O PISA 2015 e resolução colaboratia de problemas: os resultados dos alunos portugueses
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/25913 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos uma análise sobre um dos domínios de literacia do Programme for International Student Assessment (PISA): Resolução Colaborativa de Problemas (RCP). Comparativamente a outras literacias avaliadas pelo PISA (Leitura, Ciências, Matemática, Financeira), a RCP tem sido pouco estudada em Portugal. Recorremos a uma metodologia interpretativa com base nos relatórios e bases de dados produzidos(as) por diferentes organizações. Os resultados revelam que Portugal está no topo da escala relativamente à valorização de relações e valorização do trabalho em equipa, apontando que os estudantes portugueses de15 anos se sentem integrados socialmente, que os rapazes obtêm avaliações globais inferiores às raparigas, seguindo as tendências internacionais e que existe uma diferenciação entre regiões da NUTS III. Na análise correlacional feita entre as pontuações de RCP e de outras International Large Scale Assessments (ILSA), verificou-se que há uma correlação estatisticamente significativa, positiva, somente com os três domínios do PISA-2015 – Leitura, Matemática e Ciências. |
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O PISA 2015 e resolução colaboratia de problemas: os resultados dos alunos portuguesesPISA 2015 and collaborative problem solving: the results of Portuguese studentsPISALiteraciasResolução colaborativa de problemasNUTS IIINeste artigo apresentamos uma análise sobre um dos domínios de literacia do Programme for International Student Assessment (PISA): Resolução Colaborativa de Problemas (RCP). Comparativamente a outras literacias avaliadas pelo PISA (Leitura, Ciências, Matemática, Financeira), a RCP tem sido pouco estudada em Portugal. Recorremos a uma metodologia interpretativa com base nos relatórios e bases de dados produzidos(as) por diferentes organizações. Os resultados revelam que Portugal está no topo da escala relativamente à valorização de relações e valorização do trabalho em equipa, apontando que os estudantes portugueses de15 anos se sentem integrados socialmente, que os rapazes obtêm avaliações globais inferiores às raparigas, seguindo as tendências internacionais e que existe uma diferenciação entre regiões da NUTS III. Na análise correlacional feita entre as pontuações de RCP e de outras International Large Scale Assessments (ILSA), verificou-se que há uma correlação estatisticamente significativa, positiva, somente com os três domínios do PISA-2015 – Leitura, Matemática e Ciências.In this article we present an analysis of one of the literacy domains of the Program for International Student Assessment (PISA): Collaborative Problem Solving (CPR). Compared to other literacies assessed by PISA (Reading, Science, Mathematics, Finance), CPR has been little studied in Portugal. We use an interpretative methodology based on reports and databases produced by different organizations. The results show that Portugal is at the top of the scale in relation to valuing relationships and valuing teamwork, pointing out that 15-year-old Portuguese students feel socially integrated, that boys obtain lower overall assessments than girls, following international trends, and that there is a differentiation between NUTS III regions. In the correlational analysis made between the scores of CPR and other International Large Scale Assessments (ILSA), it was found that there is a statistically significant correlation, positive, only with the three domains of PISA-2015 – Lecture. Mathematics and Science.Instituto Poitécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBRosa, VítorMaia, João SampaioMascarenhas, Daniela2022-09-15T11:18:38Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25913porRosa, Vítor; Maia, João Sampaio; Mascarenhas, Daniela (2022). O PISA 2015 e resolução colaborativa de problemas: os resultados dos alunos portugueses. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 14:1, p. 1-111645-477410.34620/eduser.v14i1.1772183-038Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:57:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:29.812152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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