Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Nazaré, EB1/PE da Ladeira e na EB1/PE da Lombada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2279 |
Resumo: | A elaboração deste Relatório de Estágio surge na necessidade da reflexão e do cumprimento dos requisitos formais fundamentais para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, pela Universidade da Madeira. Este documento apresenta-se como a fase final, em que culmina a atividade pedagógica por mim desenvolvida nas três unidades curriculares de Prática Pedagógica, tanto em Educação Pré-Escolar como no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As referidas ações pedagógicas realizaram-se, no caso da educação Pré-Escolar, na Escola Básica com Pré-Escolar da Nazaré, mais concretamente no Anexo da Azinhaga da Escola da Nazaré, com um grupo de crianças entre os 4 e os 6 anos; e no caso do 1º ciclo, o primeiro estágio teve lugar na Escola Básica com Pré-Escolar da Ladeira, com uma turma de 3º ano, e o último na Escola Básica com Pré-Escolar da Lombada, com uma turma de 1º e 2º ano. O presente relatório retrata situações em contexto educativo, bem como experiências e atividades desenvolvidas no decorrer da minha prática pedagógica. Neste seguimento, este trabalho encontra-se dividido em duas partes fundamentais. Numa primeira fração são referidas todo um conjunto de temáticas e fundamentações teóricas que suportaram a prática numa abordagem centrada na criança. A segunda fração deste relatório de estágio dedica-se, portanto, à descrição do processo prático de intervenção nos contextos educativos supracitados. É apresentada uma abordagem centrada na aprendizagem significativa e ativa da criança, através do reconhecimento da inteligência emocional ao serviço da interajuda, cooperação e da diferenciação, com recurso ao jogo e ao ensino experimental, com o objetivo da promoção do bem-estar e da colmatação das necessidades de cada aluno. As práticas pedagógicas descritas neste relatório foram orientadas através do levantamento de problemáticas desenvolvidas através de projetos de investigação-ação adaptados às especificidades de cada grupo. Assim, através da definição de questões problema, foram colocadas em prática diferentes estratégias. Pode dizer-se que os resultados foram promissores apesar de a duração no tempo ter sido curta. Na verdade, é importante reconhecer o papel do professor/ educador reflexivo na identificação de problemáticas e dinâmicas, tendo este o poder de atuar sobre elas de forma positiva. |
id |
RCAP_c9889e07517312d680b0bdd86f81cc63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2279 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Nazaré, EB1/PE da Ladeira e na EB1/PE da LombadaPrática pedagógicaEnsino-aprendizagemEducaçãoCriançaInvestigação-açãoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoProfessorEducadorPedagogical practiceTeaching-learningEducationChildAction-researchPre-school Education1st Cycle of Basic EducationTeacherEducatorEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA elaboração deste Relatório de Estágio surge na necessidade da reflexão e do cumprimento dos requisitos formais fundamentais para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, pela Universidade da Madeira. Este documento apresenta-se como a fase final, em que culmina a atividade pedagógica por mim desenvolvida nas três unidades curriculares de Prática Pedagógica, tanto em Educação Pré-Escolar como no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As referidas ações pedagógicas realizaram-se, no caso da educação Pré-Escolar, na Escola Básica com Pré-Escolar da Nazaré, mais concretamente no Anexo da Azinhaga da Escola da Nazaré, com um grupo de crianças entre os 4 e os 6 anos; e no caso do 1º ciclo, o primeiro estágio teve lugar na Escola Básica com Pré-Escolar da Ladeira, com uma turma de 3º ano, e o último na Escola Básica com Pré-Escolar da Lombada, com uma turma de 1º e 2º ano. O presente relatório retrata situações em contexto educativo, bem como experiências e atividades desenvolvidas no decorrer da minha prática pedagógica. Neste seguimento, este trabalho encontra-se dividido em duas partes fundamentais. Numa primeira fração são referidas todo um conjunto de temáticas e fundamentações teóricas que suportaram a prática numa abordagem centrada na criança. A segunda fração deste relatório de estágio dedica-se, portanto, à descrição do processo prático de intervenção nos contextos educativos supracitados. É apresentada uma abordagem centrada na aprendizagem significativa e ativa da criança, através do reconhecimento da inteligência emocional ao serviço da interajuda, cooperação e da diferenciação, com recurso ao jogo e ao ensino experimental, com o objetivo da promoção do bem-estar e da colmatação das necessidades de cada aluno. As práticas pedagógicas descritas neste relatório foram orientadas através do levantamento de problemáticas desenvolvidas através de projetos de investigação-ação adaptados às especificidades de cada grupo. Assim, através da definição de questões problema, foram colocadas em prática diferentes estratégias. Pode dizer-se que os resultados foram promissores apesar de a duração no tempo ter sido curta. Na verdade, é importante reconhecer o papel do professor/ educador reflexivo na identificação de problemáticas e dinâmicas, tendo este o poder de atuar sobre elas de forma positiva.The construction of this Internship Report arises from the need to reflect on and fulfill the basic formal requirements for obtaining the Master's Degree in Pre-School Education and 1st Cycle Teaching by the University of Madeira. This document is therefore the final phase of the pedagogical activity developed by me in three curricular units of Pedagogical Practice, both in pre-school education (corresponding to one pedagogical practice - I) and in the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (which corresponded to two pedagogical practices - II and III). In the case of pre-school education, these pedagogical actions were carried out in the Basic School with Pre-School of Nazaré, specifically in the annex of the Azinhaga, with a group of children between 4 and 6 years; and in the case of the first cycle, the first internship took place in the Basic School with PreSchool of Ladeira, with a 3rd grade class, and the last in the Basic School with Pre-School of Lombada with a class of 1st / 2nd