De que forma é que a gramática pode ser abordada através da leitura?: o caso do pretérito imperfeito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36193 |
Resumo: | O presente relatório de estágio dá a conhecer o projeto de investigação que se consubstanciou na conceção, planificação e implementação e avaliação de uma sequência didática sobre a abordagem da Gramática através do domínio da Leitura. O projeto foi implementado numa turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico e surge de lacunas identificadas no conhecimento dos alunos relativas ao uso do pretérito imperfeito. Teve como objetivo investigar e avaliar o impacto de metodologias didáticas para o ensino e aprendizagem da gramática colocando em prática a interdisciplinaridade e a interrelação entre Domínios, bem como definir linhas orientadoras para o ensino contextualizado da gramática, integrado no domínio da leitura e direcionado para a aplicabilidade e uso do conhecimento. O projeto é um estudo de caso com características de investigação-ação e os dados foram recolhidos através do questionário, do teste diagnóstico, Laboratório Gramatical e dos guiões dos vídeos. O projeto desenvolvido tem como pilares teóricos a Gramática e a Leitura, a presença destes dois domínios no currículo e no quotidiano; o Laboratório Gramatical e a Pedagogia dos Discursos, a articulação entre ambos; e o ensino e aprendizagem dos tempos verbais, mais precisamente do pretérito imperfeito. A sequência didática desenvolvida integrou as duas modalidades referidas e culminou na gravação de um vídeo. Podemos concluir pela análise dos resultados obtidos que o recurso ao Laboratório Gramatical e à Pedagogia dos Discursos teve um efeito positivo no desenvolvimento do conhecimento dos alunos, relativamente à identificação e utilização do pretérito imperfeito e também na capacidade de compreensão e interpretação textuais. |
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De que forma é que a gramática pode ser abordada através da leitura?: o caso do pretérito imperfeitoDidática da gramáticaCompreensão da leituraLaboratório gramaticalPedagogia dos discursosEnsino contextualizadoO presente relatório de estágio dá a conhecer o projeto de investigação que se consubstanciou na conceção, planificação e implementação e avaliação de uma sequência didática sobre a abordagem da Gramática através do domínio da Leitura. O projeto foi implementado numa turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico e surge de lacunas identificadas no conhecimento dos alunos relativas ao uso do pretérito imperfeito. Teve como objetivo investigar e avaliar o impacto de metodologias didáticas para o ensino e aprendizagem da gramática colocando em prática a interdisciplinaridade e a interrelação entre Domínios, bem como definir linhas orientadoras para o ensino contextualizado da gramática, integrado no domínio da leitura e direcionado para a aplicabilidade e uso do conhecimento. O projeto é um estudo de caso com características de investigação-ação e os dados foram recolhidos através do questionário, do teste diagnóstico, Laboratório Gramatical e dos guiões dos vídeos. O projeto desenvolvido tem como pilares teóricos a Gramática e a Leitura, a presença destes dois domínios no currículo e no quotidiano; o Laboratório Gramatical e a Pedagogia dos Discursos, a articulação entre ambos; e o ensino e aprendizagem dos tempos verbais, mais precisamente do pretérito imperfeito. A sequência didática desenvolvida integrou as duas modalidades referidas e culminou na gravação de um vídeo. Podemos concluir pela análise dos resultados obtidos que o recurso ao Laboratório Gramatical e à Pedagogia dos Discursos teve um efeito positivo no desenvolvimento do conhecimento dos alunos, relativamente à identificação e utilização do pretérito imperfeito e também na capacidade de compreensão e interpretação textuais.This internship report presents the research project that was embodied in the design, planning and implementation and evaluation of a didactic sequence on the approach to Grammar through the Reading domain. The project was implemented in a 4th grade class of the 1st cycle of basic education and arose from gaps identified in the students' knowledge regarding the use of the preterite imperfect. It aimed to investigate and evaluate the impact of didactic methodologies for grammar teaching and learning by putting into practice interdisciplinarity and interrelation between Domains, as well as to define guidelines for the contextualized teaching of grammar, integrated in the reading domain and directed towards the applicability and use of knowledge. The project is a case study with action-research characteristics and the data was collected through the questionnaire, the diagnostic test and the Grammar Lab. The project developed has as theoretical pillars Grammar and Reading, the presence of these two domains in the curriculum and in everyday life; the Grammar Lab and Discourse Pedagogy; the articulation between both; and the teaching and learning of verb tenses, more precisely the preterite imperfect. The didactic sequence developed integrated both modalities and culminated in the recording of a video. We can conclude from the analysis of the results obtained that the use of the Grammar Lab and the Pedagogy of Discourses had a positive effect on the development of students' knowledge regarding the identification and use of the preterite imperfect tense and also on their textual comprehension and interpretation skills.2023-02-02T10:09:24Z2022-12-05T00:00:00Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36193porAidos, Lúcia Maria dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:42:43Zoai:ria.ua.pt:10773/36193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:42:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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