Como trabalhar o conhecimento lexical de forma a melhorar a compreensão da leitura: contributo de um estudo realizado no 4º ano do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mariana Almeida Monteiro Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39577
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito das unidades curriculares de Seminário de Orientação Educacional (SOE) e Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e versa sobre o projeto de investigação implementado no 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esse projeto de investigação surge das dificuldades dos alunos em relação ao léxico e à compreensão de textos observadas no referido contexto. Tem como principais objetivos conhecer a perceção dos alunos em relação aos domínios da Gramática e da Leitura, verificar de que forma é que o ensino contextualizado do léxico pode melhorar a compreensão da leitura/texto, bem como verificar os benefícios do uso do Laboratório Gramatical para a aprendizagem do léxico, enquanto estratégia didática. Do enquadramento teórico que serviu de base para este trabalho fazem parte a Gramática, a Leitura e a articulação de ambas; o Laboratório Gramatical, a Pedagogia dos Discursos e a articulação entre ambos e o ensino/aprendizagem do léxico. Com base em tudo isto, foi planeada e implementada uma sequência didática no referido ano de escolaridade que teve como última atividade a gravação de um vídeo promocional de alguns locais de Aveiro. A metodologia de investigação adotada é de natureza qualitativa, uma vez que se trata de um estudo de caso com características de investigação-ação. Os dados foram recolhidos através do questionário, do teste diagnóstico, do Laboratório Gramatical e dos guiões para os vídeos. Os resultados demonstram um efeito positivo relativamente à utilização do Laboratório Gramatical e da Pedagogia dos Discursos na aprendizagem do léxico e na compreensão da leitura.
id RCAP_c96b98bd0464f7de53927d2720e69cf3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39577
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como trabalhar o conhecimento lexical de forma a melhorar a compreensão da leitura: contributo de um estudo realizado no 4º ano do 1º CEBEnsino contextualizadoArticulação de domíniosConhecimento lexicalCompreensão da leituraLaboratório gramaticalPedagogia dos discursosO presente relatório de estágio surge no âmbito das unidades curriculares de Seminário de Orientação Educacional (SOE) e Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e versa sobre o projeto de investigação implementado no 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esse projeto de investigação surge das dificuldades dos alunos em relação ao léxico e à compreensão de textos observadas no referido contexto. Tem como principais objetivos conhecer a perceção dos alunos em relação aos domínios da Gramática e da Leitura, verificar de que forma é que o ensino contextualizado do léxico pode melhorar a compreensão da leitura/texto, bem como verificar os benefícios do uso do Laboratório Gramatical para a aprendizagem do léxico, enquanto estratégia didática. Do enquadramento teórico que serviu de base para este trabalho fazem parte a Gramática, a Leitura e a articulação de ambas; o Laboratório Gramatical, a Pedagogia dos Discursos e a articulação entre ambos e o ensino/aprendizagem do léxico. Com base em tudo isto, foi planeada e implementada uma sequência didática no referido ano de escolaridade que teve como última atividade a gravação de um vídeo promocional de alguns locais de Aveiro. A metodologia de investigação adotada é de natureza qualitativa, uma vez que se trata de um estudo de caso com características de investigação-ação. Os dados foram recolhidos através do questionário, do teste diagnóstico, do Laboratório Gramatical e dos guiões para os vídeos. Os resultados demonstram um efeito positivo relativamente à utilização do Laboratório Gramatical e da Pedagogia dos Discursos na aprendizagem do léxico e na compreensão da leitura.This internship report is part of the curricular units of Educational Orientation Seminar (SOE) and Supervised Pedagogical Practice (PPS) and is about the research project implemented in the 4th year of schooling of the 1st cycle of basic education. This research project arises from the students' difficulties in relation to the lexicon and comprehension of texts observed in that context. Its main objectives are to know the students' perceptions regarding the Grammar and Reading domains, to verify how the contextualized teaching of the lexicon can improve reading/text comprehension, as well as to verify the benefits of using the Grammar Lab for learning the lexicon as a didactic strategy. The theoretical framework that served as a basis for this work includes Grammar, Reading, and the articulation of