Um outro olhar sobre os dados do PISA: caracterização dos alunos nos níveis de proficiência elevados em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Sónia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Infante, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7102
Resumo: O Projeto PISA (Programme for International Student Assessment) tem como objetivo avaliar a capacidade dos jovens de 15 anos no uso dos seus conhecimentos, de forma a enfrentarem os desafios da vida real. Na área da matemática, ao aluno é proposta a resolução de itens de diferentes níveis de dificuldade originando uma escala de 6 níveis de proficiência. Com base nos dados do questionário dos alunos ajustamos um modelo de regressão logística de modo a identificar e quantificar alguns fatores potenciadores de um desempenho de nível 5 na área das transformações e relações.
id RCAP_c98ae5d64befdece3c14c0423ca53632
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um outro olhar sobre os dados do PISA: caracterização dos alunos nos níveis de proficiência elevados em MatemáticaPISAliteracia matemáticaregressão logísticaO Projeto PISA (Programme for International Student Assessment) tem como objetivo avaliar a capacidade dos jovens de 15 anos no uso dos seus conhecimentos, de forma a enfrentarem os desafios da vida real. Na área da matemática, ao aluno é proposta a resolução de itens de diferentes níveis de dificuldade originando uma escala de 6 níveis de proficiência. Com base nos dados do questionário dos alunos ajustamos um modelo de regressão logística de modo a identificar e quantificar alguns fatores potenciadores de um desempenho de nível 5 na área das transformações e relações.APM2013-01-07T18:06:53Z2013-01-072012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7102http://hdl.handle.net/10174/7102por978-­972-­8768-­53-­9MATsoniabarbos@hotmail.compinfante@uevora.pt336Barbosa, SóniaInfante, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:46:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:40.918784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um outro olhar sobre os dados do PISA: caracterização dos alunos nos níveis de proficiência elevados em Matemática
title Um outro olhar sobre os dados do PISA: caracterização dos alunos nos níveis de proficiência elevados em Matemática
spellingShingle Um outro olhar sobre os dados do PISA: caracterização dos alunos nos níveis de proficiência elevados em Matemática
Barbosa, Sónia
PISA
literacia matemática
regressão logística
title_short Um outro olhar sobre os dados do PISA: caracterização dos alunos nos níveis de proficiência elevados em Matemática
title_full Um outro olhar sobre os dados do PISA: caracterização dos alunos nos níveis de proficiência elevados em Matemática
title_fullStr Um outro olhar sobre os dados do PISA: caracterização dos alunos nos níveis de proficiência elevados em Matemática
title_full_unstemmed Um outro olhar sobre os dados do PISA: caracterização dos alunos nos níveis de proficiência elevados em Matemática
title_sort Um outro olhar sobre os dados do PISA: caracterização dos alunos nos níveis de proficiência elevados em Matemática
author Barbosa, Sónia
author_facet Barbosa, Sónia
Infante, Paulo
author_role author
author2 Infante, Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Sónia
Infante, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv PISA
literacia matemática
regressão logística
topic PISA
literacia matemática
regressão logística
description O Projeto PISA (Programme for International Student Assessment) tem como objetivo avaliar a capacidade dos jovens de 15 anos no uso dos seus conhecimentos, de forma a enfrentarem os desafios da vida real. Na área da matemática, ao aluno é proposta a resolução de itens de diferentes níveis de dificuldade originando uma escala de 6 níveis de proficiência. Com base nos dados do questionário dos alunos ajustamos um modelo de regressão logística de modo a identificar e quantificar alguns fatores potenciadores de um desempenho de nível 5 na área das transformações e relações.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-07T18:06:53Z
2013-01-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7102
http://hdl.handle.net/10174/7102
url http://hdl.handle.net/10174/7102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-­972-­8768-­53-­9
MAT
soniabarbos@hotmail.com
pinfante@uevora.pt
336
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM
publisher.none.fl_str_mv APM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136500632256512