De que forma é que a gramática pode ser abordada através da leitura?: o caso do pretérito imperfeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aidos, Lúcia Maria dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36193
Resumo: O presente relatório de estágio dá a conhecer o projeto de investigação que se consubstanciou na conceção, planificação e implementação e avaliação de uma sequência didática sobre a abordagem da Gramática através do domínio da Leitura. O projeto foi implementado numa turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico e surge de lacunas identificadas no conhecimento dos alunos relativas ao uso do pretérito imperfeito. Teve como objetivo investigar e avaliar o impacto de metodologias didáticas para o ensino e aprendizagem da gramática colocando em prática a interdisciplinaridade e a interrelação entre Domínios, bem como definir linhas orientadoras para o ensino contextualizado da gramática, integrado no domínio da leitura e direcionado para a aplicabilidade e uso do conhecimento. O projeto é um estudo de caso com características de investigação-ação e os dados foram recolhidos através do questionário, do teste diagnóstico, Laboratório Gramatical e dos guiões dos vídeos. O projeto desenvolvido tem como pilares teóricos a Gramática e a Leitura, a presença destes dois domínios no currículo e no quotidiano; o Laboratório Gramatical e a Pedagogia dos Discursos, a articulação entre ambos; e o ensino e aprendizagem dos tempos verbais, mais precisamente do pretérito imperfeito. A sequência didática desenvolvida integrou as duas modalidades referidas e culminou na gravação de um vídeo. Podemos concluir pela análise dos resultados obtidos que o recurso ao Laboratório Gramatical e à Pedagogia dos Discursos teve um efeito positivo no desenvolvimento do conhecimento dos alunos, relativamente à identificação e utilização do pretérito imperfeito e também na capacidade de compreensão e interpretação textuais.
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