both; the Grammar Lab, Discourse Pedagogy, and the articulation between both and the teaching/learning of the lexicon. Based on all this, a didactic sequence was planned and implemented in the referred school year, which had as its last activity the recording of a promotional video of some places in Aveiro. The research methodology adopted is qualitative in nature, since it is a case study with characteristics of action research. The data were collected through the questionnaire, the diagnostic test, the Grammar Lab and the scripts for the videos. The results show a positive effect regarding the use of the Grammar Lab and Discourse Pedagogy on lexicon learning and reading comprehension.2023-10-19T11:00:44Z2023-07-03T00:00:00Z2023-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39577porMarques, Mariana Almeida Monteiro Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:49:58Zoai:ria.ua.pt:10773/39577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:49:58Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como trabalhar o conhecimento lexical de forma a melhorar a compreensão da leitura: contributo de um estudo realizado no 4º ano do 1º CEB
title Como trabalhar o conhecimento lexical de forma a melhorar a compreensão da leitura: contributo de um estudo realizado no 4º ano do 1º CEB
spellingShingle Como trabalhar o conhecimento lexical de forma a melhorar a compreensão da leitura: contributo de um estudo realizado no 4º ano do 1º CEB
Marques, Mariana Almeida Monteiro Marques
Ensino contextualizado
Articulação de domínios
Conhecimento lexical
Compreensão da leitura
Laboratório gramatical
Pedagogia dos discursos
title_short Como trabalhar o conhecimento lexical de forma a melhorar a compreensão da leitura: contributo de um estudo realizado no 4º ano do 1º CEB
title_full Como trabalhar o conhecimento lexical de forma a melhorar a compreensão da leitura: contributo de um estudo realizado no 4º ano do 1º CEB
title_fullStr Como trabalhar o conhecimento lexical de forma a melhorar a compreensão da leitura: contributo de um estudo realizado no 4º ano do 1º CEB
title_full_unstemmed Como trabalhar o conhecimento lexical de forma a melhorar a compreensão da leitura: contributo de um estudo realizado no 4º ano do 1º CEB
title_sort Como trabalhar o conhecimento lexical de forma a melhorar a compreensão da leitura: contributo de um estudo realizado no 4º ano do 1º CEB
author Marques, Mariana Almeida Monteiro Marques
author_facet Marques, Mariana Almeida Monteiro Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Mariana Almeida Monteiro Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino contextualizado
Articulação de domínios
Conhecimento lexical
Compreensão da leitura
Laboratório gramatical
Pedagogia dos discursos
topic Ensino contextualizado
Articulação de domínios
Conhecimento lexical
Compreensão da leitura
Laboratório gramatical
Pedagogia dos discursos
description O presente relatório de estágio surge no âmbito das unidades curriculares de Seminário de Orientação Educacional (SOE) e Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e versa sobre o projeto de investigação implementado no 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esse projeto de investigação surge das dificuldades dos alunos em relação ao léxico e à compreensão de textos observadas no referido contexto. Tem como principais objetivos conhecer a perceção dos alunos em relação aos domínios da Gramática e da Leitura, verificar de que forma é que o ensino contextualizado do léxico pode melhorar a compreensão da leitura/texto, bem como verificar os benefícios do uso do Laboratório Gramatical para a aprendizagem do léxico, enquanto estratégia didática. Do enquadramento teórico que serviu de base para este trabalho fazem parte a Gramática, a Leitura e a articulação de ambas; o Laboratório Gramatical, a Pedagogia dos Discursos e a articulação entre ambos e o ensino/aprendizagem do léxico. Com base em tudo isto, foi planeada e implementada uma sequência didática no referido ano de escolaridade que teve como última atividade a gravação de um vídeo promocional de alguns locais de Aveiro. A metodologia de investigação adotada é de natureza qualitativa, uma vez que se trata de um estudo de caso com características de investigação-ação. Os dados foram recolhidos através do questionário, do teste diagnóstico, do Laboratório Gramatical e dos guiões para os vídeos. Os resultados demonstram um efeito positivo relativamente à utilização do Laboratório Gramatical e da Pedagogia dos Discursos na aprendizagem do léxico e na compreensão da leitura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-19T11:00:44Z
2023-07-03T00:00:00Z
2023-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39577
url http://hdl.handle.net/10773/39577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543877466259456