits of family involvement in the school life of their children for all involved and shows that there are bilateral difficulties in its achieving.
id RCAP_c95c6860ca1a6db2c8db9081aca40e92
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participação das famílias nas escolas EB 2,3 de um concelho da região centro: perceção de pais e professoresThe relationship between school - family is shown by multiple national and international studies, as a cornerstone for the improvement of educational activity in schools. Indeed, studies indicate a strong and positive relationship between the quality of this relationship and the level of academic and educational achievement of children, adolescents and youth. The acceptance of this reality is general and indisputable. However, its implementation continues to be of great complexity. This article presents some results of a study - conducted within the doctoral thesis at the University of Granada4 - which aimed the characterization of the fundamental dynamics of participation and involvement of families in the elementary schools of a county in the central region of the country, through the perception of parents and teachers who perform the management functions of the class. The data obtained through questionnaires and interviews with parents and class directors, reveals a clear and widespread perception about the great benefits of family involvement in the school life of their children for all involved and shows that there are bilateral difficulties in its achieving.A relação escola – família é apresentada pelos múltiplos estudos realizados, a nível nacional e internacional, como pedra angular para a melhoria da ação educativa da escola. Com efeito, os estudos apontam para uma relação forte e positiva entre a qualidade desta relação e o nível de desempenho escolar e educativo das crianças, adolescentes e jovens. A aceitação desta realidade é geral e indiscutível. Contudo, a sua concretização continua a revelar-se de grande complexidade. Neste artigo apresentamos alguns dos resultados de um estudo - realizado no âmbito da tese de doutoramento na Universidade de Granada3 - que teve como objetivo fundamental a caraterização das dinâmicas de participação e envolvimento das famílias nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos de um concelho da região centro do país, através da perceção de encarregados de educação e de professores que desempenham as funções de direção de turma. Os dados, obtidos através da aplicação de questionários e entrevistas a encarregados de educação e diretores de turma, revelam uma perceção generalizada e inequívoca sobre os grandes benefícios do envolvimento das famílias na vida escolar dos seus educandos para todos os envolvidos e mostram a existência de dificuldades bilaterais na sua concretização.Universidade Católica Portuguesa2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2012.236oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/236Gestão e Desenvolvimento; No 20 (2012); 151-166Gestão e Desenvolvimento; n. 20 (2012); 151-1662184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2012.20reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/236https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2012.236https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/236/223Direitos de Autor (c) 2012 Maria Martins, Teresa Sarmentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, MariaSarmento, Teresa2022-09-23T15:47:13Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:32.927324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participação das famílias nas escolas EB 2,3 de um concelho da região centro: perceção de pais e professores
title Participação das famílias nas escolas EB 2,3 de um concelho da região centro: perceção de pais e professores
spellingShingle Participação das famílias nas escolas EB 2,3 de um concelho da região centro: perceção de pais e professores
Martins, Maria
title_short Participação das famílias nas escolas EB 2,3 de um concelho da região centro: perceção de pais e professores
title_full Participação das famílias nas escolas EB 2,3 de um concelho da região centro: perceção de pais e professores
title_fullStr Participação das famílias nas escolas EB 2,3 de um concelho da região centro: perceção de pais e professores
title_full_unstemmed Participação das famílias nas escolas EB 2,3 de um concelho da região centro: perceção de pais e professores
title_sort Participação das famílias nas escolas EB 2,3 de um concelho da região centro: perceção de pais e professores
author Martins, Maria
author_facet Martins, Maria
Sarmento, Teresa
author_role author
author2 Sarmento, Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria
Sarmento, Teresa
description The relationship between school - family is shown by multiple national and international studies, as a cornerstone for the improvement of educational activity in schools. Indeed, studies indicate a strong and positive relationship between the quality of this relationship and the level of academic and educational achievement of children, adolescents and youth. The acceptance of this reality is general and indisputable. However, its implementation continues to be of great complexity. This article presents some results of a study - conducted within the doctoral thesis at the University of Granada4 - which aimed the characterization of the fundamental dynamics of participation and involvement of families in the elementary schools of a county in the central region of the country, through the perception of parents and teachers who perform the management functions of the class. The data obtained through questionnaires and interviews with parents and class directors, reveals a clear and widespread perception about the great benefits of family involvement in the school life of their children for all involved and shows that there are bilateral difficulties in its achieving.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2012.236
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/236
url https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2012.236
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/236
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2012.236
https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/236/223
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2012 Maria Martins, Teresa Sarmento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2012 Maria Martins, Teresa Sarmento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento; No 20 (2012); 151-166
Gestão e Desenvolvimento; n. 20 (2012); 151-166
2184-5638
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2012.20
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130508217548800