O sentido do pai na pré-adolescência feminina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Daniela André Simão
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3959
Resumo: A presente investigação qualitativa e exploratória tem a finalidade de caracterizar as percepções de meninas pré-adolescentes relativas ao pai e à relação com o pai, assim como a sua mudança. Estuda assim, o discurso descritivo de um grupo de catorze meninas de doze anos e um grupo de catorze meninas de treze anos, buscando uma comparação entre estes dois grupos. A partir destas percepções avalia como cada menina vivência, sente, conceptualiza e experimenta a relação com o pai. Foram realizadas vinte e oito entrevistas semi-directivas (individuais) que posteriormente foram tratadas por análise de conteúdo. Os resultados encontrados vão no sentido de confirmar a mudança relacional que se dá no período da pré-adolescência. Assim, verifica-se que nesta fase há o ressurgimento da problemática edipiana e um progressivo reconhecimento, dos doze para os treze anos, da mudança na relação com o pai. Constata-se ainda que aos treze anos as meninas apresentam uma maior individuação, pois apesar da relação nos dois grupos ser considerada, na sua maioria como positiva e afectiva, encontrou-se, nos doze anos, uma maior dificuldade em definir o pai e a sua relação com este. Aos treze anos, os limites são sentidos como mais restritivos associados a um maior desejo de autonomia, existindo assim, mais conflitos com o pai, bem como um maior desejo de mudança relacional comparativamente com os doze anos.
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