Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2364 |
Resumo: | A relevância e o interesse acerca das imagens e dos estereótipos associados a Espanha e aos Espanhóis surgem pelo facto de os alunos portugueses que aprendem esta língua demonstrarem que os tomam como verdades inquestionáveis. Os objetivos deste trabalho são, através do estudo de um corpus de imagens e estereótipos (após a definição destes conceitos), verificar se os alunos os possuem e desmistificá-los. Para tal, utilizamos um questionário que foi realizado por 168 alunos do sétimo ano do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira e documentos que permitem desmistificar as imagens e os estereótipos selecionados. Visamos, ainda, consultar o QCER, o Plano Curricular do Instituto Cervantes, o Programa de Espanhol Língua Estrangeira e manuais escolares de ELE para compreender de que forma está exposto o estudo de imagens e estereótipos. De acordo com os resultados, nem todos os alunos possuem os estereótipos e as imagens do corpus. |
id |
RCAP_c97b7128766e357ee59aa8bc17075d4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2364 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELEImagemEstereótipoEspanhaEspanhóisA relevância e o interesse acerca das imagens e dos estereótipos associados a Espanha e aos Espanhóis surgem pelo facto de os alunos portugueses que aprendem esta língua demonstrarem que os tomam como verdades inquestionáveis. Os objetivos deste trabalho são, através do estudo de um corpus de imagens e estereótipos (após a definição destes conceitos), verificar se os alunos os possuem e desmistificá-los. Para tal, utilizamos um questionário que foi realizado por 168 alunos do sétimo ano do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira e documentos que permitem desmistificar as imagens e os estereótipos selecionados. Visamos, ainda, consultar o QCER, o Plano Curricular do Instituto Cervantes, o Programa de Espanhol Língua Estrangeira e manuais escolares de ELE para compreender de que forma está exposto o estudo de imagens e estereótipos. De acordo com os resultados, nem todos os alunos possuem os estereótipos e as imagens do corpus.Images and stereotypes from Spain and the Spanish people are relevant and interesting to Portuguese students learning Spanish because they have unquestionable believes about both, which not always seems to be right. The issues of this work were, studying the corpus of the images and stereotypes from Spain and the Spanish people, to understand if the students actually have this believes and, if so, try to correct them. In order to do that, it was used a questionnaire in 168 students of the seventh class from the Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira about some of these images and stereotypes and it has been done a literature research. It was also consulted CEFR, Curricular Plan of Cervantes Institute, Spanish Foreign Language Program and manual books from ELE in order to understand what is, at the moment, being explored about this images and stereotypes. According to the results, we conclude that there are students that doesn’t have all images and stereotypes of the corpus.2013-05-07T14:11:28Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2364porAlmeida, Natália Filipa Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:35.308834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE |
title |
Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE |
spellingShingle |
Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE Almeida, Natália Filipa Lopes de Imagem Estereótipo Espanha Espanhóis |
title_short |
Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE |
title_full |
Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE |
title_fullStr |
Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE |
title_full_unstemmed |
Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE |
title_sort |
Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE |
author |
Almeida, Natália Filipa Lopes de |
author_facet |
Almeida, Natália Filipa Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Natália Filipa Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem Estereótipo Espanha Espanhóis |
topic |
Imagem Estereótipo Espanha Espanhóis |
description |
A relevância e o interesse acerca das imagens e dos estereótipos associados a Espanha e aos Espanhóis surgem pelo facto de os alunos portugueses que aprendem esta língua demonstrarem que os tomam como verdades inquestionáveis. Os objetivos deste trabalho são, através do estudo de um corpus de imagens e estereótipos (após a definição destes conceitos), verificar se os alunos os possuem e desmistificá-los. Para tal, utilizamos um questionário que foi realizado por 168 alunos do sétimo ano do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira e documentos que permitem desmistificar as imagens e os estereótipos selecionados. Visamos, ainda, consultar o QCER, o Plano Curricular do Instituto Cervantes, o Programa de Espanhol Língua Estrangeira e manuais escolares de ELE para compreender de que forma está exposto o estudo de imagens e estereótipos. De acordo com os resultados, nem todos os alunos possuem os estereótipos e as imagens do corpus. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-07T14:11:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2364 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137154088042496 |