Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Círiaco, Klinger
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Morelatti, Maria Raquel, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34820
Resumo: Analisamos contribuições da constituição de um grupo de trabalho colaborativo, com professoras em início de carreira, a partir das interações entre as integrantes no sentido da superação das suas dificuldades em aulas de Matemática. Para este fim, adotamos uma metodologia de trabalho estruturada na pesquisa-ação estratégica, com o objetivo de auxiliar as docentes em problemas experienciados durante o processo do aprender a ensinar nos primeiros anos de profissão. Os dados coligidos e referenciados neste artigo visam apresentar percepções sobre o movimento percorrido pelo grupo e as implicações destas ações na prática pedagógica. Concluímos que o espaço coletivo possibilitado pelo compartilhamento das experiências profissionais pode ser a base para a implementação de iniciativas de apoio à inserção profissional no período de indução.
id RCAP_c99824561cf3d915b326afa009f1b486
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34820
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreiraFormação inicialColaboraçãoEnsino da matemáticaCollaborationTeacher educationMathematics teachingAnalisamos contribuições da constituição de um grupo de trabalho colaborativo, com professoras em início de carreira, a partir das interações entre as integrantes no sentido da superação das suas dificuldades em aulas de Matemática. Para este fim, adotamos uma metodologia de trabalho estruturada na pesquisa-ação estratégica, com o objetivo de auxiliar as docentes em problemas experienciados durante o processo do aprender a ensinar nos primeiros anos de profissão. Os dados coligidos e referenciados neste artigo visam apresentar percepções sobre o movimento percorrido pelo grupo e as implicações destas ações na prática pedagógica. Concluímos que o espaço coletivo possibilitado pelo compartilhamento das experiências profissionais pode ser a base para a implementação de iniciativas de apoio à inserção profissional no período de indução.Universidade Federal da Grande DouradosRepositório da Universidade de LisboaCíriaco, KlingerMorelatti, Maria RaquelPonte, João Pedro da2018-09-19T13:01:45Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34820porCiríaco, K. T., Morelatti, M. R. M., & Ponte, J. P. (2017). Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira. Educação e Fronteiras On-Line, 7(21), 97-112.2237-258Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:22.410932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira
title Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira
spellingShingle Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira
Círiaco, Klinger
Formação inicial
Colaboração
Ensino da matemática
Collaboration
Teacher education
Mathematics teaching
title_short Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira
title_full Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira
title_fullStr Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira
title_full_unstemmed Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira
title_sort Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira
author Círiaco, Klinger
author_facet Círiaco, Klinger
Morelatti, Maria Raquel
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Morelatti, Maria Raquel
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Círiaco, Klinger
Morelatti, Maria Raquel
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Colaboração
Ensino da matemática
Collaboration
Teacher education
Mathematics teaching
topic Formação inicial
Colaboração
Ensino da matemática
Collaboration
Teacher education
Mathematics teaching
description Analisamos contribuições da constituição de um grupo de trabalho colaborativo, com professoras em início de carreira, a partir das interações entre as integrantes no sentido da superação das suas dificuldades em aulas de Matemática. Para este fim, adotamos uma metodologia de trabalho estruturada na pesquisa-ação estratégica, com o objetivo de auxiliar as docentes em problemas experienciados durante o processo do aprender a ensinar nos primeiros anos de profissão. Os dados coligidos e referenciados neste artigo visam apresentar percepções sobre o movimento percorrido pelo grupo e as implicações destas ações na prática pedagógica. Concluímos que o espaço coletivo possibilitado pelo compartilhamento das experiências profissionais pode ser a base para a implementação de iniciativas de apoio à inserção profissional no período de indução.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-09-19T13:01:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34820
url http://hdl.handle.net/10451/34820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciríaco, K. T., Morelatti, M. R. M., & Ponte, J. P. (2017). Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira. Educação e Fronteiras On-Line, 7(21), 97-112.
2237-258X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134425652396032