CONTRIBUTION TOWARDS A BETTER TCM TEACHING/LEARNING DIALECTICAL THINKING APPLIED TO “CLINICAL PRACTICE OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Deolinda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Varela, Ana, Faro, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i3.14472
Resumo: Resumo Este estudo visa contribuir para melhorar o ensino/aprendizagem de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) dos estudantes ocidentais e melhorar a sua prática clínica. Pretende ainda encontrar novas ideias para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos da ESMTC, usando o conhecimento para transformar a realidade existente em direcção a melhores níveis de equilíbrio dinâmico. A base teórica utilizada foi a dos 24 esquemas dialécticos de Michael Basseches. Foram construídos instrumentos de avaliação para analisar a relação entre os 12 Esquemas de pensamento Dialéctico (DS) associados com a MTC e identificados nos estudantes dos 4º e 5º anos do curso de MTC. Foi utilizada a análise estatística descritiva e a análise de correlação de Spearman, permitindo verificar uma significante relação entre as competências clínicas avaliadas pelos  Chefes  de  Clínica  e  os  DS  presentes  na MTC  (r=0,36 p<0,05); competências clínicas agrupadas por áreas e os DS; questões de competência clínica e DS; notas de avaliação e DS. Os resultados sugerem que a aquisição das estruturas do pensamento dialéctico permite mais sucesso na aprendizagem da MTC e na prática clínica e mostram um grande campo de exploração no ensino da MTC.   Abstract The purpose of the present study is to contribute to a better teaching/learning of Traditional Chinese Medicine (TCM) to Western students and to improve their clinical practice. It aims at finding new ideas to enlighten the improvement process of the apprenticeship of TCM Lisbon School’s students, using knowledge to transform the existing reality towards better levels of dynamic equilibrium. The authors took as theoretical basis the 24 Dialectical Schemata developed by Michael Basseches. Evaluation instruments were built to analyse the relationship between twelve (12) Dialectical thinking Schemata (DS) associated with TCM, manifested by the ESMTC students of fourth/fifth years. Descriptive statistical analysis and Spearman’s correlation analysis were used allowing to verify a significant close relationship between: Clinical competence assessed by Clinical Supervisors and DS present in TCM (r=0,36 p<0,05); Clinical competence grouped by areas and DS; Clinical competence questions and DS; Discipline marks and DS. The results suggest that the acquisition of dialectical thinking structures allows people to be more successful in TCM’s learning and clinical practice and show a great field to be explored in TCM’s teaching.
id RCAP_c98127c2effaff0e52113672e19439a3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14472
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CONTRIBUTION TOWARDS A BETTER TCM TEACHING/LEARNING DIALECTICAL THINKING APPLIED TO “CLINICAL PRACTICE OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE”ArtigosResumo Este estudo visa contribuir para melhorar o ensino/aprendizagem de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) dos estudantes ocidentais e melhorar a sua prática clínica. Pretende ainda encontrar novas ideias para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos da ESMTC, usando o conhecimento para transformar a realidade existente em direcção a melhores níveis de equilíbrio dinâmico. A base teórica utilizada foi a dos 24 esquemas dialécticos de Michael Basseches. Foram construídos instrumentos de avaliação para analisar a relação entre os 12 Esquemas de pensamento Dialéctico (DS) associados com a MTC e identificados nos estudantes dos 4º e 5º anos do curso de MTC. Foi utilizada a análise estatística descritiva e a análise de correlação de Spearman, permitindo verificar uma significante relação entre as competências clínicas avaliadas pelos  Chefes  de  Clínica  e  os  DS  presentes  na MTC  (r=0,36 p<0,05); competências clínicas agrupadas por áreas e os DS; questões de competência clínica e DS; notas de avaliação e DS. Os resultados sugerem que a aquisição das estruturas do pensamento dialéctico permite mais sucesso na aprendizagem da MTC e na prática clínica e mostram um grande campo de exploração no ensino da MTC.   Abstract The purpose of the present study is to contribute to a better teaching/learning of Traditional Chinese Medicine (TCM) to Western students and to improve their clinical practice. It aims at finding new ideas to enlighten the improvement process of the apprenticeship of TCM Lisbon School’s students, using knowledge to transform the existing reality towards better levels of dynamic equilibrium. The authors took as theoretical basis the 24 Dialectical Schemata developed by Michael Basseches. Evaluation instruments were built to analyse the relationship between twelve (12) Dialectical thinking Schemata (DS) associated with TCM, manifested by the ESMTC students of fourth/fifth years. Descriptive statistical analysis and Spearman’s correlation analysis were used allowing to verify a significant close relationship between: Clinical competence assessed by Clinical Supervisors and DS present in TCM (r=0,36 p<0,05); Clinical competence grouped by areas and DS; Clinical competence questions and DS; Discipline marks and DS. The results suggest that the acquisition of dialectical thinking structures allows people to be more successful in TCM’s learning and clinical practice and show a great field to be explored in TCM’s teaching.