Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5601 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como principal objetivo partilhar e refletir sobre as experiências e os conhecimentos adquiridos durante as três práticas pedagógicas realizadas para alcançar o grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este está dividido em duas parte distintas: a primeira parte é dedicada ao enquadramento teórico e metodológico que serviu como base para todas as ações desenvolvidas. A segunda parte do relatório concentra-se na intervenção pedagógica, na qual são descritos detalhadamente os contextos e as atividades realizadas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente com o grupo da Sala Violeta no Infantário “O Carrocel”, com a turma do 2.º C na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré e com a turma do 4.º B na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho. Considerando a importância de o docente assumir uma postura de investigador que analisa, discute e reflete sobre a sua prática educativa para organizá-la de forma a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais contextualizado e significativo para os alunos, foi desenvolvido, em duas práticas pedagógicas, um projeto de Investigação-Ação, com o objetivo de colmatar as problemáticas identificadas. Na última prática pedagógica foi desenvolvido uma sequência didática com o intuito de observar situações de aprendizagem, envolvendo os conceitos previstos nas atividades. Definiu-se e implementou-se, um conjunto de estratégias e atividades em torno das questões orientadoras: “Como fazer com que as crianças desenvolvam a linguagem oral e comunicação na Sala Violeta?” e “Como potenciar as aprendizagens dos alunos do 2.º C através de estratégias de leitura e escrita?”. Este relatório apresenta de forma detalhada todas as reflexões, as aprendizagens, as experiências e os conhecimentos adquiridos durante o período de formação inicial para a docência, tendo em consideração a importância do papel ativo das crianças e alunos no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
RCAP_5d9785ca809cd6f9642f6235142edbae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5601 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoReflexãoPre-school Education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceResearch-actionReflectionEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como principal objetivo partilhar e refletir sobre as experiências e os conhecimentos adquiridos durante as três práticas pedagógicas realizadas para alcançar o grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este está dividido em duas parte distintas: a primeira parte é dedicada ao enquadramento teórico e metodológico que serviu como base para todas as ações desenvolvidas. A segunda parte do relatório concentra-se na intervenção pedagógica, na qual são descritos detalhadamente os contextos e as atividades realizadas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente com o grupo da Sala Violeta no Infantário “O Carrocel”, com a turma do 2.º C na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré e com a turma do 4.º B na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho. Considerando a importância de o docente assumir uma postura de investigador que analisa, discute e reflete sobre a sua prática educativa para organizá-la de forma a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais contextualizado e significativo para os alunos, foi desenvolvido, em duas práticas pedagógicas, um projeto de Investigação-Ação, com o objetivo de colmatar as problemáticas identificadas. Na última prática pedagógica foi desenvolvido uma sequência didática com o intuito de observar situações de aprendizagem, envolvendo os conceitos previstos nas atividades. Definiu-se e implementou-se, um conjunto de estratégias e atividades em torno das questões orientadoras: “Como fazer com que as crianças desenvolvam a linguagem oral e comunicação na Sala Violeta?” e “Como potenciar as aprendizagens dos alunos do 2.º C através de estratégias de leitura e escrita?”. Este relatório apresenta de forma detalhada todas as reflexões, as aprendizagens, as experiências e os conhecimentos adquiridos durante o período de formação inicial para a docência, tendo em consideração a importância do papel ativo das crianças e alunos no processo de ensino e aprendizagem.The main objective of this internship report is to share and reflect on the experiences and knowledge acquired during the three pedagogical practices carried out to achieve a master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This is divided into two distinct parts: the first part is dedicated to the theoretical and methodological framework that served as the basis for all the actions developed. The second part of the report focuses on the pedagogical intervention, in which the contexts and activities carried out in Pre School Education and in the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education are described in detail, more precisely with the group from Sala Violeta in Kindergarten “O Carrocel”, with the 2nd C class at the 1st Cycle Basic School with Pre-School and Nursery in Nazaré and with the 4th B class at the 1st Cycle Basic School with Pre-School of Saint Martin. Considering the importance of teachers taking on the role of an investigator who analyses, discusses and reflects on their educational practice in order to organize it in such a way as to make the teaching learning process more contextualized and meaningful for students, it was developed, in two practices pedagogical practices, an Action-Research project, with the aim of overcoming the identified problems. In the last pedagogical practice, a didactic sequence was developed in order to observe learning situations, involving the concepts foreseen in the activities. A set of strategies and activities was defined and implemented around the guiding questions: "How to make children develop oral language and communication in the Violet Room?" and “How to enhance the learning of 2nd grade students through reading and writing strategies?”. This report presents in detail all the reflections, lessons learned, experiences and knowledge acquired during the period of initial training for teaching, taking into account the importance of the active role of children and students in the teaching and learning process.Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaDigitUMaFreitas, Márcia Rubina Lourenço de2024-03-12T14:07:34Z2024-01-292024-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5601TID:203545478porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T05:58:47Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:54.679021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Freitas, Márcia Rubina Lourenço de Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Reflexão Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Research-action Reflection Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Freitas, Márcia Rubina Lourenço de |
author_facet |
Freitas, Márcia Rubina Lourenço de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Márcia Rubina Lourenço de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Reflexão Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Research-action Reflection Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Reflexão Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Research-action Reflection Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio tem como principal objetivo partilhar e refletir sobre as experiências e os conhecimentos adquiridos durante as três práticas pedagógicas realizadas para alcançar o grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este está dividido em duas parte distintas: a primeira parte é dedicada ao enquadramento teórico e metodológico que serviu como base para todas as ações desenvolvidas. A segunda parte do relatório concentra-se na intervenção pedagógica, na qual são descritos detalhadamente os contextos e as atividades realizadas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente com o grupo da Sala Violeta no Infantário “O Carrocel”, com a turma do 2.º C na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré e com a turma do 4.º B na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho. Considerando a importância de o docente assumir uma postura de investigador que analisa, discute e reflete sobre a sua prática educativa para organizá-la de forma a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais contextualizado e significativo para os alunos, foi desenvolvido, em duas práticas pedagógicas, um projeto de Investigação-Ação, com o objetivo de colmatar as problemáticas identificadas. Na última prática pedagógica foi desenvolvido uma sequência didática com o intuito de observar situações de aprendizagem, envolvendo os conceitos previstos nas atividades. Definiu-se e implementou-se, um conjunto de estratégias e atividades em torno das questões orientadoras: “Como fazer com que as crianças desenvolvam a linguagem oral e comunicação na Sala Violeta?” e “Como potenciar as aprendizagens dos alunos do 2.º C através de estratégias de leitura e escrita?”. Este relatório apresenta de forma detalhada todas as reflexões, as aprendizagens, as experiências e os conhecimentos adquiridos durante o período de formação inicial para a docência, tendo em consideração a importância do papel ativo das crianças e alunos no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-12T14:07:34Z 2024-01-29 2024-01-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5601 TID:203545478 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5601 |
identifier_str_mv |
TID:203545478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138191809183744 |