grade.This report presents situations in the educational context, experiences and activities developed by me during all pedagogical practices. This work is divided into two fundamental parts. In a first fraction, there’s the reference to a whole set of themes and theoretical foundations that support the practice, in a child-centered approach. The second part of this internship report is devoted to the description of the practical process of intervention in the educational contexts mentioned above. An approach focused on the meaningful and active learning of the child is presented, through the recognition of emotional intelligence at the service of inter-help, cooperation and differentiation, using educational games and experimental teaching, with the objective of promoting well-being and sealing of the needs of each student. The pedagogical practices described in this report were oriented through the observation of problems, developed through action research projects adapted to the specificities of each group. Through the definition of problem issues, different strategies were put into practice. It can be said that the results were promising even though the duration in time was short. What is important is always to consider the role of the reflective teacher / educator, which allows him to identify problems and dynamics, giving him the power to act in the educational environment in a positive way.Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasDigitUMaFaria, Simone Silva2019-02-26T11:49:14Z2019-02-04T00:00:00Z2019-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2279202175677porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:03Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:03.059801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Nazaré, EB1/PE da Ladeira e na EB1/PE da Lombada |
title |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Nazaré, EB1/PE da Ladeira e na EB1/PE da Lombada |
spellingShingle |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Nazaré, EB1/PE da Ladeira e na EB1/PE da Lombada Faria, Simone Silva Prática pedagógica Ensino-aprendizagem Educação Criança Investigação-ação Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Professor Educador Pedagogical practice Teaching-learning Education Child Action-research Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Teacher Educator Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Nazaré, EB1/PE da Ladeira e na EB1/PE da Lombada |
title_full |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Nazaré, EB1/PE da Ladeira e na EB1/PE da Lombada |
title_fullStr |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Nazaré, EB1/PE da Ladeira e na EB1/PE da Lombada |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Nazaré, EB1/PE da Ladeira e na EB1/PE da Lombada |
title_sort |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Nazaré, EB1/PE da Ladeira e na EB1/PE da Lombada |
author |
Faria, Simone Silva |
author_facet |
Faria, Simone Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Simone Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Ensino-aprendizagem Educação Criança Investigação-ação Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Professor Educador Pedagogical practice Teaching-learning Education Child Action-research Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Teacher Educator Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática pedagógica Ensino-aprendizagem Educação Criança Investigação-ação Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Professor Educador Pedagogical practice Teaching-learning Education Child Action-research Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Teacher Educator Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A elaboração deste Relatório de Estágio surge na necessidade da reflexão e do cumprimento dos requisitos formais fundamentais para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, pela Universidade da Madeira. Este documento apresenta-se como a fase final, em que culmina a atividade pedagógica por mim desenvolvida nas três unidades curriculares de Prática Pedagógica, tanto em Educação Pré-Escolar como no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As referidas ações pedagógicas realizaram-se, no caso da educação Pré-Escolar, na Escola Básica com Pré-Escolar da Nazaré, mais concretamente no Anexo da Azinhaga da Escola da Nazaré, com um grupo de crianças entre os 4 e os 6 anos; e no caso do 1º ciclo, o primeiro estágio teve lugar na Escola Básica com Pré-Escolar da Ladeira, com uma turma de 3º ano, e o último na Escola Básica com Pré-Escolar da Lombada, com uma turma de 1º e 2º ano. O presente relatório retrata situações em contexto educativo, bem como experiências e atividades desenvolvidas no decorrer da minha prática pedagógica. Neste seguimento, este trabalho encontra-se dividido em duas partes fundamentais. Numa primeira fração são referidas todo um conjunto de temáticas e fundamentações teóricas que suportaram a prática numa abordagem centrada na criança. A segunda fração deste relatório de estágio dedica-se, portanto, à descrição do processo prático de intervenção nos contextos educativos supracitados. É apresentada uma abordagem centrada na aprendizagem significativa e ativa da criança, através do reconhecimento da inteligência emocional ao serviço da interajuda, cooperação e da diferenciação, com recurso ao jogo e ao ensino experimental, com o objetivo da promoção do bem-estar e da colmatação das necessidades de cada aluno. As práticas pedagógicas descritas neste relatório foram orientadas através do levantamento de problemáticas desenvolvidas através de projetos de investigação-ação adaptados às especificidades de cada grupo. Assim, através da definição de questões problema, foram colocadas em prática diferentes estratégias. Pode dizer-se que os resultados foram promissores apesar de a duração no tempo ter sido curta. Na verdade, é importante reconhecer o papel do professor/ educador reflexivo na identificação de problemáticas e dinâmicas, tendo este o poder de atuar sobre elas de forma positiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-26T11:49:14Z 2019-02-04T00:00:00Z 2019-02-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2279 202175677 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2279 |
identifier_str_mv |
202175677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553743951953920 |