Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Natália Filipa Lopes de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2364
Resumo: A relevância e o interesse acerca das imagens e dos estereótipos associados a Espanha e aos Espanhóis surgem pelo facto de os alunos portugueses que aprendem esta língua demonstrarem que os tomam como verdades inquestionáveis. Os objetivos deste trabalho são, através do estudo de um corpus de imagens e estereótipos (após a definição destes conceitos), verificar se os alunos os possuem e desmistificá-los. Para tal, utilizamos um questionário que foi realizado por 168 alunos do sétimo ano do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira e documentos que permitem desmistificar as imagens e os estereótipos selecionados. Visamos, ainda, consultar o QCER, o Plano Curricular do Instituto Cervantes, o Programa de Espanhol Língua Estrangeira e manuais escolares de ELE para compreender de que forma está exposto o estudo de imagens e estereótipos. De acordo com os resultados, nem todos os alunos possuem os estereótipos e as imagens do corpus.
id RCAP_c97b7128766e357ee59aa8bc17075d4e
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELEImagemEstereótipoEspanhaEspanhóisA relevância e o interesse acerca das imagens e dos estereótipos associados a Espanha e aos Espanhóis surgem pelo facto de os alunos portugueses que aprendem esta língua demonstrarem que os tomam como verdades inquestionáveis. Os objetivos deste trabalho são, através do estudo de um corpus de imagens e estereótipos (após a definição destes conceitos), verificar se os alunos os possuem e desmistificá-los. Para tal, utilizamos um questionário que foi realizado por 168 alunos do sétimo ano do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira e documentos que permitem desmistificar as imagens e os estereótipos selecionados. Visamos, ainda, consultar o QCER, o Plano Curricular do Instituto Cervantes, o Programa de Espanhol Língua Estrangeira e manuais escolares de ELE para compreender de que forma está exposto o estudo de imagens e estereótipos. De acordo com os resultados, nem todos os alunos possuem os estereótipos e as imagens do corpus.Images and stereotypes from Spain and the Spanish people are relevant and interesting to Portuguese students learning Spanish because they have unquestionable believes about both, which not always seems to be right. The issues of this work were, studying the corpus of the images and stereotypes from Spain and the Spanish people, to understand if the students actually have this believes and, if so, try to correct them. In order to do that, it was used a questionnaire in 168 students of the seventh class from the Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira about some of these images and stereotypes and it has been done a literature research. It was also consulted CEFR, Curricular Plan of Cervantes Institute, Spanish Foreign Language Program and manual books from ELE in order to understand what is, at the moment, being explored about this images and stereotypes. According to the results, we conclude that there are students that doesn’t have all images and stereotypes of the corpus.2013-05-07T14:11:28Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2364porAlmeida, Natália Filipa Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:35.308834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE
title Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE
spellingShingle Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE
Almeida, Natália Filipa Lopes de
Imagem
Estereótipo
Espanha
Espanhóis
title_short Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE
title_full Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE
title_fullStr Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE
title_full_unstemmed Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE
title_sort Estudos das Imagens e dos Estereótipos associados a Espanha e aos espanhóis – uma proposta didática para a aula de ELE
author Almeida, Natália Filipa Lopes de
author_facet Almeida, Natália Filipa Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Natália Filipa Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Estereótipo
Espanha
Espanhóis
topic Imagem
Estereótipo
Espanha
Espanhóis
description A relevância e o interesse acerca das imagens e dos estereótipos associados a Espanha e aos Espanhóis surgem pelo facto de os alunos portugueses que aprendem esta língua demonstrarem que os tomam como verdades inquestionáveis. Os objetivos deste trabalho são, através do estudo de um corpus de imagens e estereótipos (após a definição destes conceitos), verificar se os alunos os possuem e desmistificá-los. Para tal, utilizamos um questionário que foi realizado por 168 alunos do sétimo ano do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira e documentos que permitem desmistificar as imagens e os estereótipos selecionados. Visamos, ainda, consultar o QCER, o Plano Curricular do Instituto Cervantes, o Programa de Espanhol Língua Estrangeira e manuais escolares de ELE para compreender de que forma está exposto o estudo de imagens e estereótipos. De acordo com os resultados, nem todos os alunos possuem os estereótipos e as imagens do corpus.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-07T14:11:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2364
url http://hdl.handle.net/10348/2364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154088042496