O PISA 2015 e resolução colaboratia de problemas: os resultados dos alunos portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Vítor
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maia, João Sampaio, Mascarenhas, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25913
Resumo: Neste artigo apresentamos uma análise sobre um dos domínios de literacia do Programme for International Student Assessment (PISA): Resolução Colaborativa de Problemas (RCP). Comparativamente a outras literacias avaliadas pelo PISA (Leitura, Ciências, Matemática, Financeira), a RCP tem sido pouco estudada em Portugal. Recorremos a uma metodologia interpretativa com base nos relatórios e bases de dados produzidos(as) por diferentes organizações. Os resultados revelam que Portugal está no topo da escala relativamente à valorização de relações e valorização do trabalho em equipa, apontando que os estudantes portugueses de15 anos se sentem integrados socialmente, que os rapazes obtêm avaliações globais inferiores às raparigas, seguindo as tendências internacionais e que existe uma diferenciação entre regiões da NUTS III. Na análise correlacional feita entre as pontuações de RCP e de outras International Large Scale Assessments (ILSA), verificou-se que há uma correlação estatisticamente significativa, positiva, somente com os três domínios do PISA-2015 – Leitura, Matemática e Ciências.
id RCAP_db7dfbf30ef0bc57c4b9f13541e26d60
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O PISA 2015 e resolução colaboratia de problemas: os resultados dos alunos portuguesesPISA 2015 and collaborative problem solving: the results of Portuguese studentsPISALiteraciasResolução colaborativa de problemasNUTS IIINeste artigo apresentamos uma análise sobre um dos domínios de literacia do Programme for International Student Assessment (PISA): Resolução Colaborativa de Problemas (RCP). Comparativamente a outras literacias avaliadas pelo PISA (Leitura, Ciências, Matemática, Financeira), a RCP tem sido pouco estudada em Portugal. Recorremos a uma metodologia interpretativa com base nos relatórios e bases de dados produzidos(as) por diferentes organizações. Os resultados revelam que Portugal está no topo da escala relativamente à valorização de relações e valorização do trabalho em equipa, apontando que os estudantes portugueses de15 anos se sentem integrados socialmente, que os rapazes obtêm avaliações globais inferiores às raparigas, seguindo as tendências internacionais e que existe uma diferenciação entre regiões da NUTS III. Na análise correlacional feita entre as pontuações de RCP e de outras International Large Scale Assessments (ILSA), verificou-se que há uma correlação estatisticamente significativa, positiva, somente com os três domínios do PISA-2015 – Leitura, Matemática e Ciências.In this article we present an analysis of one of the literacy domains of the Program for International Student Assessment (PISA): Collaborative Problem Solving (CPR). Compared to other literacies assessed by PISA (Reading, Science, Mathematics, Finance), CPR has been little studied in Portugal. We use an interpretative methodology based on reports and databases produced by different organizations. The results show that Portugal is at the top of the scale in relation to valuing relationships and valuing teamwork, pointing out that 15-year-old Portuguese students feel socially integrated, that boys obtain lower overall assessments than girls, following international trends, and that there is a differentiation between NUTS III regions. In the correlational analysis made between the scores of CPR and other International Large Scale Assessments (ILSA), it was found that there is a statistically significant correlation, positive, only with the three domains of PISA-2015 – Lecture. Mathematics and Science.Instituto Poitécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBRosa, VítorMaia, João SampaioMascarenhas, Daniela2022-09-15T11:18:38Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25913porRosa, Vítor; Maia, João Sampaio; Mascarenhas, Daniela (2022). O PISA 2015 e resolução colaborativa de problemas: os resultados dos alunos portugueses. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 14:1, p. 1-111645-477410.34620/eduser.v14i1.1772183-038Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:57:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:29.812152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O PISA 2015 e resolução colaboratia de problemas: os resultados dos alunos portugueses
PISA 2015 and collaborative problem solving: the results of Portuguese students
title O PISA 2015 e resolução colaboratia de problemas: os resultados dos alunos portugueses
spellingShingle O PISA 2015 e resolução colaboratia de problemas: os resultados dos alunos portugueses
Rosa, Vítor
PISA
Literacias
Resolução colaborativa de problemas
NUTS III
title_short O PISA 2015 e resolução colaboratia de problemas: os resultados dos alunos portugueses
title_full O PISA 2015 e resolução colaboratia de problemas: os resultados dos alunos portugueses
title_fullStr O PISA 2015 e resolução colaboratia de problemas: os resultados dos alunos portugueses
title_full_unstemmed O PISA 2015 e resolução colaboratia de problemas: os resultados dos alunos portugueses
title_sort O PISA 2015 e resolução colaboratia de problemas: os resultados dos alunos portugueses
author Rosa, Vítor
author_facet Rosa, Vítor
Maia, João Sampaio
Mascarenhas, Daniela
author_role author
author2 Maia, João Sampaio
Mascarenhas, Daniela
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Vítor
Maia, João Sampaio
Mascarenhas, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv PISA
Literacias
Resolução colaborativa de problemas
NUTS III
topic PISA
Literacias
Resolução colaborativa de problemas
NUTS III
description Neste artigo apresentamos uma análise sobre um dos domínios de literacia do Programme for International Student Assessment (PISA): Resolução Colaborativa de Problemas (RCP). Comparativamente a outras literacias avaliadas pelo PISA (Leitura, Ciências, Matemática, Financeira), a RCP tem sido pouco estudada em Portugal. Recorremos a uma metodologia interpretativa com base nos relatórios e bases de dados produzidos(as) por diferentes organizações. Os resultados revelam que Portugal está no topo da escala relativamente à valorização de relações e valorização do trabalho em equipa, apontando que os estudantes portugueses de15 anos se sentem integrados socialmente, que os rapazes obtêm avaliações globais inferiores às raparigas, seguindo as tendências internacionais e que existe uma diferenciação entre regiões da NUTS III. Na análise correlacional feita entre as pontuações de RCP e de outras International Large Scale Assessments (ILSA), verificou-se que há uma correlação estatisticamente significativa, positiva, somente com os três domínios do PISA-2015 – Leitura, Matemática e Ciências.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-15T11:18:38Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/25913
url http://hdl.handle.net/10198/25913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rosa, Vítor; Maia, João Sampaio; Mascarenhas, Daniela (2022). O PISA 2015 e resolução colaborativa de problemas: os resultados dos alunos portugueses. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 14:1, p. 1-11
1645-4774
10.34620/eduser.v14i1.177
2183-038X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Poitécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Poitécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135450263191552