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2016-12-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i3.14472por2182-9608Fernandes, DeolindaVarela, AnaFaro, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:27Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:57.594496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUTION TOWARDS A BETTER TCM TEACHING/LEARNING DIALECTICAL THINKING APPLIED TO “CLINICAL PRACTICE OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE”
title CONTRIBUTION TOWARDS A BETTER TCM TEACHING/LEARNING DIALECTICAL THINKING APPLIED TO “CLINICAL PRACTICE OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE”
spellingShingle CONTRIBUTION TOWARDS A BETTER TCM TEACHING/LEARNING DIALECTICAL THINKING APPLIED TO “CLINICAL PRACTICE OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE”
Fernandes, Deolinda
Artigos
title_short CONTRIBUTION TOWARDS A BETTER TCM TEACHING/LEARNING DIALECTICAL THINKING APPLIED TO “CLINICAL PRACTICE OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE”
title_full CONTRIBUTION TOWARDS A BETTER TCM TEACHING/LEARNING DIALECTICAL THINKING APPLIED TO “CLINICAL PRACTICE OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE”
title_fullStr CONTRIBUTION TOWARDS A BETTER TCM TEACHING/LEARNING DIALECTICAL THINKING APPLIED TO “CLINICAL PRACTICE OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE”
title_full_unstemmed CONTRIBUTION TOWARDS A BETTER TCM TEACHING/LEARNING DIALECTICAL THINKING APPLIED TO “CLINICAL PRACTICE OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE”
title_sort CONTRIBUTION TOWARDS A BETTER TCM TEACHING/LEARNING DIALECTICAL THINKING APPLIED TO “CLINICAL PRACTICE OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE”
author Fernandes, Deolinda
author_facet Fernandes, Deolinda
Varela, Ana
Faro, José
author_role author
author2 Varela, Ana
Faro, José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Deolinda
Varela, Ana
Faro, José
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Resumo Este estudo visa contribuir para melhorar o ensino/aprendizagem de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) dos estudantes ocidentais e melhorar a sua prática clínica. Pretende ainda encontrar novas ideias para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos da ESMTC, usando o conhecimento para transformar a realidade existente em direcção a melhores níveis de equilíbrio dinâmico. A base teórica utilizada foi a dos 24 esquemas dialécticos de Michael Basseches. Foram construídos instrumentos de avaliação para analisar a relação entre os 12 Esquemas de pensamento Dialéctico (DS) associados com a MTC e identificados nos estudantes dos 4º e 5º anos do curso de MTC. Foi utilizada a análise estatística descritiva e a análise de correlação de Spearman, permitindo verificar uma significante relação entre as competências clínicas avaliadas pelos  Chefes  de  Clínica  e  os  DS  presentes  na MTC  (r=0,36 p<0,05); competências clínicas agrupadas por áreas e os DS; questões de competência clínica e DS; notas de avaliação e DS. Os resultados sugerem que a aquisição das estruturas do pensamento dialéctico permite mais sucesso na aprendizagem da MTC e na prática clínica e mostram um grande campo de exploração no ensino da MTC.   Abstract The purpose of the present study is to contribute to a better teaching/learning of Traditional Chinese Medicine (TCM) to Western students and to improve their clinical practice. It aims at finding new ideas to enlighten the improvement process of the apprenticeship of TCM Lisbon School’s students, using knowledge to transform the existing reality towards better levels of dynamic equilibrium. The authors took as theoretical basis the 24 Dialectical Schemata developed by Michael Basseches. Evaluation instruments were built to analyse the relationship between twelve (12) Dialectical thinking Schemata (DS) associated with TCM, manifested by the ESMTC students of fourth/fifth years. Descriptive statistical analysis and Spearman’s correlation analysis were used allowing to verify a significant close relationship between: Clinical competence assessed by Clinical Supervisors and DS present in TCM (r=0,36 p<0,05); Clinical competence grouped by areas and DS; Clinical competence questions and DS; Discipline marks and DS. The results suggest that the acquisition of dialectical thinking structures allows people to be more successful in TCM’s learning and clinical practice and show a great field to be explored in TCM’s teaching.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i3.14472
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i3.14472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130484330987520